TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Roma Documentário

Por:   •  3/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

A primeira construção citada no documentário é a ponte feita pelo imperador Júlio César, utilizando a madeira local, toras, troncos e vigas para transformá-la numa ponte em expansão, havia uma grande dificuldade para construi-la pois a ponte era enorme (comprimento de quatro campos de futebol) e precisava ainda também sustentar 40 mil soldados, além disso também a profundidade e a correnteza eram fatores que deixavam ainda mais difícil sua construção. Porém mesmo com tantos empecilhos a ponte foi construída, o projeto em si já era algo inovador mas o que tornou isso mais impressionante ainda foi a rapidez para construir a ponte, apenas dez dias foi o necessário para que a ponte fosse erguida. Com a ponte construída César agora poderia ir para o seu destino, era estimado que seu inimigo tivesse um exército mais de dez vezes maior que o de César, porém mesmo com tal vantagem numérica César pôde explorar livremente tal território, pois seus inimigos recuaram sem oferecer nenhuma resistência. Em seguida ele voltou pela ponte e a desmontou, deixando uma mensagem que nada podia parar Roma e que Júlio César vai a qualquer lugar.

Este foi o primeiro sinal da ambição obsessiva de César, 10 anos depois essa mesma ambição daria a ele um poder que jamais foi visto antes, mas que também seria o motivo de sua queda. Quando ele foi declarado o primeiro ditador perpétuo de Roma com 55 anos em 44 a.C. nos corredores do senado romano começou a circular boatos de um assassinato. Ele tomava atitudes que davam a entender que ele queria ser adorado como um deus, sua ambição foi tão além do limite que os romanos e senadores achavam aceitável que ele acabou sendo assassinado. O reinado de César foi um momento decisivo na história política romana, o alcance da influência de Roma expandiu-se enormemente com a conquista de Gália, o fim da republica romana (governada por senadores e cônsules democraticamente eleitos) foi marcada pela consolidação de seu poder e o início de um império em que tiranos podiam governar com autoridade absoluta.

Segundo a lenda, Roma foi fundada em 753 a.C. por Romulo e Remo, dois irmãos que foram abandonados quando bebês e criados por uma loba, os dois irmãos construiram a própria cidade as margens do rio Tibre, mas uma discordância a quem iria governar terminou em morte, Remo foi morto por Romulo, que deu o nome à cidade. No começo Roma era apenas um dos inúmeros pequenos reinados que lutavam pelo poder na Itália central. Mas Roma tinha um diferencial de seus vizinhos, enquanto várias cidades vizinhas desconfiavam de forasteiros, Roma abrigava os fugitivos de todas as regiões, o que foi um dos motivos deles serem tão avançados na engenharia, já que como eles eram abertos para todos isso encorajou uma livre troca de ideias, entre elas teorias de engenharia vindas de outras culturas, ao utilizar a tecnologia de vizinhos (como a de Estruscos) Roma se tornou um poder regional. Eles aproveitavam muito de tecnologias passadas adaptando-as de acordo com seus objetivos, refinando e melhorando-os.

O primeiro grande feito da engenharia romana foi a Cloaca Máxima, um sistema de esgoto que funciona até hoje (2500 anos depois), ela leva os dejetos da cidade até o Rio Tibre, os dutos subterrâneos do esgoto também eram usadas para drenar a área pantanosa entre os vilarejos de Roma. Em 312 a.C. foi construída a Via Ápia, a primeira autoestrada nacional, feita de pedras, areia, argila e cascalho, ela não possuía curvas, eram retas e viravam em ângulos retos, essa resistente estrada reunia Roma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com