TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Requalificação do Centro de Belem

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

METODOLOGIA PARA ESTUDOS DE CASO DE URBANIZAÇÂO DE ÁREAS CENTRAIS

        

  1. Introdução:

O centro histórico de Belém atravessa hoje um dos períodos mais críticos de sua história, o seu legado cultural encontra-se em processo de degradação urbana. Tal situação coloca em risco não apenas o grande potencial turístico e econômico existente na região, mas toda a cultura e história da cidade envolvida no processo evolutivo da região.

Ao longo de pelo menos quatro décadas, o centro histórico de Belém conhecido pelo bairro CIDADE VELHA esteve abandonada à própria sorte, embora encontrava –se tombada desde 1990 pela Lei Orgânica do Município, não se empreendeu durante todo este tempo até a atualidade, nenhuma ação integrada de revitalização ou visando reverter o processo em curso, apenas para preservação.

O objetivo deste artigo é discutir a prática projetual contemporânea no Centro, de modo a identificar, dentre os objetos selecionados, importantes contribuições que demonstrem como: intervir na preexistência de maneira atual e harmônica, sem romper com a unidade dos conjuntos edificados, e preservar a identidade de nossos centros urbanos.

-Histórico

O Centro Histórico de Belém, tombado em 1994 pelo poder público municipal e em 2012 em esfera federal, é composto por cerca de três mil edificações, abrangendo os bairros da Campina e Cidade Velha, área que representa o núcleo inicial da cidade de Belém. O local se apresenta bastante descaracterizado, em função de uma legislação de proteção tardia, com inúmeras alterações em razão do progresso indisciplinado, fruto de um longo período com insuficientes políticas públicas e mecanismos de proteção incapazes de salvaguardar o conjunto histórico da cidade.

-O que deflagrou o processo?

O adiantado estado  de  degradação  do  patrimônio  arquitetônico e pai-sagístico da área de estudo deste projeto, agravado sobremaneira pelas  conseqüências das sucessivas crises econômicas vividas pelo país fornecem, por si só, uma  medida do desafio colocado para a implantação e realização de uma revitalização do centro histórico de Belém.

A dinâmica urbana deste processo de deterioração localmente antes capitalizada pela indústria civil, assumia a especulação imobiliária com uma de suas diretrizes principais, reproduzindo uma cidade moderna capitalista na época, porem com o passar dos tempos começa a ser representada como obstáculo que impediria o desenvolvimento de forças produtivas que estariam presentes na cidade e sem o aprimoramento e restauração da área estas atividades foram extintas da área central.

Um centro comercial onde encontra-se associado aos problemas decorrentes de segregação espacial do uso dos solos, problemas assumindo o comando das ações, a atividade comercial de camelôs e comércios para classe populares passam a ditar a forma das atividades comercias fazendo a área de uso residencial e ocasionando degradação além de insegurança do local.

O processo de degradação ambiental aliado a descaracterização do conjunto arquitetônico e paisagístico do centro comercial de Belém, acabaria finalmente por afugentar uma parte de sua clientela original visto que atualmente o comércio predominante é voltado para a classe popular e de camelôs.  O capital simbólico representado pelo patrimônio cultural do centro histórico sofria sucessivas “baixas”contribuindo para a sua acentuada desvalorização e perda de atratividade.

  1. Caracterização:

- Local:        

Belém, capital do Estado do Pará, localiza-se às margens da Baía do Guajará e do Rio Guamá.

[pic 1]

Figura 1: Mapa localização Belém e suas proximidades.

Fonte: www.google.com.br/mapas

-Área;

Estado do Pará: 1.248 km²

-Perímetro;

Cidades de entorno de Belém: Santa Isabel do Pará, Castanhal, Abaetuba, Barbacena e Santa Bárbara do Pará.

-Legislação;

Lei de Preservação e Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Belém nº 7.709, de 1994.

-Dados;

Área: 80,8 habitantes

População: 12,128.

Densidade: 8.788 hab./km²

Domicílios: 3.164

-Diagnóstico;

Um centro comercial onde encontra-se com problemas decorrentes de segregação espacial do uso dos solos, excesso atividade comercial de camelôs irregulares, comércios para classe populares passam a ditar a forma das atividades comercias fazendo expulsão da área de uso residencial, degradação de patrimônios históricos, insegurança do local e índice de criminalidade.

-Eixos de atuação;

O centro abrange atividades do comércio, serviços, turismo.

Principais destaques de comercio da região central:

  • Mercado de Ver-o-Peso.
  • Mercado de São Brás.
  • Casarões Portugueses, Museus históricos.
  • Estação das Docas.
  • Comércio ambulante e tradicional.

[pic 2]

Figura 2: Principais pontos de comércio e atuação.

Fonte: https://www.google.com.br/maps/place/Cidade+Velha

-Atores envolvidos: Instituições, organizações populares etc.

  • Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
  • Prefeitura Municipal de Belém.
  • Unesco.
  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

-Fotos;         

[pic 3]

Figura 3:  Complexo Feliz Lusitânia

Fonte:(Foto: Oswaldo Forte/Amazônia Jornal)

[pic 4]

Figura 04 - Mercado de Ver-o-Peso.

Fonte: www.wikilicias.com.br

[pic 5]

Figura 05: Mercado de São Brás

Fonte: www.google.com.br/imagens.

[pic 6]

Figura 06- Estação das Docas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (837.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com