TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Materiais da construção civil

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.807 Palavras (20 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

Neste relatório serão apresentados alguns métodos de ensaios com amostras de agregados graúdos e miúdos, disponibilizados de uma obra. As características da obra, fase em execução e onde serão utilizados os materiais doados serão descritas dentro deste trabalho.

Com os resultados obtidos através dos ensaios feitos pela equipe, realizados no laboratório de construção civil, foi possível avaliar se o material é o apropriado para a fase da obra atual, alcançando assim o objetivo deste relatório.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de ensaios para demonstrar o desempenho dos materiais possibilitou uma melhoria nas construções, pois tornaram possível precaver vários problemas tanto estruturais quanto de acabamento, através dos resultados obtidos e suas respectivas soluções. Tornou-se essencial conhecer as características e propriedades dos agregados para a aplicação na construção civil, pois não só garante a estabilidade e resistência para proporcionar segurança, mas também auxilia num melhor uso dos recursos, tanto de materiais quanto financeiro.

Com a doação de 25 kg de agregados miúdos e 25 kg de agregados graúdos, foi oportunizada a realização de ensaios a partir de amostras parciais, com o fim de determinar a composição granulométrica, a massa unitária, à massa específica e o inchamento, apresentando os resultados a seguir.

DESCRIÇÃO DA OBRA

  1. CARACTERIZAÇÃO DOS AGREGADOS

Ter o conhecimento teórico sobre as propriedades dos agregados auxilia no planejamento e execução das construções civis, sem o estudo propriamente feito se perde muito tempo e recursos, na má execução ou no mau uso de agregados para determinado proposito.

Através da bibliografia associada à realização dos ensaios, se dará a caracterização dos agregados, permitindo a compreensão dos ensaios e seus respectivos dados obtidos. A seguir, serão apresentados os ensaios de granulometria, massa unitária, massa específica, e coeficiente médio de inchamento.

  1. Revisão Bibliográfica sobre Agregados

Os agregados podem ser classificados como graúdo e miúdo de acordo com sua dimensão. Agregado graúdo é aquele que tem diâmetro entre 75 mm e 4,75 mm, já o agregado miúdo é aquele que tem diâmetro entre 4,75 mm e 150 µm.

Classificam-se também como artificiais ou naturais, sendo artificiais as areias e pedras provenientes do britamento de rochas, por terem a atuação do homem para modificar o tamanho de seus grãos. E a naturais são as areias extraídas de rios ou barrancos e seus seixos rolados. Outro fator que define a classificação dos agregados é sua massa específica aparente, onde podemos dividi-los em leves, normais e pesados.

Serão apresentados os seguintes ensaios realizados: de composição granulométrica, que determina a distribuição dos grãos, dimensão máxima e o módulo de finura; De determinação da massa unitária, que determina o volume de vazios existentes entre os agregados; De determinação da massa específica aparente, com as amostras de areia (agregado miúdo) e brita (agregado graúdo); E para o agregado graúdo será feito o ensaio de absorção de água; Assim como para a areia o de inchamento que determina a mudança de volume deste agregado quando submetido a determinadas proporções de umidade.

A importância da determinação das características dos agregados aliada ao conhecimento do que elas proporcionam influenciam na escolha do agregado para que o objetivo seja comprido. Segue abaixo uma breve descrição de algumas destas características:

  • Distribuição de grãos: tem grande importância na qualidade final do concreto, tanto na fluidez como na resistência do mesmo, já que quanto mais padrão a granulometria, menos vazios ficarão e os grãos se encaixarão com mais facilidade.
  • Dimensão máxima: segundo a NBR 7211/2005, é a grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura de malha quadrada, em milímetros, das peneiras de série normal ou intermediária, à qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa
  • Módulo de finura: de acordo com a mesma NBR, é a soma das porcentagens retidas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100.
  • O volume/coeficientes de vazios é a relação feita entre o volume aparente do agregado e o volume de vazios. Sendo inversamente proporcional tal situação, já que quanto menor o volume de vazios, maior a resistência do mesmo.
  • Massa específica é a densidade do agregado sem nenhum vazio, ou seja, não inclui poros permeáveis e não possuem espaços entre os grãos. A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço.
  • Massa unitária é a relação entre a massa do agregado seco e o volume, mas diferente da massa especifica real, com vazios.
  • Inchamento é o aumento do volume do agregado quando exposto a umidade, o que interfere no traço desejado. Através deste determina-se a massa do agregado a ser utilizado, partindo do principio que esteja seca, o que dificilmente ocorre ao decorrer da obra.
  1. Ensaios com as Amostras Recolhidas

Neste item serão expostos os ensaios realizados juntamente com o método de execução dos mesmos. A amostra de areia infelizmente estava molhada, logo o responsável técnico pelo laboratório permitiu utilizar a estufa para efetuar a secagem do agregado, a fim de atingir maior precisão nos resultados.

3.2.1 Granulometria


A granulometria é um método de análise que visa classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho. O ensaio de composição granulométrica de agregados foi realizado segundo a NBR NM 248/2003. A composição granulométrica é a característica de um agregado de maior aplicação na prática, principalmente para:

  • Determinação do módulo de finura e dimensão máxima característica da curva granulométrica;
  • A curva granulométrica permite planejar um melhor empacotamento dos grãos agregados, com a finalidade de reduzir vazios e melhorar a interface pasta agregado;
  • Controlar a homogeneidade dos lotes recebidos na obra;
  • Elaborar a dosagem do concreto.

A classificação de um agregado é determinada comparando sua composição granulométrica com as faixas granulométricas especificadas em normas. A amostra deve ser coletada conforme NBR NM 27, onde a quantidade mínima de material para cada determinação da composição granulométrica de um agregado encontra-se na Tabela 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (316.7 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com