TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem de Entulho para Produção de Matérias de Construção

Por:   •  26/4/2017  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

CARNEIRO, Alex; BRUM, Irineu; CASSA, José Clodoaldo. Reciclagem de entulho para Produção de Matérias de Construção. Salvador: EDUFBA. Caixa Econômica Federal, 2001.

É de conhecimento geral que o homem e a natureza sempre estiveram entrelaçados, não é por acaso, que umas das maiores preocupações do homem contemporâneo estão relacionadas com as condições do meio ambiente. Com a formação e o crescimento dos centros urbanos, tendo como objetivo atender às suas necessidades, porém, junto veio problemas, tais como, os resíduos sólidos em excesso, gerando um grande impacto ambiental que afeta a qualidade de vida. A partir desse olhar, o livro “Entulho Bom”, financiado pela Caixa Econômica Federal, junto com a EDUFBA, expandiu um plano para mostrar a importância do aprimoramento das técnicas aplicada na construção civil, voltado para a reciclagem do entulho.

A construção civil emerge em um processo acelerado, o resíduo originário da construção civil muitas vezes são depositados em locais desapropriados e de maneiras inadequada. Nessa conexão, é de suma importância que a gestão publica, empresários, a própria sociedade civil tem um papel relevante, no que diz a respeito a mudar a realidade. E o livro todo momento fala como minimizar o volume de entulhos gerados, envolvendo a sustentabilidade.

Nos últimos anos, a construção civil desenvolve consideravelmente a extensão de resíduos sólidos colaborando com o aumentando de problemas ambientais e sociais, principalmente nas grandes cidades. A grande quantidade de resíduos vem principalmente de demolições, reformas, ampliações.

De acordo com JONH (2001) “nenhuma sociedade poderá atingir o desenvolvimento sustentável sem que a construção civil, que lhe dá suporte, passe por profundas transformações”. De fato, é preciso mudar a conduta da sociedade civil frente ao uso dos recursos naturais e também a destinação do que sobrava. Atualmente, discute-se o desenvolvimento sustentável, onde a sociedade está acatando e absorvendo o conceito, e a reciclagem de resíduos deverá ser aprofundado, sendo extremamente importante a passar por procedimento de alteração que chegará a um determinado objeto, que futuramente poderá ser utilizado na construção.

Entretanto, as cidades brasileiras não estão desenvolvidas para gerenciá-lo grande volume de resíduos de construção e demolição. Além disso, os gestores que deveriam estar à frente da situação, na verdade, se mantêm assistente dos problemas. Atualmente, existe uma prática, conhecida como “Gestão Corretiva”, que pormenoriza serviços não preventivos, uma ação repetitiva e árdua, não gerando resultados satisfatórios. Os resíduos são depositados em áreas com decomposições irregulares, resultado em degradação do meio ambiente.

Diante dessa prática absurda, é preciso como conjunto de soluções, através de uma “Gestão Diferenciada” dos resíduos de construção e demolição segue a amplificação de um novo serviço público, que seja eficaz, menos insano, e sustentável. Essa gestão tem como objetivo a redução dos custos municipais com limpeza, preservação do sistema de aterros, redução dos impactos por má deposição e entre outros benefícios.

Ainda é alto o índice da ausência das técnicas de reutilização e reciclagem durante as construções, ou reformas. Os principais objetivos das obras é uma demolição rápida e a retirada dos escombros, assim gera uma grande quantidade de entulho, misturando vários tipos de materiais, já que o tempo e a técnica aplicada não possibilitam as separações. Contudo é indispensável à alteração das técnicas para uma demolição seletiva, a medida que vai ocorrendo a destruição evitar que os materiais se misturem. Porém esse método precisa ser planejado minuciosamente, pois precisa de mais tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com