TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  3/4/2015  •  Dissertação  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Defina consciência coletiva e exemplifique em Durkheim.

O conceito de consciência coletiva, que sintetiza um conjunto de fenômenos sociais que garante a existência de um tipo de solidariedade entre os indivíduos capaz de levar à manutenção da sociedade. Esta consciência coletiva trata-se do conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade. Este sistema de crenças tem vida própria, difuso em toda sociedade, independente das vontades individuais, passado de geração para geração, ou seja, não depende do indivíduo para a sua existência. Tem uma existência objetiva e exterior aos indivíduos, com característica coercitiva seja consciente ou inconscientemente.

  1. Defina conceito de representações coletivas para Durkheim.

O conceito de representações coletivas, que expressa os modos de pensar que fazem parte da consciência que um grupo tem de si mesmo, na construção de sua identidade coletiva, que influência as relações que este grupo mantem com os outros grupos e com a natureza. Sendo que esta forma de agir e pensar são incorporadas nos indivíduos desde o momento do seu nascimento. Logo a vida social, nesta visão, é feita essencialmente de representações coletivas. Com isso só poderíamos explicar a vida social através das pesquisas das representações coletivas, pois são estas que expressam as concepções predominantes do grupo e da visão que estes tem dos outros grupos, descartando desta forma as vontades e/ou atitudes individuais.

  1. O que são fatos sociais na teoria de Durkheim?

Os fatos sociais, como objetos por excelência da sociologia, que são as formas de agir e de pensar, passageiras ou duradoras, que podem influenciar as condutas individuais de forma coercitiva, impondo-se aos indivíduos muitas vezes sem que estes percebam a origem coletiva dessas concepções, praticas ou costumes. Estas imposições, fatos sociais, podem ser caracterizados como costumes, crenças, moralidade, educação etc. Estes fatos sociais, na teoria durkheimiana, fazem com que o ser social seja acrescentado ao ser individual, o ser moral seja acrescentado ao ser animal, o que leva os indivíduos a desenvolverem certas maneiras de pensar, de agir, de sentir.

  1. Defina solidariedade mecânica e solidariedade orgânica segundo Durkheim.

A solidariedade mecânica é um estado de consciência coletiva no qual os indivíduos são educados de modo a diferir pouco entre si e a compartilhar sentimentos e valores, reconhecendo os mesmo objetos como sagrados, uma solidariedade tipo tribal, que são coesos em razão da existência de um consenso que surge da igualdade social que leva os membros da coletividade a não se conceberem como seres únicos. Já a solidariedade orgânica é um estado da consciência coletiva mais complexo, ou seja, os indivíduos são educados para se diferenciar dos demais, cada um exerce uma função própria na divisão do trabalho social, função esta que deverá beneficiar o todo orgânico e gerando uma certa autonomia dos indivíduos.

  1. Qual é a crítica que Weber faz ao positivismo e ao marxismo?

De um lado, Weber questionava a confiança no modelo positivista em se formular leis sociais. Para ele, não é possível produzir leis sobre os fenômenos sociais, pois a relação existente entre os homens e entre estes e as instituições sociais é desordenado, imprevisível e caótico, não existindo continuidade na história humana. O conhecimento da história é importante, no entanto isso não tornava possível a elaboração de leis e generalizações dos fenômenos sociais. Weber considerava a economia e as formas de produção importantes, mas não acreditava que os fatores econômicos explicavam as condições históricas em sua totalidade, ou seja, não acreditava que a economia tivesse papel preponderante sobre as demais esferas da realidade social (do marxismo).

  1. Qual era a chave para a investigação weberiana?

Weber considerava o individuo e a sua ação como ponto chave da investigação. Era preciso compreender as intenções e as motivações dos indivíduos que vivenciam as situações sociais.

  1. Defina o que é o método compreensivo de Weber.

O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Por exemplo, se uma pessoa dá a outra um pedaço de papel, esse fato, em si mesmo, é irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra como forma de saldar uma dívida (o pedaço de papel é um cheque) é que se está diante de um fato propriamente humano, ou seja, de uma ação carregada de sentido. O fato em questão não se esgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significações sociais, na medida em que as duas pessoas envolvidas atribuem ao pedaço de papel a função do servir como meio de troca ou pagamento; além disso, essa função é reconhecida por uma comunidade maior de pessoas.

  1. Defina os quatro tipos de ação social trabalhadas por Weber.

Os tipos de ação social jamais são encontrados na realidade em toda a sua pureza, e, na maior parte dos casos, os quatro tipos de ação encontram-se misturados. Ação é social quando um determinado comportamento implica uma relação de sentido para quem age.

Weber definiu quatro tipos de ação social: a. Ação tradicional: tradições, costume. Ex: dar presente de Natal b. Ação afetiva: baseada em sentimentos e afetividade, não racional. Ex: torcer por um time c. Ação racional orientada para valores: racional, a ação é importante e não os fins. Ex: trabalho voluntário ou de um político, onde o retorno não é o dinheiro ou prestígio final, mas a missão. (em crise) d. Ação racional orientada pra fins: racional, o importante é o resultado. Ex: empresa capitalista.

  1. Qual era a função da sociologia para Marx?

Enquanto o positivismo se preocupava com a manutenção da ordem capitalista, Marx vai realizar uma crítica profunda e radical da sociedade, ressaltando suas contradições e antagonismos. A Sociologia traz no bojo de sua formação duas tradições diferentes: a conservadora, que se identifica com os valores e os interesses da classe dominante, e a revolucionária, que se compromete com a crítica e a transformação da sociedade. Esse pensamento crítico surge na tradição da obra de Marx.

  1. Defina materialismo histórico em Marx.

O materialismo pressupõe, de modo geral, que a produção material de uma sociedade constitui o fator determinante da organização social e política de uma época. Assim, a base material (econômica) exerce influência direta nos outros níveis da realidade: Estado, instituições jurídicas, políticas, religião, moral. Por meio da dialética, Marx explicou as significativas transformações da história da humanidade através dos tempos. Segundo sua teoria da história, as sociedades encontravam-se em constante transformação e o motor da história era os conflitos e as posições entre as classes sociais. Assim, o movimento da história possui uma base material, econômica e obedece a um movimento dialético. Em outras palavras, a estrutura de uma sociedade reflete a forma como os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com