TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Estufa Impactos Ambientais

Trabalho Escolar: Efeito Estufa Impactos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 8

Fonte ATX como fonte debancada

Uma boa fonte de laboratório tem um custo considerável (algo emtorno de de R$ 150,00). Encontrei na internet alguns esquemas para modificar uma fonteATX de computador, e fazê-la funcionar como uma fonte de bancada. Esta pode serconsiderada uma boa fonte de bancada, protegida, estável e capaz de fornecer bons níveisde corrente.Comprei uma fonte ATX, um resistor de potência, conectores bananas, bornes bananas,terminais de fio em anel e tubos termoretráteis (espaguetes). Gastei cerca de R$ 50,00(sendo que não é difícil conseguir uma fonte usada mais barata, ou até mesmo de graça!).Não parece ser complicado. As referências que eu encontrei utilizam fontes de outrosmodelos, mais antigos, mas a idéia é a mesma para qualquer fonte.Provavelmente existe alguma razão para as fontes de laboratório serem tão caras. Diantedisto, a fonte mostrada aqui é recomendada para circuitos de teste, e não para trabalhosprofissionais (embora eu acredite que ela segure a onda). Além disto, eu não meresponsabilizo por sua segurança, ou pelo correto funcionamento da sua fonte (saiba o queestá fazendo!). E certamente, abrir a sua fonte, cortar fios e fazer outras peripéciascertamente irá violar qualquer garantia em vigor :)

A fonte ATX

Ao abrir uma fonte ATX, basicamente o que vemos é uma grande quantidade de fioscoloridos com terminais Molex, capacitores, indutores, dissipadores e um . O maisimportante neste projeto são os fios coloridos, pois é a partir deles que iremos “extrair” osníveis de tensão utilizados na fonte de bancada.Fazer a modificação na fonte consiste em identificar e agrupar os terminais de tensão dafonte, identificar e conectar corretamente os fios “sensores”, adicionar uma carga à fonte(uma fonte ATX não funciona sem uma carga) e adicionar um led para indicar ofuncionamento da fonte.Encontrei diversas referências na internet de como fazer estas modificações, porémnenhuma que eu encontrei utilizava uma fonte igual a minha. Por conta disto, tive algumadificuldade em fazer a fonte funcionar. Meu problema consistiu em descobrir que existia umfio (marrom, no meu caso) que tinha a utilidade de verificar que o nível de tensão de 0v(terra) estava correto. Sem este fio conectado ao terra, a fonte funcionava por um brevemomento mas em seguida era desligada.Então, o que acontece é que a sua fonte pode utilizar um padrão de cores diferente domostrado aqui, ou nas referências indicadas. Porém, todas as fontes ATX possuem muitacoisa em comum, e com paciência e talvez com uma pequena ajuda, é possível sanareventuais pendências. Na minha fonte, o esquema de fios é o seguinte:

Preto

: 0v (Terra, GND)

Laranja

: +3,3v

Vermelho

: +5v

Amarelo

: +12v

Azul

: -12v

Marrom

: 0v Sensing (

-s

)

Laranja mais fino

: +3.3v Sensing (

+s

)

Verde

: Power On

Cinza

: Power OK

Roxo

: VSB (Stand by)

Fontes ATX mais antigas possuem um fio branco com saída de -5v, o que não ocorre com aminha. Os fios Pretos, Laranjas, Vermelho e Azul são terminais de tensão, que serãoutilizados como fontes de sinal DC.A corrente máxima que pode ser fornecida pela fonte varia de acordo com o terminalutilizado. Ao se utilizar os fio pretos (GND) como referência, os níveis de corrente máximosdos terminais são os seguintes:

Terminal Corrente Máxima

-12v0,5A+3,3v22A+5v32A+12v16A

Como pode ser observado, a maior amperagem é obtida entre os terminais GND e +5v.Quando se utiliza dois dos terminais listados na tabela (-12v e +12v, por exemplo, para seobter uma tensão de 24v), o máximo de corrente da fonte é determinada pelo pior caso:com a fonte em 24v, a amperagem máxima seria 0,5A.Os fios Marrom e o Laranja mais fino são fios sensores, que sãoutilizados pela fonte ATX para verificar se determinados terminais (0ve 3,3v, respectivamente) apresentam os níveis esperados de tensão.Desta forma, para que a fonte funcione, é preciso conectar os fiosmarrom e laranja nos terminais de 0v e 3,3v, respectivamente.O fio Power OK (cinza), no uso normal de uma fonte ATX, (alimentar um PC) é utilizado paraindicar à placa mãe que o sistema de alimentação está estável. Desta forma, quando osistema está estável, este fio possui um potencial de 5v (é um sistema de proteção, já queníveis de tensão instáveis podem danificar uma placa mãe). Por conta disto, utilizei este fiopara o terminal positivo de um led de status, que será ligado quando a fonte estiver ligadae funcionando corretamente (o terminal negativo do led é conectado ao terra por meio deum resistor limitador).O fio verde (power ON) é utilizado para ligar a fonte. A fonte é ligado quando este fio éconectado ao terra, ou seja, aos fios pretos. Como a minha fonte (e a maioria das fontesATX, acredito) já possui uma chave liga-desliga, resolvi deixar o fio verde sempre conectadoao terra, e ligar/desligar a fonte a partir da chave existente. Uma outra opção é utilizar umoutro switch para conectar/desconectar o fio verde ao terra, mas considerei istodesnecessário.O fio roxo (VSB - Stand by) é um terminal de 5v, com baixa capacidade de fornecercorrente, que sempre fornece esta tensão quando a fonte está alimentada eletricamente,mesmo que o fio verde não seja conectado ao terra. Em outras palavras, é um terminal quesempre está ligado (desde que a fonte seja alimentada eletricamente), mesmo quando afonte não está ligada (o que efetivamente liga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com