TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECICLAGEM DO ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  15/5/2017  •  Artigo  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

RECICLAGEM DO ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

USO NA PAVIMENTAÇÃO

RESUMO

A quantidade de entulho produzido nas construções demonstra um enorme desperdício de material que pode ser de grande uso em novas obras. Este material geralmente é jogado em terrenos baldios podendo causar danos ao meio ambiente e problemas para a sociedade. Apesar da má fama, através da reciclagem, o entulho vem sendo utilizado na construção civil de maneira que substitui o material convencional. O uso de agregado reciclado em camadas de pavimentos urbanos tem sido uma das maneiras mais difundidas para o seu fim. O aproveitamento deste material em pavimentação apresenta muitas vantagens como utilização de quantidade significativa de material reciclado, tanto na fração miúda quanto na graúda; simplicidade dos processos de execução do pavimento e de produção do agregado reciclado (separação e britagem primária)

Palavras-chave: Entulho-Reciclagem-Pavimentação

1 INTRODUÇÃO

Um dos problemas enfrentados na construção civil atualmente é o desperdício de entulho. O acumulo desse material de maneira inadequada pode prejudicar o meio ambiente e ainda desperdiçar uma fonte de material alternativo de agregados para as obras de pavimentação entre outras formas de uso.

Estima-se que grande parte do consumo de recursos naturais seja feita pela construção civil. Depois que não é mais de utilidade, usualmente esse material é jogado em aterros mantidos a céu aberto, perdendo o que se considera hoje em dia uma mina urbana de bons recursos. A quantidade de entulho descartado reflete o momento do crescimento da economia, contudo sem mecanismos e ferramentas para geri-los, esse resíduo se torna um problema para o poder público municipal, responsável pelo serviço de coleta. Os resíduos que eram um problema em muitas obras, pode se tornar aliado na criação de empregos e geração de renda por meio de equipamentos de reciclagem.

Considerado um novo material alternativo, algumas empresas encontram-se investindo nesse novo empreendimento em seu canteiro de obra. Como forma de diminuir o preço final e atenuar o impacto ambiental foram desenvolvidas técnicas de implantação do material reciclado, ainda pouco implantada, mas visando uma nova maneira de economizar recursos ambientais esgotáveis da natureza. Transformando em matéria-prima para componentes na construção civil, de qualidade comparável aos materiais tradicionais. O entulho pode economizar cerca de 20% se o material fosse jogado em aterros sanitário.

Como objetivo essa pesquisa propõe mostrar a forma de implantação do material reciclado em obras de pavimentação, analisando e identificando as diferentes formas.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Atualmente a questão ambiental está sendo amplamente discutida em todos os setores da sociedade, governo, entidades de classe e organizações não governamentais. A engenharia, como agente transformador do meio ambiente, está integrada nesta discussão colaborando através do desenvolvimento de diversas pesquisas, entre as quais estão as pesquisas sobre o aproveitamento de resíduos sólidos da construção civil (RIBEIRO, 2004).

A parcela que o entulho representa no total de Resíduos Sólidos Urbanos gerados diariamente nas áreas urbanas existentes em todo o planeta torna necessário o estabelecimento de um modelo de gerenciamento sustentável para esses resíduos. (GONSALVES, et.al.2000).

O entulho é, talvez, o mais heterogêneo dentre os resíduos industriais. Ele é constituído de restos de praticamente todos os materiais de construção (argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, tintas, etc.) e sua composição química está vinculada à composição de cada um de seus constituintes. No entanto, a maior fração de sua massa é formada por material não mineral (madeira, papel, plásticos, metais e matéria orgânica).

Primeiramente, nem todo tipo de entulho pode ser usado na pavimentação. Determinar a composição do resíduo é uma parte muito importante para diferenciar os constituintes que podem influenciar nas características finais do produto. A classificação do material é feita de acordo com as normas, obedecendo os critérios do CONAMA. Eles são divididos em classes A, B, C e D. Para a pavimentação é usado o classe A.

3 METODOLOGIA DE PESQUISA

Este trabalho segue o modelo de pesquisa qualitativa, que compreende mostrar um conjunto de técnicas utilizadas para a aplicação do material em obra. Adotando este tipo, pode-se descrever os passos do uso, mostrando as qualidades e defeitos dos modos de aplicação e as causas deles.

Com o objetivo descritivo, visa mostrar o uso de agregados na pavimentação, proveniente da reciclagem de entulhos da construção civil. Descrevendo como é feito a aplicação no canteiro de obra, analisando e identificando as diferentes formas. Este modelo foi escolhido devido a ampla quantidade de informações que pode ser coletada durante a aplicação desse método, tentando oferecer ao leitor um maior número de conhecimentos possível.

A lógica usada é a indutiva, não tendo como objetivo testar as formas, porém, compreender os métodos utilizados para um melhor uso do entulho.

Utilizou-se a análise de múltiplos casos, tentando mostrar as diferentes formas de aplicações e comparando em diferentes obras, mantendo um foco maior na obra de ampliação e modernização do Estádio Plácido Aderaldo Castelo(Castelão). O modelo adotado foi escolhido para aumentar as possibilidades de uso a ser mostrada ao leitor, ajudando assim numa maior opção de escolhas.

A análise e coleta de dados foi feita através de documentação, artigos e entrevistas publicadas e disponibilizados online sobre as obras estudadas, esse modo tem uma maior facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com