TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sanaa - Arquitetura de completude espacial

Por:   •  12/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Arquitetura e Urbanismo

8º período – noturno

Teoria da Arquitetura: Contemporânea

Prof.ª: Sirlei M. Oldoni

Alunos: Cristhian Mantovani, Gabrielle Pieniak,

 Sharon Pedroso e Tatiana Casagrande

TÍTULO: SANAA, arquitetura contemporânea e suas concepções estéticas e funcionais.

Tema: Arquitetura contemporânea de SANAA – Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa

Assunto: Características construtivas do escritório SANAA na Arquitetura contemporânea.

Justificativa: O uso de traçados orgânicos e estruturas metálicas caracteriza grande parte da arquitetura japonesa. A arquitetura de SANAA em suma, caracteriza-se por leves caixas racionais que lembram momentos minimalistas, sendo representante também da geração mulheres na arquitetura. A grandeza arquitetônica empregada nas obras do escritório SANAA, fomenta a busca por conhecimento em relação a arquitetura contemporânea internacional, instiga a pesquisa por materiais e elementos que caracterizam futuros projetos individuais ou coletivos da atualidade e concretizam a possibilidade de inclusão de distintas formas de se pensar e executar projetos arquitetônicos.

Formulação do Problema: Quais as características projetuais utilizadas pelos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa em suas concepções que se relacionam com a arquitetura contemporânea?

Objetivo Geral:

Compreender as características projetuais pelo escritório SANAA em suas concepções que se relacionam com a arquitetura contemporânea.

Objetivo Específicos:

Compreender a produção arquitetônica contemporânea;

Apresentar a biografia e a formação dos arquitetos que compõem o escritório SANAA;

Apresentar a produção arquitetônica do escritório SANAA;

Analisar as características arquitetônicas das obras Rolex Learning Center e o New Museum

Buscar a relação das obras do escritório SANAA com a produção arquitetônica contemporânea;

Disseminação dos resultados em evento científico;

Encaminhamentos metodológicos:

Este projeto será baseado no método indutivo, empirista o qual considera o conhecimento como baseado na experiência; a generalização deriva de observações de cados de realidade concreta e são elaboradas a partir de constatações particulares. (ALMEIDA, 1994)

Fara uso também de pesquisas bibliográficas, a qual fomenta conteúdo significativo sobre o tema, a fim de sanar dúvidas sobre o mesmo. Segundo Gil (2008), o método de pesquisa bibliográfico teórico exploratório proporciona familiaridade com a problemática, ou seja, a pesquisa é com base em experiências do mundo cientifico.

Fundamentação teórica:

  1. Arquitetura Contemporânea

A arquitetura contemporânea buscou inspiração no modernismo, e seus primeiros relatos são encontrados em meados da década de 90. Apesar de buscar inspiração e ideais passados, seu olhar é direcionado para o futuro, vai de encontro ao novo sem impor limites ou metas, busca a tecnologia a sensibilidade estética. (GHIRARDO, 2002).

Obras arquitetônicas deste período se assemelham as edificações modernistas, onde existe o desejo da não reutilização de formas e características já existentes. É possível notar a reaparição do design moderno de moveis e acessórios, estes que possuem Mies Van Der Rohe, Le Corbusier e outros artistas, como criadores em potencial, proporcionavam com suas obras interiores diferenciados, modernos e agradáveis a seus futuros proprietários. (LAUBERG, 2017).

"As coisas como a luz eo vento só têm significado quando são introduzidas dentro de uma casa em uma forma isolada do mundo exterior. Eu crio ordem arquitetônica com base em quadrados de geometria, círculos, triângulos e retângulos. Tento usar forças na área onde estou construindo, para restaurar a unidade entre a casa ea natureza (luz e vento) que foi perdida no processo de modernização das casas japonesas durante o rápido crescimento dos anos cinquenta e sessenta". (ANDO, 1995 apud SANTOS, 2004 p.12  ).

Referências:

ALMEIDA, Maurício B. Noções básicas sobre metodologia de pesquisa. Disponível em: http://mba.eci.ufmg.br/downloads/metodologia.pdf. Acesso em 12 abr. de 2017.

AMASSING DESIGN. Moriyana House – SANAA / Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. Disponível em: http://amassingdesign.blogspot.com.br/2010/03/moriyama-house-sanaa-kazuyo-sejima-ryue.html Acesso em: 12 abr. 2017.

ANDO, Tadão; SANTOS, Maria. Arquitetura contemporânea de Tadão Ando. Tese (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) Disponível em: http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/70784/a-arquitetura-de-tadao-ando-e-seus-elementos-modernos-o-contemporaneos-e-o-tradicionais/ . Acesso em: 12 abr. de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com