TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Com Base no Filme The Georges Pompidou Centre

Por:   •  1/12/2020  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Architecture 05 of 23 The Georges Pompidou Centre , Richard Copans e Stan Neumann, youtube, 28 de agosto de 2011, 25:27 min, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IkgnXkBcVGs, Acesso em 21 de outubro de 2020.

Resenha por: Ana Raphaela Proença Gama

Em, Architecture 05 of 23 - The Georges Pompidou Centre, é abordado como foi pensado e concebido o monumento mais conhecido da França, feito pelos arquitetos, pouco conhecidos, Renzo Piano e Richard Rogers, é interessante notar como a estrutura apresenta-se de forma extremamente evidente e chamativa nessa obra em específico. Apesar de sua arquitetura não agradar muito algumas pessoas, é fundamental destacarmos que o Centro Pompidou é uma obra excepcionalmente interessante do ponto de vista estrutural. O documentário, com cerca de 26min, trata mais especificamente de como a obra impactou a cidade num geral, e também sobre as decisões dos arquitetos sobre a obra num geral e como os usuários poderiam usufruir daquele edifício.

O Centro Georges Pompidou surgiu a partir de um concurso de arquitetura

para a construção de um espaço cultural e artístico que ficaria no centro histórico de Paris. O concurso foi idealizado pelo presidente George Pompidou, e com os arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, a obra começou a ser construída em 1972, e foi inaugurada cerca de 5 anos depois. O edifício abriga um museu de arte moderna, um centro de design industrial, uma biblioteca infantil com centro de artes, audiovisual, espaço para exposições temporárias, além de outros diversos usos. A obra conta ainda com uma grande praça pública, que para os arquitetos serviria como um local de encontro, juntando a tradição e a modernidade. O que de certa forma nos mostra que apesar de ser uma obra destoante do seu entorno, ainda sim foi pensado na tradição local. O principal foco da construção foi possibilitar espaços internos mais abertos, o que resultou na externalidade de toda a parte estrutural e do sistema mecânico do prédio. As tubulações foram pintadas de diferentes cores, para diferenciar seus usos, e a parte estrutural é toda evidente em metal. Causando uma sensação de estranheza inicialmente, por ser um estilo de construção totalmente diferente.

Ademais, a parte estrutural dessa obra é extraordinariamente interessante, visto que o prédio inteiro é funcional e amplo. A estrutura conta com cabos de aço,

cabides-feixes, vigas, pórticos, postes, e uma vasta estrutura de vidro e aço. Distribuído em, andares para infraestrutura e serviços, e os demais andares que inclui um mezanino e um terraço, sendo esses andares constituídos de um superestrutura de aço e vidro que abrange todo o espaço livre.

Além disso, o Centro Pompidou é considerado uma das primeiras obras do estilo high tech, que diz respeito a uma conjuntura da arquitetura nascida nos anos 70 e tem como princípio o uso da alta tecnologia para a construção de edifícios, um início da pós modernidade das artes. Justamente o que atraiu toda a atenção na obra de Piano e Rogers. Todos esses conceitos da corrente high tech aplicadas no monumento parisiense ficam expostos, funcionando como um raio-x da obra, onde é possível contemplar o desempenho e a forma como são configuradas esse funcionamento. Além de proporcionar vistas incríveis da cidade que provém da estrutura de circulação, feita externamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com