TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre brasilia

Por:   •  19/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

O porquê da criação de Brasília

A criação de Brasília e a mudança da capital brasileira para não foi feita de improviso, já haviam planos de se mudar a capital a muito tempo, desde a era imperial, por diversos motivos, dentre os motivos atuais podemos destacar a endêmia da febre amarela, que faria a mudança de interesse sanitário, haviam também razões estratégicas, como afastar a capital do litoral, ou mesmo a diferença do clima para as demais localidades do Brasil, encontramos na área onde está situada Brasília um clima extremamente salubre, clima análogo ao da zona temperada européia. Todos estes motivos foram caindo um a um, a febre amarela acabou sendo erradicada do Rio de Janeiro, os avanços tecnológicos das guerras indiferiram quanto a invulnerabilidade geográfica do local e mesmo assim, a idéia de se mudar a capital se manteve e acabou por virar o foco do então presidente da república Juscelino Kubitschek.

O Projeto da Nova Capital

        Em março de 1957, fora marcado o edital para escolha do projeto urbanístico de Brasília, onde concorreram 26 projetos, do quais 16 foram eliminados logo na seleção prévia. Dentre os remanescentes estavam os projetos de Lúcio Costa, Henique Mindlin, Nei Rocha e Silva, MMM Roberto, Paulo Camargo e o da firma Construtec.

O projeto então vencedor, foi o de lúcio costa, que para alguns arquitetos não passava de um esboço, apenas alguns “rabiscos” e que sua inscrição não deveria ter sido aceita, polêmica que repercutiu na imprensa local, inflamada pelos concorretes derrotados, já do lado dos que aprovaram o projeto de Lúcio Costa, muito se ouvia a palavra “genial”, onde com apenas alguns traços e um texto muito bem produzido, Lúcio Costa conseguiu transparecer sua mensagem e ter aceita sua proposta. Após isso, Brasília teve seus principais prédios erguidos dentro do período de apenas 3 anos, e juntamente com a cidade física, se erguia sua história, proveniente de 11 livros publicados pelo governo , a “Coleção Brasília”.

As Diretrizes do Plano Brasília

Não podemos falar sobre as diretrizes de Brasília sem falarmos sobre o plano de metas de JK, que prometia o progresso de “50 anos em 5” criando assim 30 metas para seu governo, logo mais tendo que adicionar uma nova meta a seu plano, a 31ª, que se tornára a meta-sínteze,  fazendo com que a criação de Brasília tivesse um papel de extrema importancia em seu plano, gerando um número elevado de novos empregos em um período muito pequeno, alavancando investimentos privados. Suas metas estavam divididas entre: Metas de 1 a 5. Energia – Energia elétrica, Energia Nuclear, Carvão, Produção e Refino de Petróleo; Metas de 6 a 12. Trasnportes – Reativar estradas de Ferro, Estradas de Rodagem, Portos, Barragens, Marinha Mercante e Aviação; Metas de 13 a 18. Alimentação – Trigo, Armazenagem e Silos, Frigoríficos, Matadouros, Tecnologia no Campo e Fertilizantes; Metas de 19 a 29. Indústria de Base – Alumínio, Metais não Ferrosos, Álcalis, Papel e Celulose, Borracha, Exportação de Ferro, Indústria de Automóveis, Indústria de Construção Naval, Máquinas Pesadas e Material Elétrico; Meta 30. Educação; e a postumamente acrescentada: Meta 31. Brasília.

Menos de 3 anos após sua posse, JK deu inicio a criação da nova capital, seguindo uma idéia que se arrastava desde o tempo do império, sem que governantes anteriores fizessem muito esforço para tirá-la do papel. A criação de Brasília que foi oriunda de empréstimos internacionais, despertava o interesse da população e dividia opiniões de especialistas, que diziam que a entrada de multinacionais geraria um maior número de empregos porém deixara nosso pais mais dependente do capital externo, fazendo com que a dívida externa do país alcançasse a marca dos 3,8 Bilhões de Dólares.

O plano Brasília fez com que a produção industrial crescesse 80%, com 100% de aumento na indústria do aço, 125% mecânicas, 380% em eletricidade e comunicações e 600% em material de transporte, o PIB crescia também a uma taxa anual de 7% fazendo com que o PIB brasileiro fosse aproximadamente três vezes maior do que todo o resto da América Latina.

Para os âmbitos negativos destacamos a preocupação constante com a inflação nos anos que se seguiram, onde nos próximos 10 anos pós governo JK tivemos um crescimento que não chegava a 2,5% ao ano.

A importância de Niemeyer para  Brasília

Com uma arquitetura de retas e curvas, que se distanciam da imagem de meros edifícios e se assemelham a esculturas, Niemeyer contribuiu com mais de 50 obras finalizadas em Brasília, em sua maioria na região central, o chamado plano piloto. Oscar Niemeyer transformou Brasília em uma cidade estudada por arquitetos e entusiatas de todo o mundo, dando a ela o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987, sua concepção de princípios modernistas e inovadores inspiram o turismo da cidade até os dias de hoje. Suas diversas obras como palácios, blocos de superquadras, edifícios comerciais, residêcias, capelas, universidade, torre, pontes e clubes fazem com que a cidade projetada por Lúcio Costa se torne símbolo de inovação, de progresso, o mesmo progresso que fora tantas vezes repetido nos discursos de JK em seu plano de metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com