TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Similar - Mirante das Mangabeiras

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Mirante das Mangabeiras – Belo Horizonte

         Localizado na rua Pedro José Pardo, em Belo Horizonte, o Parque Municipal das Mangabeiras (onde fica situado o Mirante das Mangabeiras) é referência na cidade em quesito atenção à vegetação nativa e respeito à natureza. Projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o parque, em seus 240 hectares, 59 nascentes do Córrego do Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.

        O Parque situa-se em região residencial, cercado por poucos comércios, o Clube de Tênis Minas II, a Biblioteca do Centro Cultural Vila Marçola e o Hospital da Baleia, na região das colinas. É composto, em sua extensão, por vegetações originárias do Cerrado e de Mata Atlântica. O Parque também serve de abrigo para mais de 160 espécies de aves registradas, e mais de 50 espécies de outros animais, dentre eles quati, mico-estrela e a rã Hylodes uai, que tem seu nome em homenagem a Minas Gerais.

          O Parque é dividido em três rotas principais, focadas em experiências específicas. No “Roteiro da Mata” é possível conhecer um pouco mais da vegetação de Cerrado e Mata Atlântica, passando pelo Viveiro das Mudas Nativas, Centro de Educação Ambiental (CEAM), Mirante da Mata e Morro do Pic-Nic/Vale dos Quiosques. Para o contato com os recursos hídricos, existe o “Roteiro das Águas”, integrado pelo Recanto da Cascatinha e Lago dos Sonhos, formados pelas águas do Córrego da Serra. Para as atividades recreativas e esportivas, a “Rota do Sol” conta com as Ilhas do Passatempo, Pista de Skate, Praça do Britador, Parque Esportivo e Ciranda dos Brinquedos.

Figura 1 – Mapa de Rotas do Parque das Mangabeiras

[pic 1]

Prefeitura de Belo Horizonte (2019)

       Como anteriormente citado, o Parque dispões de várias opções de entretenimento para seus usuários, dentre as quais pista de skate, parque esportivo, quiosques, e o Mirante das Mangabeiras. Em tese, os espaços são amplamente arborizados, e organizados de forma a disponibilizar zonas de conforto aos usuários, sem deixar de respeitar fauna/flora locais. As áreas de lazer abrigam desde quadras poliesportivas à espaços abertos para lazer contemplativo, com pequenas quedas e espelhos d’água.

      Dentre as espécies de árvores que ambientam o Parque, estão copaíba, o guanandi o jacarandá, o jequitibá, o pau-jacaré e a quaresmeira (Mata Atlântica), e o barbatimão, a candeia, a caviúna, a guabiroba, o murici e o pau-santo, comuns nas áreas de Cerrado.

    O arvoredo fica em primeiro plano quando observa-se a paisagem do Mirante das Mangabeiras, dando vista à parte mais baixa de Belo Horizonte.

Figura 2 – Mirante das Mangabeiras

[pic 2]

Belo Horizonte Surpreendente. (2019)

Prefeitura de Belo Horizonte. Parque Municipal das Mangabeiras. Disponível em: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativo-turistico/mirante-do-mangabeiras. Acesso em: 24 de agosto de 2019.

Belo Horizonte Surpreendente. Mirante do Mangabeiras. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/informacoes/parques/parque-das-mangabeiras. Acesso em: 25 de agosto de 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (266.5 Kb)   docx (541.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com