TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o ecletismo

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  1.612 Visualizações

Página 1 de 3

O Ecletismo

No período do Ecletismo, chegaram- se a conclusão de que deveriam reproduzir isoladamente os estilos antigos, selecionando neles o que parecesse melhor.

As novas técnicas de construção tinham resolvidos os problemas espaciais, então não tinha como ignora-las, embora tivessem certa rejeição quanto aos novos materiais, tais como o ferro, incorporando- os disfarçadamente nas grandes obras.

Essas realizações tinham como centralidade a ecole des beaux arts de Paris, acabaram por constituir um mistura formal, posteriormente, conhecido como ecletismo arquitetônico.

O excesso de decorações aplicado às obras, escondendo as técnicas, levou esse período a um descrédito estético, principalmente após o surgimento do período racionalista.

A remodelação de Paris e a Belle époque

Em Paris, no período de Napoleão III, houve a criação de um sistema de grandes avenidas (boulevard), vindo de concepção neobarroca, projeto dirigido por Haussmann, consistia na devastação de grandes áreas, com o objetivo de embelezar a cidade e a torna-la mais segura.

Nos boulevard, exibia uma burguesia avida por novidades, formas de lazer e de conforto oferecido por novas tecnologias. Dai surge o consumismo, onde floresce o período da belle époque.

Aspirações modernizadoras

Na metade do século XIX, difundiu teoria que pretendia explicar as diversidades de situações em que viviam os povos.

Teoria q se baseia num sistema de evolução histórica e de limitações de desenvolvimento impostas pelas condições locais de meio físico e de raça. O que justificava a superioridade da Europa ocidental. E a inferioridade do Brasil despertou o interesse de muitos estudiosos.

As ideias de “modernização” havia se espalhado. Os países como o Brasil,” atrasados” nos ciclos da evolução, restaram forçar as etapas, esquecendo os cerceamentos deterministas de “raça” e “meio”, na busca de conseguir ascender aos padrões superiores da” civilização” pela escada do “progresso”.

Transposições físicas e espaciais para o meio brasileiro

Ano subsequente à proclamação da republica, alterado constantemente pelas inovações tecnológicas e as relações de dependência com o capitalismo internacional.

A valorização da cidade, exigindo modificações dos espaços urbanos, incentivou o surgimento de forma que permitissem o conforto ou que favorecessem a exibição das classes dirigentes. Seriam, portanto, fatos consequentes tanto à transposição da vida social de uma Europa belle époque.

Nessas circunstancias, o ecletismo arquitetônico iria encontrar aceitação em uma sociedade em plena mutação, na qual o capitalismo começava a impor novas normas, alterando as relações com o mundo rural.

Entre a belle époque e a versão brasileira havia diferenças ambientais.

A renovação da cidade brasileira

As intervenções de Haussmann tiveram sucesso universal. Antes do projeto de Haussmann, outros foram propostos que era voltado a ocupar áreas não ocupadas demograficamente, objetivando a expansão e não a remodelação urbana.

Com a chegada da nova ordem republicana, que as transformações urbanas eclodem em todo o Pais.

A Renovação no Ceara

No Ceara, as renovações ocorreram na medida do possível, devido às limitações econômicas. Então foi feito o ajardinamento de praças, modificando a aparência urbana. Para manter uma harmonização do conjunto urbano, foi aprovado o código de posturas de obra, para tentar impedir as construções que não se integrassem nas linhas gerais definidas pelo código.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com