TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo cap. 11 História da cidade - Benevolo

Por:   •  28/8/2019  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo sobre o livro “História da cidade”

O livro de estudo para elaborar a atividade, “História da cidade”, escrito por Leonardo Benevolo, foi publicado em 1980, e discorre sobre a origem da cidade no mundo antigo, abordando a história arquitetônica de várias cidades.

O capítulo estudado discorre sobre as Capitais da Europa Barroca, expõe os métodos de desenvolvimento de cidades e como cada uma evoluiu através dos anos.

Nas primeiras décadas do século XVII, ocorre uma mudança dos métodos da projeção e da gestão urbana, a arte passa a ser baseada nas particularidades subjetivas e sentimentais, retratando o conformismo. Essa mudança se dá por conta das crises econômicas e também da formação da pesquisa cientifica moderna.

A nova cultura artística do grande século tem como base o classicismo, ela alcança um controle mais preciso do ambiente natural e artificial e trabalha diferentes e grandes escalas, formando belos espaços que fazem uma ligação de parques com edifícios monumentais, que eram destinados a uma classe soberana. Versailles e Paris possuem grandes exemplos de espaços transformados em escalas diferentes do que era de costume utilizar na Itália, porém esses exemplos são todos no campo, esse novo método não teve aplicações nas cidades habitadas.

Em Turim e Nápoles, os novos desenhos de cidade passaram a ser realizados, sempre seguindo a orientação da cidade romana, com as ruas tabuleiro. Nas ruas e praças mais importantes as fachadas das casas eram todas iguais, assim como nas praças reais francesas. Esse traçado não permitia a organização ordenada da cidade, pois a população continuava aumentando cada vez mais.

As cidades holandesas eram dirigidas por planos municipais e desenvolviam uma cultura original burguesa, temos como exemplo Amsterdã, que se torna o centro do comércio e atividade bancária europeia, seu crescimento se deu através de vários fatores, como os métodos administrativos medievais, a contribuição da ciência e da tecnologia moderna e a regularidade da cultura visual renascentista. Amsterdã é um exemplo de como as cidades começaram a evoluir, ela pode ser definida na época como uma cidade viva, por conta dos seus grandes canais, os seus territórios eram definidos como locais de trabalho e moradia, pertencentes a todos os cidadãos e não a um soberano absoluto. Assim ela acaba se tornando um modelo urbanístico moderno para os séculos XIX e XX.

Depois da revolução de 1689 Londres substitui Amsterdã como centro do comércio e da finança mundial e cresce até se tornar a maior cidade da Europa, o seu desenvolvimento e evolução se dá por pequenas iniciativas, diferentes das outras cidades, como frequentes espaços verdes públicos ou particulares e loteamentos promovidos pelos proprietários de terrenos nobres ou burgueses. Ela se torna a primeira cidade burguesa em que a forma urbana não depende mais das intervenções do governo ou de uma classe dominante, assim no século XIII já estão presentes em Londres, muitas características de uma cidade contemporânea.

O autor do livro, Leonardo Benevolo, nasceu em 1923 e foi um foi um arquiteto e historiador da arquitetura italiana, ele estudou arquitetura em Roma, onde se graduou em 1946 e depois foi professor de história da arquitetura (em Roma, Florença, Veneza e Palermo). Além de pesquisador e docente, também aplicou sua produção teórica com a prática profissional, participou da elaboração de planos urbanos para Brescia, Roma e Urbino, entre outras cidades, em colaboração com universidades, e escritórios de planejamento. Seu livro mais conhecido é "História da cidade”. Benevolo faleceu em 2017 com 93 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com