TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação - Resumo Cap. 9

Artigos Científicos: Motivação - Resumo Cap. 9. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Capítulo 9 - Motivação

No esforço para entender os princípios da motivação do ponto de vista organizacional, é necessário fazer uma análise das principais teorias existentes e tentar encontrar respostas para duas questões críticas:

• O que é que faz com que as pessoas ingressem numa organização e nela permaneçam?

• Em que condições os ocupantes de um determinado cargo se sentem propensos a produzir (investindo energia e esforço) no ritmo exigido pela organização?

Das teorias destacadas no texto as que mais se enquadram no contexto de responder essas questões em especial podemos destacar o modelo comparativo entre as teorias de Maslow sobre as necessidades humanas e a teoria de Herzberg que fala dos dois fatores.

Maslow cria um modelo onde às necessidades humanas podem ser representadas por uma escada que exige que a necessidade seguinte só passa a ter valor para a pessoa quando a anterior já foi satisfeita.

Na base dessa escada se encontram as necessidades mais básicas do ser humano que é poder se alimentar frequentemente e sem risco de passar fome. Essas necessidades ele nomeia como Fisiológicas.

Em seguida temos as necessidades de segurança que está ligado ao bem estar físico e moradia segurança no trabalho etc.

Depois temos as necessidades Sociais e de Ego, elas trabalham mais com a questão de como o individuo se sente psicologicamente no ambiente de trabalho. Diz também de suas conquistas e como os seus semelhantes as vê.

Por último temos as necessidades de autorrealização, essas são necessidades que nunca serão satisfeitas. Por mais que o funcionário as alcance mais ele vai querer recebê-las.

O que podemos entender deste modelo é que apenas benefícios financeiros não serão capazes de manter um funcionário motivado eternamente, serão necessárias novas formas de recompensá-lo de modo a mantê-lo constantemente emprenhado em progredir rumo ao topo da escada das necessidades humanas.

Já Herzberg em sua teoria dos dois fatores trata dos fatores que causam satisfação e insatisfação profissional nos trabalhadores. O fato curioso é que a falta dos itens que geram satisfação não geram insatisfação e sim “falta de satisfação”. Do mesmo modo, a falta dos fatores que causa insatisfação não gera satisfação e sim “falta de insatisfação”. Disso, podemos entender que os profissionais podem estar satisfeitos com seu trabalho e posição na empresa e ao mesmo tempo insatisfeitos com as interações de ambiente e rendimento.

Herzberg classificou os fatores que causam satisfação como Fatores Motivacionais e os fatores que causam insatisfação com Fatores Higiênicos.

Os fatores motivacionais de Herzberg são fatores relacionados à própria tarefa, a realização da mesma e a satisfação pelo reconhecimento da importância da tarefa.

Já os fatores higiênicos estão ligados ao ambiente de trabalho e a supervisão recebida na execução da tarefa e a remuneração recebida.

Se cruzarmos os modelos de Maslow e Herzberg podemos fazer a seguinte inferência:

• Nas necessidades que Maslow nomeia como Necessidades Fisiológicas e Necessidades de Segurança, Herzberg define como: Política e Administração da organização, Segurança no emprego, Condições físicas de trabalho, Salário e Vida Particular.

• As Necessidades Sociais definidas por Maslow, podemos enquadrar as Relações interpessoais, Supervisores, Colegas, Subordinados e Supervisão Técnica da avaliação de Herzberg.

• As Necessidades de Ego de Maslow são definidas por Herzberg como Progresso, Reconhecimento e Status.

• E por fim, o que Maslow definiu como Necessidades de Auto atualização, Herzberg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com