TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Levantamento l, de acordo com os Mapas Temáticos

Por:   •  23/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório do Levantamento l, de acordo com os Mapas Temáticos

ESTRUTURA VIÁRIA ( Hierarquia viária )

          Muitas partes da região em estado precário, ruas sem asfalto, ou em estado precário; falta de uma boa sinalização nas ruas; ruas com falta de faixa pedestre prejudicando quem anda a pé. De acordo com as imagens, muitas ruas sem calçadas, ou com calçadas em más condições.  Apenas em alguns pontos, incluindo as Avenidas principais, que possui uma sinalização melhor, com ruas asfaltadas em melhor estado, com boa iluminação e mais acessibilidade. Uma região que precisa de várias manutenções para assim um melhor aproveitamento desse espaço.

ÁREAS VERDES (infraestrutura verde: fundo de vale, praças)

           A região possui um grande número de descarte de lixo irregular. Praça sem calçada ao redor, só há iluminação nas extremidades, o que o uso acaba sendo mais seguro durante o dia; por ela ter muitos desníveis acaba dificultando pra algumas pessoas caminharem; mas também devido ao número e tamanho de árvores existentes ao redor, acaba gerando um grande número de sombras para as pessoas andarem, com uma boa ventilação. Possui um córrego na região, que deságua no Ribeirão Quati que passa por baixo da Avenida Brasília.

PAISAGEM URBANA

        Região que faz parte da zona urbana da cidade, onde próximo a área de intervenção se concentra uma grande área comercial e mista, com uma reserva próxima, de acordo com o mapa. Nas marginais a uma falta de distinção entre rua e calçada, dificultando uma passagem segura das pessoas. Há vários locais em que não há respeito na circulação de pedestres, em algumas  calçadas, por exemplo, que são utilizadas para a venda de carros e sucatas. Muitos postes em um só lote.

          As casas nem todas são precárias, possuindo desigualdade social. Mas muitas não estão em bom estado, obtendo lixos em seu entorno e dentro também, havendo divisões de terrenos por lonas e não possuindo saneamento e infraestrutura básica. As calçadas possuem tamanhos estreitos, e as rampas não possuem continuidade plana para a passagem dos cadeirantes, obtendo obstáculos para este acesso. Algumas calçadas com bastante vegetação, dificultando o acesso. Possui alguns elementos urbanizadores como escolas, igreja, comércio, mas não são suficientes. Os loteamentos existentes são bem distribuídos com 15 metros de frente e as áreas vazias são mal aproveitadas.

          Mas há também alguns pontos de recreação por aqui com várias atividades, com uma grande pista de skate, campos de futebol, área de caminhadas, área de apresentação. Possui também a 5º Companhia do batalhão de policia militar de Londrina, apesar de alguns moradores reclamarem da falta de segurança. Muito ferro-velho nesse local. Nessa região a um grande número de carros de auto-escola, que realizam suas aulas por ali, principalmente pelas ruas não serem tão boas, sem possuir uma boa sinalização, para os alunos irem se adaptando com a prova realizada pelo Detran, que na maior parte são realizadas nessa região.

INFRAESTRUTURA URBANA

         Uma região que em grande parte a iluminação prevalece, porém há lugares com maior número de postes, sem necessidades, enquanto outras, não possuem nenhuma iluminação. Toda a região possui rede geral de abastecimento de água, e 95 a 100% de rede de esgoto. Em algumas áreas encontram-se pontos críticos que prejudicam a infraestrutura da região, são vários lugares com bocas de lobo entupidas devido ao grande número de descarte de lixo irregular, impedindo o escoamento de água e gerando poluição. No sistema de transporte público, há uma linha que passa próximo ao local de intervenção, porém não a existência de pontos físicos no local. Em outras ruas, há pontos de ônibus em estado precário; alguns sem abrigo, o que prejudica em dias de chuva, e outros com boa conservação mas com as calçadas muito deterioradas.

EVOLUÇÃO URBANA

        A cidade de Londrina surgiu em 1929, quando o país passava por profundas transformações tanto ao nível de comércio internacional como de reorganização de sua indústria nacional, além da busca de interiorização do país, mesmo em pequena escala. A ocupação do município se deu por migrantes de outros estados brasileiros e imigrantes estrangeiros que, acumulando dinheiro com culturas intercalares ao cultivo do café, principalmente de fazendas de São Paulo, conseguiam dar entrada para a compra da terra.

         Em 1954, destaca que a transformação da cidade em sede municipal em 1934, e a chegada do primeiro trem, contribuíram para acelerar o crescimento urbano. Toda expansão de Londrina foi rápida e dinâmica, em 6 décadas a cidade programada para 20 mil habitantes atingiu mais de 400 mil, um rápido avanço em todos os setores, desde infraestrutura básica como a vinda de industrias de tecnologia de ponta, além de diferenças sociais e ambientais. Os planos de gestão que apresentou desde cedo colaboraram para sua expansão organizada, bem como possibilitaram que vencessem as dificuldades dadas desde a sua constituição. Especialmente na ultima década, investiu-se em infraestrutura e em mais equipamentos e mobiliários públicos, que proporcionam qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com