TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA CONSTRUTIVO UTILIZANDO CONTÊINERS MARÍTMOS

Por:   •  5/10/2022  •  Artigo  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA CONSTRUTIVO UTILIZANDO CONTÊINERS MARÍTMOS

CONSTRUCTION SYSTEM USING SHIPPING CONTAINERS.

1SILVA, L. M.B.; 2BENTO, M. R. V.; 3MIRA, M. A. A.

1,2e3 Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos-UNIFIO/FEMM

RESUMO

O contêiner surgiu após a Revolução Industrial, numa tentativa de baratear o custo da importação, surgindo assim um tamanho padrão que poderia ser transportado através do mar. Atualmente no Brasil são usadas variadas formas de construção, entre elas está o uso de contêineres. Este trabalho tem como objetivo informar desde a aquisição à exemplos de obras bem-sucedidas, apresentando como foi introduzido no ramo da construção, desde residências até prédios comerciais, dando evidência ao custo-benefício deste tipo de método construtivo, mostrando sua viabilidade além de suas dificuldades.

Palavras chave: Contêiner, Construção, Arquitetura.

ABSTRACT

The container emerged after the Industrial Revolution in an attempt to lower the cost of importation, thus emerging a standard size that could be transported across the sea. Currently in Brazil various forms of construction are used, among them the use of containers. This paper aims to give tips from acquisition to examples of successful works, showing how it was introduced in the construction industry, from homes to commercial buildings, giving evidence of the cost-benefit of this type of construction method, showing its viability beyond its difficulties such as the lack of skilled labor and the availability of credit lines for such a project.

 Keywords: Container, Construction, Architecture.

INTRODUÇÃO

Este trabalho possui como fim um breve relato de apresentação para leigos, arquitetos e admiradores da construção em geral, uma apresentação sobre formas de construção utilizando-se dos contêineres e um pequeno esboço das etapas que devem ser seguidas nesse tipo de construção.

Apresenta também uma pequena descrição sobre o surgimento do contêiner e como foi introduzido no ramo da construção, sendo a cada dia mais aperfeiçoado e aplicado para construção desde residências até prédios comerciais. Ao longo do trabalho se apresenta alguns exemplos construídos ao redor do mundo, salientando o custo-benefício desse tipo de construção, suas particularidades e dificuldades de implantação em alguns pontos, como por exemplo, a falta de mão-de-obra especializada para a execução das obras e não disponibilização de linhas de crédito que englobem esse tipo de projeto.

Um fator importante que pode se perceber ao longo do trabalho é que esse tipo de construção vem se tornando cada vez mais comum, apresentando boas soluções para reciclagem (no caso do contêiner) e no emprego de técnicas auto sustentáveis, tais como telhado verde, reutilização de água da chuva e baixo impacto na impermeabilização do solo. Todas essas práticas caminham para construções cada vez mais acessíveis e alinhada ao bem comum no que tange a preservação do meio ambiente.

OBJETIVO GERAL

Objetiva-se com o presente trabalho, apresentar ao leitor uma visão sobre a utilização de contêineres na construção civil. Busca-se orientar desde a aquisição dos mesmos, bem como os requisitos legais que se fazem necessários para que este seja apto para construção, além de exemplos de obras já executadas com sucesso, mostrando a viabilidade do projeto, sendo uma alternativa bem mais barata do que a convencional empregada atualmente.

Tendo em vista que hoje, a casa própria é um sonho da maioria das pessoas, opções práticas e de baixo custo se fazem necessárias para o alcance desse tão sonhado lar. A opção de construção de residências em contêineres vem de encontro com essa realidade e, sua tendência é cada vez mais se popularizar, não somente nas construções para fins de moradia, como também em prédios comerciais e outros que possibilitem sempre o bem comum, conforto e atenda as necessidades da sociedade de um modo geral.

JUSTIFICATIVA

A busca constante por alternativas de construção mais rápidas e ecologicamente corretas põe em pauta a utilização dos contêineres na construção, tanto de residências, escolas, prédios comerciais e afins. A rapidez na execução da obra e a redução dos custos tem tornado essa opção mais frequente do que se imagina.

O conhecimento desde a parte legal na aquisição do contêiner, legislação para início da construção, problemas frequentes que ocorrem e que podem ser evitados se tomados os devidos cuidados durante a execução da obra, bem como as inúmeras possibilidades de se ousar na parte arquitetônica aliada ao bem estar é um fator que torna cada vez mais necessário todo e qualquer conhecimento a respeito dessa nova modalidade de construção.

SISTEMA CONSTRUTIVO - CONTÊINER

O contêiner surgiu após a Revolução Industrial, quando o Americano Malcom McLeon teve seus negócios de transporte impactados pela alta nas taxações de embarque de produtos. Como o transporte rodoviário fazia apenas o transporte de um ou dois produtos, McLeon então teve a ideia de criar um trailer de tamanho padrão que possibilitasse assim o transporte via mares, que poderiam transportar vários produtos ao mesmo tempo.  Em 1955, após algumas tentativas chegou ao modelo, tamanho e formato ideal, padronizado, empilhável, fácil de carregar e descarregar além de ser seguro para o transporte. Sua “invenção” acarretou em uma redução de 25% nos custos comparando-se a outros meios de transporte.

Passados alguns anos, mais precisamente em 1968 (Janeiro), os contêineres ganharam padrões, determinados pela ISO 338, determinando terminologia, dimensões e classificações. Em julho do mesmo ano, ficaram definidos como deveriam ser identificados, através da ISO 790 e, em outubro do mesmo ano, através da ISO 1987, ficaram definidos os tamanhos atuais de 20 e 40 pés.

Seu uso na Arquitetura surgiu com o intuito de enfatizar a mobilidade da moradia bem como comprovar que era possível morar em apenas um contêiner. A obra intitulada como “Future Shack” do arquiteto australiano Sean Gospel em 1985 é um exemplo disso. A moradia era usada para fins emergenciais, além de poder ser armazenada e transportada para outros lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (2.6 Mb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com