TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saber Ver a Arquitetura

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Resenha Crítica

Capítulo 3 A representação do espaço

Apesar desse progresso cientifico e técnico na poesia, escultura, literatura, pintura e a música dedicado ao enriquecimento do homem, a arquitetura se matem isolada quanto a esse progresso, no qual a representação do espaço ainda não foi definida. E os métodos que utilizamos ainda são ineficientes, cabendo-nos aperfeiçoar cada vez mais essas técnicas, tornando-as eficientes.

Os métodos que temos hoje são:

As plantas baixas, algo abstrato porque estão completamente fora de todas as concretas experiências visuais de um edifício, mas ainda assim é o único meio de visualizar uma estrutura por completa.

Uma das faltas de conhecimento espacial é a rapidez que analisamos uma obra. Deveríamos apreciar como os literários fazem, destrinchando cada pedaço do texto; assim conhecendo o tema, a essência, podiam melhor compreende-lo.  

Para propor a um leigo a compreensão da planta de Michelangelo, o processo crítico deve ser feito no mesmo sentido em que ele desenvolveu sua criação.  Propondo um resumo da planta, sendo importante que todos os historiadores de arquitetura considerem como uma tarefa importante desenvolver esse trabalho de simplificação.  

As fachadas, trata-se de reproduzir um objeto que tem duas ou mais dimensões. Porém não é uma representação clara e cenográfica do edifício. Se tem dificuldade em identificar os materiais, como exemplo a casa sobre a Cascata.

Para Bruno Zevi mesmo com as maquetes ainda é limitado para a resolver o problema, por ignorar a escala humano, porém com a maquetes dá para se entender a volumetria e entorno. Hoje em dia, com as maquetes em 3D, que dão uma noção visual muito próxima da realidade, como volume e profundidade, além de contar com efeitos de iluminação, textura de materiais, transparências e sombras.

A fotografia reproduz fielmente tudo que existe em bidimensional e tridimensional na arquitetura, ou seja, todo o edifício menos a sua essência espacial. A descoberta da cinematografia é altamente importante, por que a partir dela revivemos os nossos passos e uma grande parte da experiência espacial que os acompanho, mas somente a vivencia direta com o espaço possibilita a melhor compreensão.

Conclui-se que essas quatros técnicas estão ligadas entre si. Que nenhuma delas representa perfeitamente o espaço. Precisamos entender o espaço para poder perfeiçoar a técnica.

Capítulo 4 As várias idades do espaço até pag.70

A história da arquitetura é o reflexo de cultura de determinada época, que através dos séculos traz em si a própria história das civilizações e dos números fatores que a compõem, mas sempre considerando todos, gerando diferentes concepções espaciais.

Para se esquematizar um processo histórico-crítico de uma determinada época ou uma personalidade artística deve-se considerar os seguintes dados:

  • Pressupostos sócias
  • Pressupostos intelectuais
  • Pressupostos técnicos
  • O mundo figurativo e estético

Esses fatores analisados em comum, representam a cena sobre a qual nasce a arquitetura. Ora de sobre a influência da religião, um proposito coletivo, ora de uma descoberta técnica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com