TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório bairro puraquequara

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 5

BAIRRO PURAQUEQUARA

1. HISTÓRICO DO BAIRRO

bairro de Puraquequara, na zona Leste de Manaus, com pouco mais de 100 anos, surgiu na primeira década do século XX, fundado por 23 famílias ribeirinhas que se instalaram às margens do rio Amazonas. Inicialmente as principais atividades dos moradores eram a pesca, o corte de madeira e agricultura de subsistência.

Atualmente o turismo representa um fator de crescimento local, embora ainda sejam acentuadas a ausência de poder público e infraestrutura. A primeira vila da comunidade do Puraquequara formou-se às margens do rio. Em busca de sobrevivência, após o declínio da Época Áurea da Borracha, por volta de 1918, várias famílias de ribeirinhos instalaram-se no local, em áreas alagadas, dando origem a uma comunidade flutuante. Atualmente, as belezas naturais do lago de Puraquequara atraem turistas e pescadores amadores para a região.

Por sua localização, em uma região de lago e floresta, a comunidade recebe turistas e moradores de outros bairros de Manaus aos finais de semana. Os principais pontos turísticos do local são o Lago de Puraquequara, Balneário Recanto do Quixito, o Remanso do Boto, a Cachoeira Grande, o Parque Zoobotânico, Área de Preservação Ambiental Privada, além de um hotel da selva.

[pic 1]

Fonte: Portal Amazônia – Balneário Recanto do Quixito

A flora e a fauna são uma atração à parte. O Puraquequara tem grande diversidade em árvores como, sumaumeira, tucumãzeiros e castanheiras. Na época da cheia do rio Amazonas, as águas cobrem o lago e a comunidade recebe cerca de cinco mil visitantes por semana.

O nome Puraquequara vem de um peixe chamado poraquê, também chamado de enguia-de-água-doce. Para se alimentar, o peixe dá pequenos choques elétricos nas árvores, e come os frutos que caem delas.

[pic 2]

Fonte: Amazônia de A a Z – Lago de Puraquequara

Literalmente, Puraquequara significa Morada do Poraquê. O leito do rio Amazonas passou a ser morada dos habitantes de Puraquequara durante as quatro décadas seguintes. A ligação com a cidade de Manaus era feita somente através de barco, onde os moradores iam para vender sua produção de carvão e farinha. No entanto, o local não era uma região muito segura para se habitar, devido às enchentes regulares do rio e o consequente fenômeno da terra-caída, que destruía as margens onde a vila estava assentada. Crianças foram levadas pela correnteza, e a situação se tornou insustentável na enchente de 1953, quando a alta das águas do Amazonas destruiu casas e arruinou boa parte da vila.

A partir daquele ano, as 50 famílias que habitavam a comunidade de Puraquequara foram obrigadas a se mudar da margem do rio Amazonas para uma terra segura, dentro do lago, distante cerca de um quilômetro da antiga vila. Lá, os moradores permanecem até os dias atuais. As terras da várzea foram utilizadas somente para o plantio da mandioca, frutas e hortaliças.

[pic 3]

Foto: Reprodução/TV Amazonas

Em Puraquequara já havia uma escola desde 1935, localizada na antiga várzea e batizada de escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e funcionava na residência da professora Maria Borges de Souza. Em 1940 a escola ficou sem funcionar por falta de professores, até o ano de 1957, quando foi reformada e passou a se chamar escola Sergio Pessoa Neto, em homenagem ao deputado que colaborou com a sua reabertura. Na escola se ensinava a alfabetização e o ensino fundamental (1ª a 4ª séries) aos filhos dos moradores.

No início de 1968 a escola sofreu uma segunda reforma, sendo reinaugurada no dia 3 de agosto do mesmo ano, recebendo então o atual nome de Escola Municipal São Sebastião, em homenagem ao padroeiro de Puraquequara. Mas a gestão da escola passou para a Semed (Secretaria Municipal de Educação) somente a partir de 1972, durante a gestão do prefeito Frank Abrahim Lima. O progresso de Puraquequara começa a se impulsionar a partir de 1968, com a chegada da irmã Gabriele, nascida da Bélgica e personalidade histórica da comunidade.

Nos festejos do padroeiro da comunidade, realizados todo dia 20 de janeiro, Puraquequara recebia diversos visitantes que vinham de barco para participar das comemorações em homenagem a São Sebastião. A irmã lutou por melhoria ao Puraquequara e foi a principal responsável pela abertura da estrada que liga ao restante da cidade. Na década 1990, a comunidade cresceu novamente, com a implantação pela prefeitura de um assentamento onde foram instaladas 300 novas famílias. As obras de pavimentação começaram em 28 de agosto de 1990 e foram concluídas no mesmo ano. A partir de então, a comunidade ganhou o reconhecimento de bairro e está registrada na Lei 671/02 do Plano Diretor do Município, em seu artigo 44.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (308.9 Kb)   docx (201.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com