TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA EXTRA

Por:   •  7/3/2016  •  Exam  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 4

TAREFA 3

Assista aos vídeos e redija resenha, entre 30 e 45 linhas, se posicionando sobre o banimento do amianto no Brasil.

Fique a vontade para aduzir outras fontes e pesquisas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=qn66OZm6hxI

https://www.youtube.com/watch?v=Ynr-WDtuktE

https://www.youtube.com/watch?v=61qiVhkV4BY

Nos vídeos propostos sobre o assunto amianto, material constituído por feixes de fibras, constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde. A inalação prolongada de fibras de asbesto pode provocar doenças graves incluindo câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose (um tipo de pneumoconiose).

Há mais de 18mil artigo feitos com amianto, desde componentes para motor a vapor e anteparos para aviões, construção civil, dentre outros.

A inalação de doses de amianto por um período de tempo, é altamente prejudicial à saúde, mais para milhares de pessoa, o aviso é tarde demais , causando graves consequências na saúde das pessoas afetadas.

Europa e EUA da baniram o uso de amianto, que intitularam de o “pó maligno”

O perigo de trabalhar com o amianto, o trabalhador deverá se aposentar mais cedo, devido a capacidade e precocidade diante de uso do amianto.  Neoplasia crônica do estomago do amianto, arsênio, dipleura e outras doenças causadores de câncer devido a usar o amianto. A Lei 8113, o trabalhador se aposentará mais cedo devido ao uso de material como a amianto, ou seja de 20anos para tempo de serviços.   A Lei da previdência social diz que o manejamento de amianto acelera o risco de morte ao ter contato direto e indireto com amianto, e deverá ter a aposentadoria mais cedo

A cada 10 anos trabalhados com amianto, conta 17 anos de trabalho para o processo de aposentadoria, há uma relação de exposição e a doença, que é denominada fator de casualidade, outras situações cancerígenas o tempo de aposentadoria é de 25 anos. 15 mil trabalhadores, estão expostos ao amianto, de acordo com dados da caixa/GFIP.

As empresas pagam taxas referente ao CNAE, de acordo com a atividade econômica. A Receita Federal tributa as empresas para arcar com os custos com esse tipo de material, para sustentar a aposentadoria precoce.

Todos deverão pagar os custos para a previdência de aposentadoria precoce, benefício por incapacidade, precocidade e os efeitos colaterais (pensão, auxilio doença, etc)

O importante notar é que geralmente o colaborador não fica trabalhando o resto da vida com amianto, e seu tempo de serviço por aposentadoria não será de 20 anos, como a lei determina e sim 25 ou 35 anos.

Há exposição do amianto na população em geral, e é muito preocupante a questão do meio ambiente, mais a maior preocupação são os resíduos, mineração, no transporte, na guarda, na industrialização, comercialização e descarta dos produtos, como fibras in naturas, telhas, fibrocimento e resto de materiais.

Há carcinogeninidade do material amianto, ou seja toda espécie do amianto é prejudicial à saúde.

“Há evidencias suficientes em humanos da carcinogenicidade de todas as formas de amianto (crisotila, crocidolita, amosita, trmolita, actinolita e antofilita). O amianto causa mesotelioma e câncer de pulmão, laringe e ovário”.

Os resíduos de pó e fibra de amianto são classificados como perigosos devendo ser gerenciados. Os resíduos da construção contendo amianto, como resíduo da construção da classe, tais como tintas óleos e outros, inclusive amianto e estes deverão ser armazenados de acordo com as normas técnicas específicas de acordo com as normas de órgão ambientais do estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com