TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Fato Social

Por:   •  20/6/2016  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

Arquitetura e Urbanismo – 3º período – Noite

Carolina da Silva Barreto

SOCIEDADE E ESPAÇO

Resenha: Fato Social

Belo Horizonte

2016        

FATO SOCIAL

No conceito de fato social, segundo Émile Durkheim, tomamos como contexto padrões que nos são impostos pela sociedade e que desde crianças aprendemos a segui-los ou não, de forma que possamos nos tornar pessoas boas e bem vistas diante do mundo e da nossa família principalmente. Geralmente fazemos algo porque sempre todos fizeram ou já fazemos desde que nos entendemos como pessoa. Isso acontece porque os fatos sociais nos influenciam e fazem com que sejamos moldados de acordo com os costumes que estão diretamente ao nosso redor. Pelo conceito de solidariedade mecânica, devemos aceitar esses costumes e segui-los, caso contrário, seremos sujeitos a penalidades. E mesmo que alguém possa não concordar com tal conceito, o mesmo acaba sendo influenciado, direta ou indiretamente, porque esses conjuntos de maneira afetam a todos devido a sua uniformidade, por possuírem características semelhantes.  Quando nascemos, a sociedade já está organizada com suas leis e seus padrões, porém, isso nos é imposto naturalmente por estar implícito em nosso aprendizado, ou seja, faz parte da nossa educação e cultura a maneira como interagirmos e nos organizamos. .

Na solidariedade orgânica ocorre um processo de individualização, onde cada pessoa assume funções específicas dentro da divisão do trabalho social. Agora, eles se unem não porque se sentem semelhantes, mas sim porque são interdependentes dentro do coletivo. Cada um possui sua própria personalidade e ações, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. . A  coesão resultante dessa solidariedade é mais forte e se manifesta nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas. É dependente da sociedade, porque é dependente das partes que a compõem.

A anomia, segundo Durkheim, ocorre com a desorganização de uma sociedade, que leva ao enfraquecimento da união dos indivíduos que já não sabem mais que normas devem seguir e perdem o sentido de pertencer ao grupo.  As mudanças repentinas na sociedade fazem com que as normas, antes já estabelecidas e satisfatórias, tornem-se obsoletas produzindo na sociedade um estado geral de anomia, falta de clareza e desorientação pessoal.

No curta “O dia que Dorival encarou o guarda”, os fatos sociais são coercitivos a partir do momento em que não temos escolha, como no caso do Dorival. Vivemos dentre um padrão de regras, leis, hábitos e temos opções de escolha, porém até certo limite que não descumpra o estabelecido nos padrões morais e éticos da sociedade. As normas surgem a partir de alguma necessidade da sociedade de organização ou justiça e são hereditárias, como foi o caso em que os próprios guardas não sabiam a origem da norma de não se permitir tomar banho, porém a mantinham.

Em “A onda”, o fato social é manifesto quando a imposição de regras absolutas pelo professor, para um bom funcionamento social, interfere diretamente no comportamento dos alunos que passam a ter um objetivo comum, uma disciplina, porém cegos de suas atitudes. Passa a ser agradável á quem pertencia ao grupo, trazendo segurança e confiança. E se torna desagradável para os indivíduos que não pertenciam a este grupo, pois se consideravam o melhor tipo de organização.

Faça um texto de reflexão a partir da discussão do fato social (e os conceitos que se vinculam como solidariedade, consciência e anomia) apresentado no capítulo do autor Durkheim no livro "Um Toque de Clássicos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com