TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RUÍDO DE IMPACTO EM EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES E OS MATERIAIS QUE PODEM ATENUAR SEUS EFEITOS.

Por:   •  21/4/2017  •  Artigo  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CONFORTO AMBIENTAL III

PROFESSORA ORIENTADORA: BRUM, Thais Faccim de

RUÍDO DE IMPACTO EM EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES E OS MATERIAIS QUE PODEM ATENUAR SEUS EFEITOS.

ADAMS, Bruna

MARIN, Camila

SALANTE, Jéssica

HERTER, Lenise Caroline

Santo Ângelo, RS

Maio/2015

  1. 1 RESUMO

O conhecimento do comportamento acústico de uma edificação é necessário, não só para que seja possível planejar e obter ambientes confortáveis acusticamente, como para minimizar o efeito do ruído de impacto em edificações de múltiplos andares.

Com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida atualmente, devem ser analisadas as diferentes variáveis envolvidas no conforto acústico de uma edificação. As mesmas devem ser levadas em consideração, desde a fase inicial de projeto até a elaboração de sistemas construtivos e seus detalhamentos. Proporcionando desta forma, a atenuação de ruídos de impacto, ocorridos geralmente em edificações multifamiliares, devido à queda de objetos e pessoas caminhando, que é um dos principais problemas de desentendimentos entre vizinhos.

Buscando nortear os profissionais da construção civil, foram elaboradas normas que estabelecem níveis de ruídos adequados e tempo de exposição máximo, para cada ambiente, dependendo do tipo de atividade a ser exercida nele.

Com o crescente descontentamento do usuário em relação ao conforto acústico, os fabricantes, vêm apresentando significativas melhorias na questão de materiais a serem empregados na redução do ruído. Através de estudos e ensaios, as empresas podem garantir qualidade e confiabilidade de seus produtos, ao mesmo tempo em que atendem as exigências das normas em vigor.

2 INTRODUÇÃO

Atualmente, o ruído de impacto é um dos principais obstáculos que impedem o conforto acústico de ambientes internos, do mesmo modo que é um desafio aos profissionais de arquitetura e engenharia, projetar espaços agradáveis acusticamente.

Visando reunir dados acerca do conforto acústico, é importante a pesquisa de novas tecnologias e novos materiais assim como, suas formas de uso. Isso, para que as edificações atendam às normas e necessidades dos usuários.

Buscando viabilizar esta proposta é preciso organizar um acervo de informações sobre materiais que possam auxiliar no projeto arquitetônico. Assim, a gama de diferentes soluções será trabalhada a fim de apresentar os prós, contras e diferentes técnicas de uso, juntamente com sua eficácia.

  1. 3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Conforto Acústico 

Segundo Vianna e Ramos, só existe conforto quando há um mínimo de esforço fisiológico em relação ao som (e a luz, ao calor e à ventilação) para a realização de uma determinada tarefa.

O conforto acústico existe, quando o ambiente proporciona boa inteligibilidade da fala e ausência de sons indesejáveis no ambiente, criando uma sensação de paz e bem-estar. Dependendo do caso, este conforto, pode depender apenas de uma boa absorção sonora, ou de um eficiente isolamento acústico, ou de ambos simultaneamente. Os materiais construtivos e de acabamento, a mobília e até mesmo as pessoas presentes exercem influência significativa sobre a acústica de um ambiente.

As máquinas e equipamentos, por exemplo, utilizados pelas empresas, produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuízos à saúde. Para uma boa inteligibilidade o som deve estar entre 20 e 20.000 Hz.

3.1.1 Ruído de Impacto

Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a um segundo, a intervalos superiores a um segundo. Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de pressão sonora. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a um nível de ruído de impacto superior 140 dB (linear), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB, medidos no circuito de resposta rápida (fast), oferecerão risco grave e iminente (anexo I da NR-15).

[pic 2]

Figura 1 – Gráfico do comportamento do ruído de impacto. (FERNANDES, 2005)

O termo “ruído” possui diversas definições. Segundo Bistafa, o ruído pode ser definido como um som sem harmonia e que no geral tem uma conotação negativa. Já de acordo com Lida, em sua definição mais subjetiva, o ruído nada mais é do que um som indesejável. Porém, o som pode ser indesejável para um indivíduo, mas não para outro.

Com isso, os ruídos podem ser classificados em três tipos:

  • O ruído contínuo, que do ponto de vista técnico é aquele cujo nível de pressão sonora varia 3 dB (decibéis) durante um período longo (mais de 15 minutos) de observação. São ruídos característicos de bombas de líquidos, motores elétricos, engrenagens, etc. Exemplos: chuva, geladeiras, compressores, ventiladores.
  • O ruído intermitente é aquele cujo nível de pressão sonora varia de até

3 dB em períodos curtos (menor que 15 minutos e superior a 0,2s). São geradores desse tipo de ruído os trabalhos manuais, afiação de ferramentas, soldagem, o trânsito de veículos. São os ruídos mais comuns nos sons diários.

  • Já o ruído de impacto pode ser definido como picos de energia acústica de duração inferior a 1s, em intervalos superiores a 1s. São os ruídos provenientes de explosões e impactos, característicos de rebitadeiras, impressoras automáticas, britadeiras, prensas, objetos caindo e o caminhar das pessoas.

Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de pressão sonora. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a um nível de ruído de impacto superior 140 dB (linear), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB, medidos no circuito de resposta rápida (fast), oferecerão risco grave e iminente (anexo I da NR-15).

A medição dos níveis de som é a principal atividade para avaliação dos problemas do ruído em um ambiente. A instrumentação para medição de ruído é a única que tem regulamentação internacional e a que apresenta a maior versatilidade ou opção de modelos, desde simples até complexas análises de níveis sonoros, com diferentes graus de exatidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (425.1 Kb)   docx (584.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com