TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  15/6/2015  •  Artigo  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os danos causados pelo setor da construção civil ao meio ambiente são muito grandes. Dados como esses mostram a importância de cuidar do máximo com o que será feito a partir de agora, para amenizar os impactos causados ao meio ambiente.

Cerca de 45% de consumo de energia de  e uma proporção parecida de emissão de carbono mundialmente têm origem em edifícios mal projetados ou mal isolados termicamente (Green Building  Council Brasil)

No Brasil, o consumo de energia elétrica em edificações responde por cerca de 42% do consumo de energia elétrica (Ministério de Minas e Energia).

O setor urbano é responsável por 26% do consumo de toda água bruta do país e a construção civil consome entre 15 e 50% de toda a matéria prima extraída da natureza e até 66% da madeira.

As edificações somam 40% do consumo mundial de energia (Conselho Mundial de Empresas pelo Desenvolvimento Sustentável).

Os resíduos da construção civil correspondem a 50% do total de resíduos sólidos urbanos coletados.

Com isto ocorre uma crescente preocupação ambiental em que construtoras buscam a reestruturação em técnicas mais viáveis para melhor reutilização destes materiais, buscando um desenvolvimento sustentável para seu negócio.

As empresas que investiram numa imagem ambiental, utilizando processos menos poluidores, reduzindo os impactos ambientais por ela causados e que colaboraram para a preservação do meio ambiente, são mais respeitadas, têm a simpatia do público e crescem mais do que as outras.

Identificar práticas responsáveis de Produção Mais Limpa em uma construtora que busca sua sustentabilidade através de métodos ambientais corretos podem impulsionar a sustentabilidade na construção civil.

A preocupação com a Produção Mais Limpa passou a fazer parte de seus planos estratégicos. Neste sentido, a empresa minimiza os danos ambientais no processo produtivo e atende aos novos regulamentos industriais, com o foco em obter maior valor junto a seus clientes e em buscar vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Para o SENAI-RS (2003c) “A Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo”.

A Produção Mais Limpa (P+L) pressupõe quatro atitudes básicas. A primeira, e a mais importante delas é a busca pela não geração de resíduos, através da racionalização das técnicas de produção. Quando o primeiro conceito não pode ser aplicado integralmente, a segunda atitude apregoada pela P+L é a minimização da geração dos resíduos. O reaproveitamento dos resíduos no próprio processo de produção é a terceira atitude defendida pela P+L, enquanto a quarta alternativa para a P+L é a reciclagem, com o aproveitamento das sobras ou do próprio produto para a geração de novos materiais (CETESB, 2010).

A tecnologia de Produção Mais Limpa é um exemplo de como os recursos naturais podem ser utilizados visando ao Desenvolvimento Sustentável.

Como se pode perceber, uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil, além de financeiramente viável, demonstra a preocupação da empresa com a situação do meio ambiente junto ao público.

A sustentabilidade é uma filosofia que está encorajando o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais que potenciem, paralelamente, benefícios econômicos. Concentra-se em oportunidades de negócio e permite às empresas tornarem-se mais responsáveis do ponto de vista ambiental e mais lucrativas. Incentiva a inovação e, por conseguinte, o crescimento e a competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com