TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO DE PRODUTIVIDADE E CUSTO DE EXECUÇÃO ENTRE PAREDE DE BLOCO CERÂMICO E DE GESSO ACARTONADO (DRYWALL)

Por:   •  18/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.001 Palavras (13 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 13

COMPARATIVO DE PRODUTIVIDADE E CUSTO DE EXECUÇÃO ENTRE PAREDE DE BLOCO CERÂMICO E DE GESSO ACARTONADO (DRYWALL)

Igor Santos Ferreira[1]
Leonardo Silva Freitas
[2]

RESUMO

                                                                                                                                                                                             A construção civil passa por um momento delicado, de pouco desenvolvimento, baixa nas vendas e margens apertadas de lucros. Dentro desse cenário a análise da produtividade é de grande importância para garantir às empresas do setor uma possibilidade de competitividade e ganhos de lucros maiores.

Tendo em vista essa necessidade, este artigo através do estudo de uma das atividades que demanda maior tempo de execução e maior desperdício em obras tenda dar um direcionamento para tomada de decisões que aumente a produtividade geral de uma obra e diminua consequentemente o custo total do empreendimento. 

Palavras-chave: Gesso Acartonado. Drywall. Alvenaria. Produtividade

1 INTRODUÇÃO

No ano de 2015 por estar passando por um momento econômico delicado conforme Construção & Mercado (2015), o ganho da produtividade, com qualidade, passa a ser a forma mais sustentável de obterem-se avanços competitivos e econômicos no setor. Produtividade está associada ao processo produtivo e engloba diversos recursos, como mão-de-obra, materiais, técnicas construtivas e recursos financeiros e está ligada a gerar produção física e agregar valor ao produto final (CBIC/FGV, 2012).

A produtividade é um fator preponderante para a sobrevivência da construção civil. Esta variável é de suma importância para os custos de uma construção, tendo influência direta no PIB (Produto Interno Bruto) do Setor. Segundo Souza (2006) a indústria da Construção Civil corresponde a 18% do PIB Brasileiro, e isso mostra a importância do setor no cenário brasileiro e a importância do estudo da produtividade e de suas variáveis.

A execução da alvenaria em obras residenciais e comerciais demanda tempo considerável do empreendimento por influenciar o início de outras atividades subsequentes.  A escolha do método construtivo está diretamente associada a diminuição de tempo e custo de produção. Segundo PINI (2009) A vedação vertical, na maioria das construções é a etapa do cronograma executivo em que mais acontece desperdícios de materiais. Associado a esta informação temos que a mão-de-obra é calculada em custo horário, e quanto menor o tempo para se produzir determinado serviço menor o custo agregado a ele. Com isso acredita-se que a utilização de novas tecnologias auxilia no desenvolvimento de serviços, tornando-os mais produtivos e baratos.  

No serviço de vedação vertical, também denominada de paredes ou alvenaria, podem ser usados diversos materiais, equipamentos e técnicas. Conforme Alle & Iano (2009) as características esperadas de tais matérias devem atender a critérios de resistência, durabilidade e abrandamento de fluxos de calor e umidade. As paredes internas, como um subsistema da edificação, segundo Ching & Adams (2001) devem ter a capacidade de comportar a passagem de fiações e tubulações, resistir a sobrecargas de revestimentos, e fornecer isolamento acústico.

Dentro dos critérios esperados para um bom desempenho do sistema de vedação vertical temos, foram escolhidos para analise, dois sistemas construtivos muito utilizados no Brasil, a alvenaria de bloco cerâmico, que já chegou a ser utilizada por 90% do mercado de vedação segundo  Pini(2002) e as paredes de gesso acartonado que veem ganhando cada vez mais espaço no mercado.  O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação técnica comparativa entre os dois sistemas, analisando a forma de execução, fatores envolvidos no processo produtivo e características do produto final. Desta forma é possível obter valores relativos a produtividade e consequentemente a custos que possam servir de parâmetro para a escolha entre a utilização de uma das duas técnicas construtivas em um empreendimento.  

2 PRODUTIVIDADE E CUSTOS

2.1 CONCEITO

A produtividade está inteiramente ligada ao campo de produção. Ela está relacionada com a faculdade de produzir determinado bem ou produto no menor tempo possível, com o menor custo e utilizando o mínimo de recurso humano. Toda vez que faz-se uma análise entre o resultado obtido e o esforço demandado para alcança-lo temos um índice de produtividade. Segundo Souza (2006) quanto maior o esforço para obter-se um resultado, menos produtiva está sendo a tarefa realizada, como mostra a figura 1.

Dentro da ótica da produtividade existe um fator que impacta diretamente nos resultados, e este está ligado à qualidade dos resultados obtidos. Segundo Souza (2006) realizar rapidamente certas coisas”, aumenta a produtividade e torna o trabalho eficiente, porem realizar rapidamente as coisas certas” torna o trabalho eficaz, melhorando assim, qualitativamente sua produtividade e refletindo no resultado final do conjunto. Com essa visão a produtividade nada mais é do que a eficácia em produzir produtos ou serviços que atendam a um critério pré-estabelecido de processo.

2.2 IMPORTANCIA

O estudo da produtividade aliado ao conhecimento dos custos é de extrema importância para quem precisar tomar decisões e decidir como devem ser executados determinados serviços. A través dessa informação é possível analisar a melhor solução a dar para os problemas existentes na obra.

Figura 1 -  Produtividade Ruim x Produtividade Boa.

[pic 1]

Fonte: SOUZA, 2006

Segundo Souza (2006) existe também um caráter social por trás do estudo da produtividade quando se analisa o esforço utilizado para produzir através das entradas financeiras e de mão de obra, e os benefícios recebidos pela sociedade com a utilização do empreendimento construído.

3 ALVENARIA DE BLOCO CERÂMICO

Cerâmica vem da palavra grega “Kéramos” (terra queimada) e é um dos materiais mais antigos utilizados pelo homem. Segundo a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de cerâmica para revestimentos, louças sanitárias e congêneres) existem peças datadas com mais de 10 mil anos.

Para ser executada uma parede são necessários de 2(dois) materiais básicos, o bloco cerâmico e a argamassa de assentamento, constituída de areia, cimento e água. A argamassa é utilizada para fazer a ligação entre os blocos, tornando o sistema uma estrutura monolítica. A execução do serviço, para ser considerada finalizada, depende de um tempo de cura da argamassa, característico de sistemas que necessitam de água para ser executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (414.7 Kb)   docx (309 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com