TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SABER VER ARQUITETURA

Por:   •  3/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 10

PROVA DE TH5

TEXTO 1 – 81 PAGINAS

TITULO: ARQUITETURA E CRITICA

AUTOR: JOSE MARIA MONTANER

TEXTO 2 – 29 PAGINAS

TITULO: SABER VER ARQUITETURA

AUTOR: BRUNO ZEVI

 CAP 01

O TEXTO INICIA TRATANDO A CENSURA DA ARQUITETURA E EXPONDO A CENSURA AS PESSOAS TAMBÉM, GENERALIZANDO QUE ELAS NÃO DAO ATENCAO MERECIDA A ARQUITETURA. AFIRMA QUE EMBORA EXISTA A DIFICULDADE DE FAZER AS PESSOAS VEREM A ARQUITETURA, TEMOS O BENEFICIO DELA ESTAR EM TODOS OS LOCAIS. NÃO É COMO A ARTE QUE PARA VER VC PRECISA IR PARA UM CANTO ESPECIFICO.

CRITICA A ARQUITETURA MODERNA, TRATA COMO SE NÃO CONSEGUISSE VER O CONTEXTO EM QUE TA INSERIDO, UTILIZANDO SE DE UMA COPIAS, ESPECIES DE  CARIMBOS COMO CARACTERISTICAS PRE ESTABELECIDAS, COMO O CASO DE LE CORBUSIER, ONDE ESTAS SÃO REPLICADAS EM DEMAIS AREAS SEM SE PREOCUPAR  COM CLIMA, RELEVO E ETC. NÃO CONSTRIBUINDO PRA A RENOVAÇÃO CRITICA DA CIDADE.

APESAR DA CRITICA, COM O PASSAR DO TEMPO, BRUNO ZEFI RECONHECE QUE A ARQUITETURA MODERNA S EREFORMOU, PASSANDO POR UMA AUTOCRITICA, ONDE APARACEREM ARQUITETOS COMO SEVERINO PORTO DE MANAUS, COM A REVOLUÇÃO TOTAL DA FORMA DE PENSAR ARQUITETURA. ISTO É UMA MESMA CORRENTE, COM DUAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DIFERENTES

O AUTOR FAZ COMPARAÇÃO ENTRE O ABISMO EXISTENTE ENTRE A ARQUITETURA DE ANTGAMENTE, BIZANTINA, ROMANA, CLASSICA E SUAS BASESX O FUNCIONALISMO  E SUPERFICIALIDADE DA ARQUITETURA MODERNA. ONDE ESSA AUSENCIA DE DIALOGO FAZ UMA ANULAR A OUTRA.

QUAL DEFEITO DA MANEIRA DE TRATAR A ARQUITETURA NAS HISTORIAS DA ARTE CORRENTE?  RESPOSTA: OS EDIFICIOS SÃO TRATADOS MERAMENTE COMO OBRAS DE ARTE. SUPERFICIALMENTE. NÃO EXISTE UM METODO CRITICO PARA QUE AS PESSOAS AVALIEM SE O EDIFICIO É “BOM OU NÃO”.  É COMO UMA EXTENSÃO DA ARTE PARA TAL, ONDE SE É JULGADO O LIVRO PELA CAPA. EXEMPLO: ONDE ELES JULGAM SE A CONSERVAÇÃO DE UM MONUMENTO HISTORICO ESTA BOM PELA SUA FACHADA COLORIDA. CRITICA TB A ARQUITETURA ESTA NA MODA SO PELA SUA BELEZA, PELA SUA ARTISTICIDADE, NÃO PELAS SUAS CARACTERISTICAS INTRISECAS( DO SEU CONTEUDO)

BRUNO ZEFI CRITICA BASTANTE A RELAÇÃO DA FORMA COM QUE VEEM A ARQUITETURA, LIVRANDO PARCIALMENTE O PUBLICO, POIS SÃO LEIGOS E COLOCANDO ESTA PARTE DA CULPA QUE VOS FOI TIRADA PARA OS ARQUITETOS, GEOLOGOS DENTRE OUTROS QUE TENTAM REALIZAR PROCESSOS E JULGA-LHES COMO SE TIVESSE COMPETENCIA PARA TAÇ ( RESOLUÇÃO DO CAU EM JULGAMENTO).  CRITICA ENGENHEIROS QUE ESCREVEM LIVROS COMENTANDO ARQUITETURA E ETC. ALEM DISSO COMENTA QUE OS TERMOS TECNICOS DOS LIVROS SÃO DIFICEIS DEMAIS.

CAP 2

EXPLICA QUE NÃO HÁ UMA REPRESENTAÇÕ ADEQUADA O ESPAÇO. O TEXTO É ANTIGO E CREIO QUE NELE NÃO HAVIA SKT UP. TRATA DA REPRESENTAÇÃO MERAMENTE COM PLANTAS, CORTES E FOTOS. A PLANTA É O ELEMENTO BASE PARA ANALISE, NELE PODEMOS TER UMA VISÃO GERAL DO INTUITO DO DESENHO, MAS MUITAS VEZES OS LEIGOS NÃO CONSEGUEM COMPREENDER. É ATEMPORAL E É UMAS DAS MELHORES CONCEPCOES ESPACIAIS. SO QUE AS VEZES AS PESSOAS TENTAM MODERNIZAR TANTO ALGO QUE É CLASSICO E SIMPLES QUE DIFICULTA AINDA MAIS. APESAR DE VC CONSEGUIR LER A PLANTA ISOLADAMENTE, VC NÃO CONSEGUE TER UMA VISAO ESPACIAL BOA DO PROEJTO SO CO ELA. FACHADAS É O MAIS PERTO QUE TEMOS, ALEM DA FOTOGRAFIA. PQ NÃO EXISTIA SKT E AS COISAS ANTIGAS NÃO TEM SKT NE FIA KKKK

TEXTO 3– 60 PAGINAS

TITULO: O URBANISMO

AUTOR: FRANÇOISE CHOAY

A FASE PRE URBANISTA QUE ANTECEDEU A ERA INDUSTRIAL, ERA MARCADA POR UMA FE INGÊNUA E MEDIDAS MAIS GENERALIZADAS, ONDE TRATAVA O TEMA DE FORMA MAIS GENERALIZADA COM AJUDA DE DIVERSAS ÁREAS DE ESTUDO, TIPO NADA A VER, COMO HISTORIADORES, POLÍTICA, ECONOMIA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE NA PRÁTICA, O PRÉ-URBANISMO NÃO OBTEVE REALIZAÇÕES SIGNIFICATIVAS NEM CONCRETAS, POIS SE DESESTRUTURARAM RAPIDAMENTE: HOUVERAM LIMITAÇÕES, REPRESSÕES E UMA NÃO-REALIDADE SÓCIO ECONÔMICA

COM A ERA INDUSTRIAL INICIA-SE COM A MIGRAÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE, ONDE A SUPERLOTAÇÃO DAS CIDADES, EVIDENCIOU E EXACERBOU A NECESSIDADE DE UM PLANEJAMENTO DE CRESCIMENTO PARA TAIS ÁREA. A CIDADE FOI TOMADA POR CORTIÇOS, ESPÉCIES DE FAVELAS DE ANTIGAMENTE COM AMONTADO DE PESSOAS QUE CONDIÇÕES SUBHUMANAS E A CIDADE FOI ALASTRADA DE DOENÇAS. DESTE MODO A FICOI CLARO A NECESSIDADE DE UM PROJETO URBANO PARA A CIDADE QUE FOSSE CONCEBIDO POR PESSOAS QUE SOUBESSEM, EM ESPECIAL ARQUITETOS E URBANISTA, ONDE A TÉCNICA E ESTÉTICA VINHA EM PRIMEIRO LUGAR. COMO É O CASO DA INTERVENÇÃO HIGIENISTA DE HAUSSANN EM PARIS, QUE VARREU A CIDADE E ABRIU GRANDE AVENIDAS LIGANDO OS PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE E AO MESMO TEMPO ASSUMINDO O CARACTER MONUMENTAL QUE PARIS PASSOU A TER.

ENTAO PARA A ANALISE E QUESTIONAMENTO DO URBANISMO, POR NÃO TER UMA FORMA FIXA, FORAM ANALISADOS DE DUAS FORMAS: O URBANISMO PROGRESSISTA E O URBANISMO MODELO CULTURALISTA.

O URBANISMO PROGRESSISTA TEM COMO REPRESENTANTER FOURNIERM OWER, CABET E PROUDTHON E TEM A SEGUINTE CONCEPÇÃO A CERCA DO HOMEM E DA RAZÃO: O RACIONALISMO, TECNICA E  CIENCIA SÃO A SOLUÇÃO PARA OS CONFLITOS DO HOMEM COM O MEIO E DO HOMEM CONSIGO. O ESPAÇO PROPOSTO PELO NÃO DEVE DEIXAR DE TER O CARACTER ESTECTICO, MAS DEVE TER BASE NO GOSTO E  NECESSIDADES DO HOMEM. O ESPAÇO PROPOSTO BASEA SE EM MEDIDAS HIGIENISTAS, AMPLAMENTE ABERTO COM GRANDE ESPAÇOS VERDES, HIGIENE PARA COMBATER A MORTALIDADE, FUNCIONALISMO COM ISOLAMENTO DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS E AGRICOLAS!!! LEMBRAR DE PARIS PF MARJORIE. É UM MODELO RIGIDO, SEM ADAPTAÇÕES ONDE TUDO É EXTRITAMENTE CALCULADO. OPRESSOR E LIMITADOR APESAR DE QUERER DESESTRESSAR DA VIDA INDUSTRIAL COMO SEUS GRANDES PARQUES. O AUTORITARISMO  GERA RENDIMENTO MAXIMO(OWNER).  ENTAO O EM RESUMO. NO PROGRESSISTA O INDIVIDUIO ´E O CENTRO DE TUDO E O PONTO DE PARTIDA.

EM 1928 O MODELO PROGRESSISTA FOI REVISTO E LEVADO SUA CAUSA PELO CIAM, CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA MODERNA E ATRAVES DA CARTA DE ATENAS QUE VIA A CIDADE EM VOLTA DAS 4 PRINCIPAIS BASES PARA A VIDA DO HOMEM TIPO: HABITAR,TRABALHARRECREAR E CIRCULAR. 

OBS: LEMBRA QUE A ERA INDUSTRIAL TROUXE FERRO E CONCRETO

O PLANO PROGRESSISTA NÃO ESTÁ LIGADO À LIMITAÇÃO CULTURAL, MAS BUSCA EXPRESSAR A LIBERDADE DA RAZÃO A SERVIÇO DA EFICÁCIA E DA ESTÉTICA. A EFICÁCIA ESTÁ RELACIONADA À SAÚDE E A HIGIENE, A CULTURA DO CORPO, A HELIOTERAPIA (TRATAMENTO MÉDICO QUE UTILIZA A LUZ SOLAR) AO ESTUDO DA FISIOLOGIA, A MEDICINA; E A ESTÉTICA SE REFERE -NO MEIO URBANO- A ABOLIÇÃO DA RUA, CONSTRUÇÕES ELEVADAS, MAIS ÁREAS VERDES (CIDADE-JARDIM). OS URBANISTAS PROGRESSISTAS TAMBÉM SEPARARAM ZONAS DE TRABALHO E HABITAÇÃO, CENTROS CÍVICOS E LAZER, ENTRE OUTRAS CATEGORIAS. NESTE NOVO MODELO PROGRESSISTA, É IMPORTANTE RESSALTAR A REJEIÇÃO SENTIMENTAL AO LEGADO ESTILÍSTICO DO PASSADO. A COMPOSIÇÃO ERA FRAGMENTADA, COM CENTRO DE VISÕES MÚLTIPLO (CUBISMO SINTÉTICO); A GEOMETRIA REMETIA AO BELO E VERDADEIRO, A ARTE ERA REGIDA POR UMA LÓGICA MATEMÁTICA (ORTOGONISMO).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com