TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE ARQUITETURA E URBANISMO PERCEPÇÃO DO ESPAÇO

Por:   •  31/10/2018  •  Seminário  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DE ARQUITETURA E URBANISMO

PERCEPÇÃO DO ESPAÇO

Na sociedade temos diversos modos de ver arquitetura. Esses modos são baseados em interpretações, que podem ser agrupadas em quatro categorias:

CONTEÚDISTAS; FORMALISTAS; FISIOPSICO-LÓGICAS; ESPACIAIS.

As percepções conteudistas e formalistas procuram relacionar arquitetura a um contexto representados pelos seus ‘’conteudos’’, sejam eles políticos, socioeconômicos, científico-tecnológicos ou filosófico-religiosos. Ex: Minhocão em São Paulo, na qual se viu a necessidade primeiramente social de uma habitação social e segundamente econômica e até esmo política para crescimento do pais.

As formalistas trazem uma visão mais formal, como o próprio nome já diz, tais como a unidade, o contraste, a simetria, a escala, proporção, etc. ex: O que vemos ao olhar uma obra, suas arestas, seu contorno, seus cheios e vazios, contraste de suas cores com o ambiente a sua volta.

As interpretações fisiopsico-lógicas trazem questões simbólicas, relacionando as reações físicas e psíquicas às formas e composições. Ex: Nosso corpo capta as informações e as associa de forma a interpretar as formas e composições separadamente e em conjunto. Nosso corpo tem primeiro a percepção de cada unidade para sim entender a composição de um todo.

A última maneira de compreensão da arquitetura é a espacial. A mais completa de todas pois ela envolve toda uma vivencia, na qual se vê uma movimentação tridimensional e influenciada pelas distâncias, volumes, luzes, cores, projeções e expectativas de quem utiliza o espaço.

Segundo Bruno Zevi, o conteúdo social, o efeito psicológico e os valores formais se materializaram todos no espaço . Interpretar o espaço significa incluir todas realidades de um edifício (...) Quem raciocina sobre o homem em termos de secionalismo intuitivo, lógico, prático e ética sem passar a útil destinção teorética à unidade vivente e orgânica , à circularidade  entre esses elementos, em cuja simbiose se exalta da vitalidade humana e artística ficaria limitado a uma das três classes interpretativas e não teria uma visão integrada e compreensiva da arquitetura.

Documentário

Vários arquitetos se reuniram para falar sobre projetar espaços, e não só espaços, os seus espaços, suas casas. Para eles a arquitetura pode criar estratégias psicológicas para criar um sentido de vida fortemente relacionado como espaço, e o tempo, construindo um lugar de conforto além de tirar vantagens das paisagens e artifícios presentes no local. Esse espaço de conforto está muito ligado á um ambiente exterior, seja uma horta, um jardim, um espaço onde há presença de objetos que se tornam uma natural extensão ao espaço.

Esses espaços estão livres para criações e mutações, esse é um dos seus sentidos, se adequar a cada época da vida. Um espaço não deve ser um processo fechado, como uma caixa, mas sim arestas de uma caixa, que permitem fluidez no amadurecimento deste espaço junto com quem o habita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com