TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre a palestra com a Dra Denise Apolinário

Por:   •  25/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre a palestra com a Dra Denise Apolinário

Direitos Humanos e Sociedade

História Dos Sistemas Jurídicos

Professora: Dra Mônica Ferreira

Aluno: Flávio Dos Santos Silva Torres

Matricula: 600.622.742

Turno: Noite, 2°período.

   Os direitos humanos são os direitos fundamentais da pessoa humana, onde todos que residem neste planeta gozam deste direito, mais eles são constantemente violados, e não é uma situação contemporânea, a violação dos diretos fundamentais tem traços que rastejam com a sociedade dês do inicio dos tempos como, por exemplo, o “pater- famílias” que os pais tinham total controle sobre a sua família e sobre os filhos, podendo decidir se o filho merece viver ou não é digno de tal direito.

   Os Direitos humanos estão diretamente ligados a uma entidade divina, que é o Deus criador do universo, onde essa entidade divina cria todos os seres vivos que habitam este planeta, nos proporcionando a vida e a certeza que não há pessoa com tal poder para descriminar e violar os seus diretos, por isto é denominado direito fundamental. Que o portador desse direito não o pode abrir mão e nem repassa-lo a outra pessoa.

   Visando a proteção deste direito foi fundada a Organização Das Nações Unidas (ONU), que tem por objetivo estabelecer a paz mundial e evitar conflitos violentos entre os países. Dês de sua criação até os dias atuais esta organização vem realizando tratados para os países signatários se comprometerem com a dignidade e com os direitos fundamentais de sua população, inúmeros tratados foram elaborados com este intuito.

   O Brasil é signatário de vários tratados colocado em pauta pela ONU, aonde vem ratificando a sua carta magna de 88 que derruba o autoritarismo e adota a democracia para erradicar a violação dos direitos humanos e dar um apoio mais sólido ao seu povo.

   O povo brasileiro tem a falha conclusão que os direitos humanos são para proteger os marginais que vivem as margens da sociedade brasileira, onde a palestrante Dra Denise Apolinário externou a ineficácia deste ponto de vista.

   Os direitos humanos foram elaborados para resguardar os direitos fundamentais de pessoas que sofrem com a injustiça aplicada sobre elas, seja o fato ocorrido por parte de entidades publicas, ou por pessoas comuns. Buscando melhorar a convivência e dar a oportunidade de todos se protegerem de forma igual, apesar de a sociedade ter esta percepção que é imposta pelas redes de comunicação em massa como a televisão e o rádio.

   Ao longo da vida podem-se perceber vários momentos que os direitos humanos nos são resguardados ou violados, ao longo do tempo temos a atualização de leis e a criação de tratados para proibir e erradicar ações que os grupos minoritários são prejudicados.

   Muitas vezes ao julgar de forma precoce as atitudes que nos são relatadas pelos meios de comunicação em massa como defensores de marginais, a população não reflete que essas pessoas estão em posição mais desfavorecida que os demais sujeitos de sua sociedade, por este motivo se arriscam em confronto com a polícia. Já do outro lado estão os policiais que são tão vulneráveis quanto os marginalizados, e também tem os seus direitos fundamentais resguardados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com