TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Visita Técnica da Matéria de Conforto Acústico

Por:   •  12/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

logo

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Letícia Oliveira Silva

RELATÓRIO

Feira de Santana

2017

Letícia Oliveira Silva

RELATÓRIO

Trabalho apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina Conforto Térmico e Acústico, 60. período, do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), sob a orientação do Prof. Felipe Paim.

Feira de Santana

2017

Realizou-se no dia 23 de setembro de 2017, a visita de estudo ao Estúdio Casa das Máquinas e ao escritório da empresa AUDIUM. O objetivo principal dessa visita, foi observar em prática alguns conhecimentos adquiridos em sala além de várias outras informações sobre o tema, acústica.

Partimos de Feira de Santana às 8h e com chegada em Salvador aproximadamente às 10h. Primeiro fomos ao Estúdio Casa das Máquinas, às 12h paramos para o almoço e 14h fomos ao escritório da AUDIUM.

Estúdio Casa das Máquinas

Logo na entrada do local percebemos que ali funciona como uma pequena escola de música e também casa do dono. Nosso foco de estudo encontra-se nos fundos, protegido por uma antecâmara, já que é um estúdio de gravação e precisa do isolamento acústico do exterior. Para isso possuí uma porta metálica (1) pesada de batente duplo com borracha para vedação.

O estúdio possuí três salas, as duas principais são dividas por função: a sala maior (voz) e sala menor (mixagem e materização). E cada uma tem seu próprio condicionamento acústico.

A sala maior, de gravação, necessitou ser assimétrica (2), ter quebra de paralelismo (o mínimo para fazer efeito é de 8% de inclinação), ser difusora, ter iluminação natural (3). Ela possui o que se chama de “Box in a box”, que é a construção de uma sala dentro da sala original para diminuir o ruído de impacto, o piso, paredes e teto não possuem contato físico com a estrutura original. Nesse caso foi usado no piso a ordem: piso de madeira, contrapiso, piso flutuante e depois a laje. Dentro da sala possui também uma placa móvel que pode ter resultados acústicos diferentes de acordo com o desejado. Quando aberta ela possui faces absorventes e reverberantes, quando fechada possui apenas as reverberantes deixando a sala mais viva. Ela também possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com