TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Agrícola Diferente de Revolução Urbana

Por:   •  2/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

China

Totalitarismo

Revolução agrícola diferente de revolução urbana

Sem tecnologia

Fome geral na China que matou muita gente

China começa a se abrir para o ocidente, empresas capitalista se instalam em território chinês geando abertura econômica

Anos 90 – fim da guerra fria , todos os países são capitalistas, economia globalizada a partir da tecnologia, mão de obra barata.

Olimpíadas de Barcelona 92

Buenos Aires = waterfronts

Barcelona, Londres e Rio = grandes eventos

Cidades sustentáveis = proposito = modelo circular= cidades compactas( edifícios monofuncionais) planejamento urbano= zoneamento funcional (divide a cidade em zonas e cada qual com sua função exemplo Brasília), multifuncionalidade da arquitetura e das áreas da cidade, reciclagem (metabolismo da cidade) menos produção menos gastos de energia menos matéria prima, modo de metabolismo urbano.

Dubai ( cidade pos industrial) = centro internacional de negócios, ocupação territorial, faixa que ocupa a área litoral onde temos melhores condições climáticas e uma paisagem, uma geografia artificial,no litoral há muito gasto com obras gigantes, em contrapartida o centro , interior, não possui tanto investimento , essas novas cidades não tem preocupação com a vida social, economia no litoral,mudança no mercado imobiliário.

Waterfronts= intervenções vinculadas ao processo de gentrificação.

Intervenções urbanas em Londres = áreas portuárias antigas, áreas  industriais, houve a mudança tecnológica dos transportes e armazenamentos de cargas e tecnologia industrial, porque onde tem área portuária fica mais simples instalar industrias nesses setores , com a mudança de tecnologia grande logicamente a área fica sem uso. Ilha dos cães= projeto deficitário

BARCELONA

-Crescimento populacional

   - Migração do campo para a cidade

A cidade estava limitada pelas antigas muralhas que impediam seu crescimento interno e externo.

A indústria e o crescimento da população operário provocou insalubridade na cidade, gerando epidemias.

Após a queda da muralha foi proposto um concurso para o plano diretor de Barcelona. Cerdá foi o vencedor do concurso.

Proposta Cerdá = Os dois traçados urbanísticos básicos na época, a quadrícula e o radial eram sintetizados em um grande retângulo de sessenta por vinte módulos, localizado no espaço livre deixado entre a cidade medieval amuralhada e os povoados vizinhos e cortado por duas diagonais.

“Ilhas tipo”, a partir do reconhecimento da quadrículo como um traçado que reúne tanto vantagens de ordem circulatória, construtiva e urbanístic,foi criado o módulo quadrado de 113 m de lado com o chanfro de 20 m.

As habitações planejadas por Cerdá tinham como características: a privacidade do indivíduo no lar, o higienismo (sol,vento,ar,luz natural), e o custo, adaptação do empreendimento para a classe operária.

A altura máxima dos edifícios era de 16 metros de altura, equivalente a uma casa de 4 pavimentos na época.

LONDRES

Região das docas Londrinas = maior porto do mundo

A partir de 1976, o governo trabalhista propõem novo plano: London Docklands Strategic Plan – incentivo ás industrias locais e a implantação de habitações de interesse social.

Houve a criação das zonas de empreendimento (áreas urbanas que eram decadentes mas que agora possuem um incentivo de empreendimentos através da isenção de impostos e da isenção de alvarás) e das corporações de desenvolvimento urbano (companhias feitas para desapropriar áreas decadentes e vender as terras a privados).

Objetivo LDDC= 1º: regenerar economicamente a área para atrair mercado privado ;2º: requalificar o ambiente em torno das docklands;3º:melhorar as condições de vida.

Reutilização de armazéns para criação de lofts á Leste.

A oeste, Richard Rogers propôs um grande complexo multiuso.

A ilha dos Cães = zona de empreendimentos. Apresenta uma paisagem visual marcante com pontos nodais ao longo dos percursos.

Além do eixo estruturador, Cullen previa a manutenção e valorização das águas dos diques como elemento paisagístico e para uso de lazer com ancoradouros, para veleiros e a criação de um circuito comunitário através da ligação dos principais nós da ilha através do motrilho proposto pela LDDC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com