TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME THE POST A GUERRA SECRETA

Por:   •  10/6/2019  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE

JORNALISMO

COMUNICAÇÃO E SOCIOLOGIA

PROFESSOR FENELON ROCHA

EZEQUIEL ARAUJO MACIEL

RESENHA

“THE POST – A GUERRA SECRETA”

Teresina

2019

The Post – A Guerra Secreta é uma produção norte-americana de 2017. O longa-metragem, dirigido por Steven Spielberg, é protagonizado por Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson e outros. O filme dramatiza a história real dos jornalistas do Washington Post tentando publicar os Pentagon Papers após a iniciativa do outro jornal americano, The News York Times, publicar à frente tais documentos, documentos secretos sobre o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O filme concorreu a seis categorias no Globo de Ouro e duas indicações ao Oscar no ano de 2018.

Em resumo, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert McNamara, fez um enorme relatório de como os presidentes americanos sabiam que a presença americana na Guerra do Vietnã era uma péssima ideia. O personagem interpretado por Matthew Rhys (Daniel Ellsberg), um consultor que tinha acesso a esse estudo, após descobrir essas informações, começa a divulgar esses documentos. Inicialmente o The New York Times tem acesso primeiro, mas depois de serem processados pelo próprio governo, o Washington Post tem acesso a várias páginas desses documentos e daí começa o empasse: Quem fará furo de reportagem?

The Post é bastante direto e objetivo sobre o que quer dizer, pra quem quer dizer. O tema principal relatado é sobre a liberdade de imprensa. No filme é discutido a omissão do governo nacional por ter mentido a nação com relação a real atuação do país na Guerra do Vietnã. O The News York Times acaba tendo acesso a esses documentos e faz seu papel divulgando à sociedade. O governo, por seguinte, processa o jornal com base na Lei da Espionagem.

“Esses dias têm que acabar. Temos que ser os fiscais de seus poderes. Se não os mantermos responsáveis, quem, por Deus, fará isso?” – Ben Bradlee (Tom Hanks) dialogando com Kat Graham (Meryl Streep). Nessa frase podemos ver que o personagem de Tom Hanks cita a tarefa fundamental do jornalista pelo qual o exercício da profissão é uma atividade de natureza social e de finalidade pública. Portanto, seu compromisso é fundamentado na verdade dos fatos, assim seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.

Então podemos concluímos que em uma época como a atual, em que a imprensa está sendo cada vez mais desacreditada, a luta de um jornal para levar a verdade até seus leitores merece ser vista e aplaudida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com