TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A Linguagem Clássica da Arquitetura

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  114 Visualizações

No livro “A Linguagem Clássica da Arquitetura” de John Summerson, o autor começa em seu primeiro capítulo enfatizando que a arquitetura clássica se refere diretamente a arquitetura antiga, especificamente, a arquitetura romana e grega, onde na Grécia era implantada nos templos, já em Roma era mais utilizada em edificações religiosas, militares e civis. Outro ponto muito comentado, de acordo com John, é que o entendimento do classicismo é imprescindível, seja no mundo arquitetônico ou literal e que deve ser visto como um conhecimento básico de todos.

É muito relevante, na arquitetura, a harmonia das estruturas de um edifício, principalmente quando se trata da proporcionalidade entre suas estruturas, proporcionando algo agradável aos olhos. O autor também aponta que a arquitetura clássica sempre apresenta em sua estrutura alguma das “ordens”, que segundo Vitrúvio, são: A Jônica, a Dórica e a Coríntia, também mencionou a Toscana, que muito tempo depois, criaram-se novas ordens, novos entendimentos e características sobre elas. Em um projeto de edificação é indispensável o uso das ordens para caracterizar o estilo de tal construção.

Summerson destaca que as ordens vistas como colunas e pedestais, na modernidade, não seriam mais tão úteis pois não há mais construção de templos. Mas que valorizando as suas características únicas, as ordens são muito úteis para a expressividade do edifício, sendo como uma referência nas construções, como dito anteriormente, trazendo uma visão harmônica ao edifício. O autor também cita alguns edifícios arquitetônicos romanos, muitos autores e arquitetos, e salienta sobre a construção do Coliseu, o detalhando.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com