TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Brasil, Cidades

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil, Cidades (Ermínia Maricato)

O texto trás em pauta um assunto polêmico de difícil resolução, ‘’O mau investimento público nas cidades brasileiras’’.

A dissimulação dos governantes, o desrespeito com a população, principalmente a mais carente, investimentos que seriam gastos com sistema viário, por exemplo, sempre são desviados e gastos com empreiteiras, sendo o meio de ganhar propina e enriquecer ainda mais a classe alta.

A Autora ainda apresenta como exemplo um dos maiores corruptos da história no Brasil, Paulo Maluf, com sua gestão na prefeitura de São Paulo (1993 a 1996). A maior parte das obras feitas no sistema viário foi concentrada onde predomina a Classe Alta, deixando de lado os bairros mais carentes. O prefeito priorizou a parte imobiliária em torno do Rio Pinheiros com edifícios e shopping Luxuosos. O investimento nos bairros de baixa renda não conta como planos políticos enganando-se descaradamente a população carente. No seu governo contaram com três marcas repetitivas ao longo da sua gestão (Cingapura, Paz, Leve-leite). A população mais carente se satisfez apenas com isso, mas na verdade era muito pouco comparado aos altos gastos com construções de Viadutos, e a especulação imobiliária. Foram gastos centenas de milhões e muitas obras inacabadas, deixando dívidas para seus sucessores.

A gestão do Prefeito do Rio, César Maia não foi diferente de São Paulo, o programa de urbanização dos bairros necessitados no Rio de janeiro, de 154 apenas 17 foram concluídos. Nos bairros onde foram realizadas as obras, trocaram o que não tinha necessidade de serem trocadas.

Tanto no Rio como em São Paulo, foram feitos planos sem obras e obras sem planos. O Plano diretor seria de grande importância no cronograma de desenvolvimentos não só destas cidades, mas em todas que precisam no Brasil. É fato, o problema político no Brasil já está enraizado, os urbanistas brasileiros deveriam entrar nessa briga, a briga contar a corrupção da construção, assim ajudaria a perpetuar a desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com