TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Edifício Eiffel

Por:   •  16/10/2021  •  Ensaio  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

Edifício Eiffel segundo alguns princípios dos 10 mandamentos da arquitetura. Atividade para fins avaliativos da disciplina de materiais e técnicas construtivas

Resumo sobre a aula: os 10 mandamentos da arquitetura, linhas, ornamentos e massa e peso

Linhas: Apesar de possuir um grande alinhamento visível em sua elevação frontal em relação as grandes janelas e seus tijolos com vazões, a maneira com a qual o edifício foi alinhado em relação a rua, foge dos padrões de construção ao redor do edifício, porém a que a maneira escolhida conta com um aproveitamento maior do terreno, trazendo mais benefícios para a sua composição. O posicionamento por sua vez não segue as linhas da calçada, o que chama mais atenção para o recuo do prédio em formato triangular.

Ornamentos: O edifício Eiffel como um todo pode ser considerado um grande ornamento em relação a composição dos prédios ao seu redor, sua forma triangular lembra um grande livro aberto, que faz referência ao prédio Caitano de Campos que se situa em esquina com o Eiffel. O seu formato colabora com a relação do edifício com a esquina em que foi posicionado, pois suas laterais mais abertas trazem um ar mais aberto e convidativo.

Massa e peso: Apesar de ser uma construção de grande porte, a estrutura do edifício traz uma leveza associada a seu formato bifurcado, passando um equilíbrio e harmonia ao contrário de um prédio alto de grande porte, mas com o formato convencional retangular, onde toda sua estrutura fechada o deixa sem um espaço de respiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com