TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM DE ENTULHOS PARA REUTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  3/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

Centro de Ciências Tecnológicas – CCT

Curso de Engenharia Civil

PROJETO DE PESQUISA  DE GESTÃO AMBIENTAL

Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

   

             Maria Caroline Maranhão Albuquerque- 1010657/5

                                              Ronaldo Cesar de Oliveira Parente- 0411632/1

                        Thais Pereira de Abreu Tranca- 1420158/X

        

                                        Fortaleza-CE, Maio 2015

RECICLAGEM DE ENTULHOS PARA REUTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Projeto de intervenção proposto

Pela professora de Tópicos deGestão

Ambiental para compor a média da 2ª NP.

INTRODUÇÃO

Com o intuito de diminuir a quantidade de resíduos sólidos gerados por empresas da construção civil na realização de seus empreendimentos imobiliários, resolvemos reciclar os resíduos,  realizando o reaproveitamento. Essa atitude se adéqua ao conceito de sustentabilidade, atenuando os impactos ambientais causados e diminuindo os custos.

Segundo Carina Ulsen , engenheira formada pela USP , em sua tese  sua dissertação, “Os resíduos de construção e demolição (RCD) representam cerca de 50% de todo o resíduo sólido gerado, sendo que cerca de 90% deste é de origem mineral e pode ser reciclado através de processos de beneficiamento mineral”.

JUSTIFICATIVA

Diversas ações têm sido tomadas diante da necessidade da sociedade se desenvolver de forma mais sustentável, gerando o mínimo de impacto possível ao meio ambiente.

 Até um período recente isso não era uma preocupação tão grande, pois a disponibilidade dos recursos naturais e a quantidade de pessoas envolvidas no processo de consumo eram menores. Porém após a década de 1980 principalmente, a industrialização crescente, a exploração indiscriminada dos recursos naturais, afalta de cuidados com o descarte de resíduos têm ocasionado escassez de recursos, até mesmo porque quase sempre a matéria prima é não renovável.

A Industrialização as novas tecnologias e o crescimento populacional exigem cada vez mais a construção de novos edifícios, principalmente nos centros urbanos, contribuindotambém para a produção crescente de resíduos, diminuindo os espaços disponíveis para o descarte dos mesmos, fazendo com que o processo de descarte se torne algo oneroso e difícil.

Normalmente os resíduos são descartados em locais não autorizados, calçadas, riachos, beira de rios, terrenos baldios, praças. Isso gera um gasto muito alto para o poder público, tanto na retirada e destinação correta para os entulhos quanto tentando minimizar os danos gerados por eles (limpeza de bueiros e galerias por exemplo).

É necessário encontrar formas de descarte onde seja possível cumprir uma exigência legal e usufruir dos benefícios gerados. Realizamos um projeto onde o gerador dos resíduos obtenha o benefício de readquirir os produtos provenientes dos descartes a um custo de produção mais baixo.

OBJETIVO GERAL

Diminuir os impactos ambientais gerados pelo setor da construção civil e reduzir os custos, incentivando a redução no consumo de recursos naturais não renováveis substituindo-os por materiais gerados a partir de entulhos reciclados.

O trabalho está centrado na Reciclagem de Entulhos para reutilização na Construção civil.

Conscientizar as empresas de construção civil e a população em geral da cidade de Fortaleza a realizar de forma cada vez crescente a reciclagem dos resíduos sólidos de construção e demolição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Redução de áreas necessárias para descarte, pela minimização de volume de resíduos de construção através dos desvios dos mesmos para a reciclagem, não ocupando tanto espaço. Destaca-se a necessidade da própria reciclagem dos resíduos de construção e demolição, que representam mais de 50% da massa dos resíduos sólidos urbanos.

Fazer com que todo resíduo proveniente das obras de construção civil e de reformas realizas por pessoas físicas seja direcionado para a recicladora, para ser reprocessado e utilizado na obra novamente como matéria prima a custo 30% menor que a não utilização de material reciclado.

Utilização dos materiais em pavimentação de base e sub base para rodovias a um custo 30% menor em relação ao uso de materiais convencionais.

Com a doação de entulhos a empresa e/ou pessoa física poderá adquirir os materiais produzidos a partir da reciclagem com desconto. Compensando muito mais a compra destes do que adquirir material produzido sem a reciclagem.

             A proposta é criar pontos de entrega voluntaria, o material é colocado em caçambas diferenciadas, de acordo com o seu tipo e parte dele é reaproveitado em outras obras.

1-      Recolher os entulhos da sociedade ou das obras, organizando pontos de coleta nos bairros, com o intuito de minimizar a deposição dos entulhos em locais inapropriados. Caso o entulho seja entregue diretamente na usina o doador ganhará bônus,  para a compra dos materiais produzidos na própria usina com descontos.

2-      Realizar  um processo de triagem, separação.

3-     A usina recicla e vende os produtos provenientes da reciclagem. Já com um preço mais baixo que os valores praticados no mercado.

São produtos fabricados pela indústria de reciclagem e que serão comercializados pela usina de reciclagem:

Primários

Solo Brita (rachão)

Brita Reciclada

Areia Reciclada

Secundários

Pré-Moldados

Piso Intertravado

Guias (meio-fio)

Bloco de Solo Cimento

(Tijolo ecológico)

Bloco de Cimento com Agregado Reciclado.

          REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (343.4 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com