TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Execução de Paredes em Drywall

Por:   •  26/6/2023  •  Resenha  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

Figura 01 – Execução de paredes em Drywall

Como observado na figura 06, o método drywall possui grandes vantagens, grande parte em função de ser uma forma de construção racionalizada, com suas tarefas executadas somente uma vez, com o mínimo de retrabalho ou esperas, e de atender as normas com facilidade (NUNES, 2015).

Figura 02 – Execução de paredes em alvenaria convencional

De acordo com a figura 07, pela execução dos métodos construtivos analisados, a alvenaria convencional necessita de mais processos para ser executada, apresentando maior gastos de materiais, e uma quantidade esforço maior para estar finalizada.

Figura 04 – Tijolo de 6 furos

Essa técnica consiste na utilização de blocos cerâmicos como material de construção, no qual as medições são de 9x14x19, conforme apresentado na figura 01 para alvenaria de vedação, devido ao tamanho do tijolo cerâmico, tornar-se a execução mais lenta.

O tijolo de 6 furos é um tipo de tijolo de alvenaria que possui seis vazios ou furos distribuídos em sua estrutura. Esses furos são projetados para reduzir o peso do tijolo, facilitar o manuseio durante a construção e melhorar algumas propriedades, como isolamento térmico e acústico.

Figura 05 –  Chapa de gesso acartonado

Já o drywall, as chapas de gesso acartonado confere com dimensões de 1,20 x 1,80m, apresentado na figura 02. Devido os tamanhos das chapas serem maior que o tijolos cerâmicos, resulta-se fazendo com que o tempo de execução seja reduzido e tenha um ótimo rendimento na trabalhabilidade.

NBR 6120/19

De acordo com a norma técnica NBR 6120/19, a carga referente ao quilonewton por metro quadrado de alvenaria, levando  em consideração tijolo de furo, argamassa de assentamento (cal, areia e cimento) e reboco dos dois lados também é de 2,22 kn/m², enquanto         para  cálculo do peso do drywall foi levado em consideração a argamassa de gesso e montante de liga metálica, chegando no valor de 0,5 kn/m².

Figura 06 – Acabamento em drywall

Como visto na figura 12, este método possui muitas vantagens, dentre elas o acabamento, no entanto com alguns fatores o torna viável.

Na alvenaria convencional, o acabamento é geralmente realizado por meio de revestimento de argamassa sobre as paredes de tijolos ou blocos.

Esse processo envolve a aplicação de camadas de argamassa, seguida de alisamento e, se necessário, de pintura ou outro tipo de revestimento final. O acabamento em alvenaria convencional pode exigir mais trabalho manual em comparação com o drywall que somente nos cortes das placas já se tem um bom acabamento.

Figura 07 – Instalaççoes nas paredes em Drywall

Podemos observar através da figura 11, um ambiente mais limpo, sem acúmulo de resíduos, evitando problemas de mobilidade dos profissionais na área circulação, por isso, é importante adotar medidas de gestão adequadas para o descarte correto dos resíduos.

É fundamental que as empresa responsáveis pela instalação e manutenção da alvenaria convencional adotem práticas sustentáveis  e responsáveis com relação ao descarte do material. O drywall deve ser armazenado em locais adequados e transportado para locais de descarte autorizados, como aterros sanitários ou centros de  reciclagem.

Figura 08 – Instalaççoes nas paredes de alvenaria convencional

A execução de instalações em paredes de alvenaria envolve a instalação de sistemas elétricos, hidráulicos e outros, de acordo com as necessidades do projeto. Com base no projeto, abre rasgos na parede de alvenaria para a passagem das tubulações e conduítes necessários para as instalações elétricas e hidráulicas, como mostrado na figura 05.

  • Custos

Tabela 01: Composição de custos drywall

Tabela 02: Composição de custos Alvenaria convencional

Tabela 03: Composição de custos drywall

A partir da coletados dados quantitativos foi   possível   realizar a   análise comparativa dos custos do sistema drywall com a alvenaria cerâmica. O exemplo de caso visa explorar a relação ao impacto de custo global da obra, tendo em vista que foram pesquisados os  dois métodos construtivos em edificações diferentes, com quantitativos diferentes de materiais e aplicações distintas, dessa forma, quando levantado os orçamentos analíticos, não foi possível comparar diretamente os custos, por isso, para uma melhor análise, será considerado os custos  por m² de alvenaria, foi possível chegar aos resultados apresentados na Tabela 01.

Figura 09 - Ambiente limpo usando método   drywall

Geração de resíduos controlada, ao contrário da alvenaria convencional, que produz uma quantidade significativa de entulho e resíduos durante a construção, o drywall gera menos resíduos. Os painéis de gesso acartonado são pré-fabricados em medidas padronizadas, minimizando o desperdício de materiais, como mostrado a seguir na figura 08.

Figura 10 – Ambiente com geração de resíduos

Geração de resíduos controlada, ao contrário da alvenaria convencional, que produz uma quantidade significativa de entulho e resíduos durante a construção como mostrado na figura 09, o drywall gera menos resíduos.  Os painéis de gesso acartonado são pré-fabricados em medidas padronizadas, minimizando o desperdício de materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (198.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com