TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Permanencia e Atualidade da Teoria de Cesare Brandi nas intervenções do ICR, Roma

Por:   •  20/3/2019  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA 03

Priscilla Kelly Rocha Sampaio                                    Nº Matricula: 2014201740

99N                                                                                        UNINTA

Texto: “Permanência e Atualidade da Teoria de Cesare Brandi nas intervenções do instituto central de restauração, Roma. ” - BASILE, Giuseppe

Inicialmente o texto cita o ICR, em Roma, Itália, como órgão responsável pela formação de profissionais e de serviços na área de restauração, na produção teórica sobre o tema, inclusive os resultados obtidos com excelência na prática do restauro, as quais são profundamente guiadas pelas proposições de Cesari Brandi e reproduzidas pelos estudiosos que atuam e atuaram no Instituto.

O autor do texto e diretor do ICR, Giuseppe Basile, tratou em conferencias sobre os preceitos teóricos que guiam as intervenções do instituto, baseados na teoria brandiana, que, após ser traduzido para o português, virou tema de debates entre docentes. Fazendo um paralelo entre o Brasil, e a Itália, que já é referência mundial no assunto, Basile destaca que a pesar de uma realidade e diversidade tão diferente entre os países, há a necessidade dos profissionais que atuam na área de preservação de se trabalhar em unidade de preceitos, critérios, métodos e fundamentos, de modo semelhante à um padrão ou normatização.

Após explicitar a importância de Brandi nas intervenções do ICR e no trabalho dos profissionais, o texto faz uma breve explicação de quem foi Brandi e como foi responsável por fundar o ICR, EM 1939, atuando também como professor universitário e publicando extensa produção bibliográfica, acumulando vasta experiência prática e sendo incontestável fonte de definições e normatizações. Não existe fórmula precisa, exigindo para o serviço de restauro grande esforço interpretativo, porém, mesmo com a singularidade presente em cada objeto, Brandi afirmava que a restauração deveria seguir princípios básicos, métodos gerais.

Em um terceiro momento, é apresentado um estudo de caso para ser analisado sengundo as teorias de Cesare Brandi: A intervenção de restauro feito pro ICR nas pinturas murais da abóbada da Basílida de São Francisco, fragmentadas após um terremoto em 97. A intervenção em um primeiro momento correu com sucesso e rapidez, encontrando dificuldade de execução em um segundo momento onde foram necessários o uso de um sistema misto de andaimes e escoras, e pelo fato da argamassa de assentamento original estar frágil e comprometida pelo terremoto. Foram restaurados aspectos físicos, pinturas, limpeza, textos, porém havia grande preocupação em evitar falsificações, porém também o desejo de não comprometer na leitura estética e histórica, optando-se por trabalhar contemporaneamente através de um recurso chamado rebaixamento óptico. As discussões que as tomadas de decisões orientadas pela teoria Brandiana durante os trabalhos de restauro na igreja originaram, culminaram no Congresso Internacional, em Assis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com