TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Bairro Mooca

Por:   •  9/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Bairro Mooca

Projeto de Urbanismo e Paisagismo Áreas Centrais:

Relatório Visita Técnica Bairro Mooca

O ponto de Partida da visita foi na estação Mooca da CPTM, essa região de estudo escolhida para a execução desse trabalho demonstram características de transformação da morfologia da cidade ao longo dos anos. Logo no início na Rua Borges Figueiredo uma extensa sucessão de galpões tombados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo (CONPRESP) que vai até a Rua Sarapuí e o Viaduto São Carlos.

Alguns foram demolidos e apresentam apenas fachadas degradadas, outros mantidos, permanecem também em estado de decadência e abandono. Logo no começo da Borges Figueiredo constatamos um edifício de alto padrão que dispõe de uma praça semipública, com uma arquitetura moderna que contrasta fortemente em relação aos galpões tombados e as outras casas residenciais localizadas na rua.

Na Av Presidente Wilson encontramos calçadas e arborizações inadequadas que diminuem a circulação de pessoas e acabam destacando somente o trafego de veículos. Edifícios emblemáticos do patrimônio industrial local, como a Antiga Fábrica Antárctica com o entorno degradado e abandonado.

A região apresenta problemas relacionados à inadequação de parte de sua estrutura urbana frente aos novos usos e aos novos programas propostos para o bairro, assim como questões ligadas a gentrificação.

Analisando o bairro ficam visíveis as diversas mudanças a serem feitas, mudanças que implicam não só em comércio, residências, áreas verdes, opções de lazer, entre outras. Visto que tem muito a se fazer de forma que o bairro não perca sua característica, ainda mais com o excesso de especulação imobiliária; vale lembrar, há muitas questões que vão além de um conceito projetual, assim seria necessária também, a importância de órgãos públicos para a viabilização. A Mooca têm lugares absolutamente importantes que contam um pouco da história de São Paulo demonstrando claramente que essa identidade precisa ser preservada, e manter sua essência, principalmente em uma cidade onde grande parte desta foi perdida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com