TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro Panorama da Arquitetura de Nikolaus Pevsner

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 16

Nomes: Giovanna Peres Sozio e Ana Luisa Leonardo Nunes

Professores: Carlos Coelho e Teto

Turma F11

Resumo comentado de História da Arquitetura II

Livro Panorama da Arquitetura de Nikolaus Pevsner

Capítulo 2 – O estilo Românico

Neste período dos anos 900 aos 1000, as nações da França e da Inglaterra estavam passando por muitos confrontos e esse período foi considerado como anos sombrios, pois não havia progresso nas artes, na arquitetura e até mesmo na própria civilização. Durante esses anos, foi implantado o sistema feudal, do qual serviu de edificação para a vida social da Idade Média.

Em meados de 965, criou-se o estilo românico, cujo só pode ser descrito por meio de suas características e sua ideia central, do qual atua em todos os aspectos. A arquitetura carolíngia possuía diversas características trazidas da arte românica, mas só é possível a percepção destas mais tarde quanto já possui seu inteiro significado.

Uma das inovações mais significativas deste período foram as plantas térreas que buscaram uma nova articulação e ordenança nos espaços, com isso o espaço se tornou organizado, planificado e agrupado, do qual se opõe à arte bizantina e paleocristã.

Na França, as igrejas românicas ordenavam-se pelo plano irradiante e o plano escalonado, sendo que ambos possuíam função de desenvolver os cultos dos santos e difundir cada vez mais o costume entre os padres de dizer a missa diariamente. Para isso era necessário um maior número de altares e a solução que encontraram foi a de aumentar o numero de capelas reservadas ao clero.

Na Saxônia, foi implantado um novo sistema para articular o todo de uma igreja e este sistema foi adotado pelos arquitetos da Europa Central durante muitos anos. A disposição era menos simplista, o que deixava de ser menos monótono e ritmicamente mais interessante, ou seja, a planta por ser mais complexa, carregou consigo uma lógica de uma razão ativa e coerente. Como exemplo desse sistema pode ser citado  St. Michael de Hildesheim, do qual as paredes são divididas em toda sua extensão por pilares e colunas, sendo que possui uma determinada ordem a ser colocado tais elementos. Essa ordem de pilar – coluna – coluna – pilar delimita o próprio espaço em unidades distintas.

Na Normandia foi criado outro método, porém igualmente eficaz para se obter o mesmo efeito.  Esse estilo foi a versão mais consistente da primeira fase do românico. Para entender melhor o estilo românico, era necessário analisar as catedrais e abadias Normandas localizadas na Inglaterra. Esse principio separava os vãos por meio de colunas muito altas, o que dava a impressão de certeza e grande estabilidade de toda estrutura projetada. A simplicidade de expressão, com a parede maciça sendo o principal elemento e o emprego de formas mais simples, caracterizou o estilo românico do século XI.

No final do século XI foram encontradas novas mudanças o que sugeriam formas mais complexas e com maior expressão individual. A Catedral de Durham na Inglaterra é considerada o monumento decisivo do período, pois é possível encontrar diversas características novas empregadas. Foram colocadas abóbadas e, da impressão de que a nave é mais alta do que realmente é, por causa da abóbada ogival que cobre a nave. Essa técnica de cobrir a nave por uma abóbada nas igrejas foi dominada nesse período.

As técnicas de engenharia que aplicavam no período tinha intuito de aumentar a segurança contra incêndios nos tetos das igrejas através do abobadamento.

As abóbadas de Durham são enfáticas pelo motivo de que as abóbadas nervuradas presentes na Catedral são consideradas o primeiro passo para o estilo gótico, sendo assim de grande influência para o movimento de arquitetura gótica. Isso não quer dizer que Durham seja de estilo gótico, pois as abóbadas foram empregadas com intuito de representar a realização última da tendência à articulação. As abóbadas nervuradas transmitem vivacidade para a Catedral, porém está longe de ser uma arquitetura alegre ou dinâmica. Há diversas abstrações na decoração, da qual é característica unicamente da arquitetura normanda da Inglaterra e da Normandia.

No final do século X, a Alemanha criou um tipo de capitel rigidamente abstrato, o qual é chamado de capitel de bloco. Esses capitéis eram decorados com folhagens e alguns até mesmo com desenhos de animais, embora não fossem inspirados pela natureza.

A maioria das igrejas carolíngias e igrejas românicas maiores do período, eram projetadas para ostentar variedade e grandiosidade tanto no exterior quanto no interior.

Outro elemento importante para o futuro da arquitetura europeia é a fachada com duas torres, sendo esta utilizada pela primeira vez, na Alemanha no século XI. Aparece pela primeira vez na catedral de Estrasburgo (1015).

Na Idade Média, a peregrinação era o principal meio de comunicação cultural e a sua influência no planejamento das igrejas é evidente. Com isso, é possível notar os processos de criações e o surgimento de cada estilo arquitetônico em diferentes locais. No século XI e XII a abadia de Cluny localizada na França representou importante papel no desenvolvimento do itinerário das igrejas de peregrinação. A Saint Martial em Limoges, a Saint Sermin em Toulouse e a igreja de Santiago possuíam características em comum, das quais pode ser citado: altas, sombrias, com galerias sobre as arcadas e abóbadas de berço sobre as galerias, sem janelas do clerestório, com deambulatório e capelas radiais. Já a abadia de Cluny apresentava dois transeptos, encimada por uma torre ortogonal, transepto ocidental, duas pequenas absides nas faces orientais, deambulatório com cinco capelas radiais. Essa estrutura possui alta complexidade e foi a expressão do mais alto momento da cristandade medieval, em meados  de 1095. Outras características que distingue a abadia de Cluny das demais igrejas de peregrinação são: a elevação interior com suas grandes arcadas na ponta, seu falso trifório ( sem galeria) e suas janelas de clerestório.

A Igreja de Madalena, em Vezelay que é mais ou menos da época da abadia de Cluny, apresenta apenas uma arcada e um grade clerestório. O acesso principal se dá através de um nártex de três vãos, passando por portais românicos de esculturas figurativas. Sua nave de altura incomum e seus arcos de pedra cinza e rosa possui proporções nobres.

Após algum tempo que foi empreendida abóbada nervurada de Durham, passou a se utilizar abóbadas sexpartidas e não quadripartida. Essa nova estrutura desempenhou a mesma característica da abóbada de aresta, do qual permite que forme um vão quadrado e ao mesmo tempo dava-lhes seis apoios em vez de quatro que eram usados nas outras abóbadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com