TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE MEIOS DE TRÂNSITO

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO DE TRANSITO

PROFESSORA: PAMELA

KARINE COSTA

MARA LAÍS MELO LIMA

VICTOR LUIZ FONTENELE

RESUMO SOBRE MEIOS DE TRÂNSITO

TERESINA, PI

AGOSTO, 2016.

A cada vez que uma cidade cresce, aumenta o numero de cidadãos e por consequência o numero de veículos. Algumas cidades usam artifícios para controle de fluxo  descontinuo, evitando assim problemas causados pelos os mesmos, sendo  transporte publico de qualidade ate impostos.

Um desses artifícios a serem usados é a tarifação de congestionamento, muito utilizado na Europa, ela submente ao usuário que cria um congestionamento adiciona,  um imposto para desencorajar o  consumo do bem nas horas de pico. Facilitando o usuário utilizar transportes públicos como meio de locomoção, evitando assim um transito caótico. Porém, o imposto abrange todos que usam os transportes privados, acarretando assim um gasto no final do dia.

Outro método efetivo que auxilia no aumento das áreas de circulação de pedestres, multiplica as faixas de ônibus e delimita zonas que só moradores podem ter acesso, é a restrição de estacionamento. Ele consiste em uso de paquímetros que limitam o tempo máximo de estacionamento. Por contrapartida, com a rotatividade de carros, o índice de acidentes pode aumentar, devido a falta de atenção, acarreta no aumento de valor.

Existem também os bolsões de estacionamento, eles, são lugares para armazenamento de carros, incentivando a utilizar outro modal. A desvantagem desse artificio se dá para locais que não possuem transporte publico de qualidade. Exemplo, Teresina, que não oferece esse tipo de serviço, sendo carente na segurança.

Como exemplificado no primeiro paragrafo, o crescimento desenfreados das cidades aumenta os engarrafamentos e com isso surgiu os horários de acesso para veículos, como metrópoles, tais como São Paulo, que restringem o acesso de alguns veículos pelo numero de placa em certos dias da semana ou horário. Com a vantagem de diminuição de fluxo viário, assim incentivando o uso do transporte publico, mas, acaba sendo um prejuízo para aqueles que optam o transporte privado.

Teresina é uma capital que infelizmente não oferece transporte publico de segurança e qualidade para poder adotar como ideias de bolsões de estacionamento, imposto de congestionamento. Seria inviável a rotatividade de carros através de numeração de placas, pois a demanda não atente a cidade.

Então, seria útil investimento nos outros tipos de modais, além do transporte privado, melhoria nas ruas e avenida, e preocupação com os pedestres e em outras pessoas que optam por outros meios de transportes não motorizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com