TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia dos materiais

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO DE ESTUDOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES LTDA

Ponte Treliçada

Disciplina: Resistência dos Materiais

Professora: Emanuella

Equipe:

 Ana Libni

 Lucineide Bispo

 Marcelo Cruz

 Milena Mota

 Rafael Paim

 Wsclleyton Souza

Sumário

  1. Introdução        01

  1. Objetivo        02
  1. Materiais usados e Método        03
  1. Conclusão        04

 

  1. Introdução

        As pontes são estruturas capazes de interligar pontos de mesmo nível separados por diversos tipos de obstáculos naturais. Desde o início da sociedade elas são utilizadas, como por exemplo, em civilizações que as faziam com madeiras e amarras em vales no meio das florestas para permitir a travessia de rios e penhascos. Com o passar do tempo essas construções, realizadas de maneira primitiva, deram lugar para o concreto e ferro, utilizados no mundo todo.

        Sua estrutura é essencial, e apesar de existir diversos tipos, a Treliçada é uma das mais utilizadas. Treliças são composições de membros esbeltos conectados entre si por nós em suas extremidades, sendo feitos, normalmente, de madeira ou metais tendo como objetivo distribuir a carga aplicada sobre a mesma. Sendo assim, ao se trabalhar com estruturas poligonais, é escolhido o triangulo, pois o esforço aplicado a um nó distribui-se por suas barras de forma a atingir o equilíbrio.  

        

  1. Objetivo

        O projeto tem como objetivo elaborar uma ponte feita de palitos de picolé com medição total de 112 cm, capaz de transpor um vão de 1 metro e suporta um valor de carga concentrada estipulada de 70 kg. Além disso, aplicar os conhecimentos obtidos na disciplina de resistência dos materiais, sistemas estruturais, oferecidas pelo curso de edificações.

  1. Matérias usadas e Método

Para a elaboração do projeto foram usados os seguintes materiais:

  • Palitos de picolé
  • Cola de madeira
  • Tesoura

3.1 Método

 

        Antes da construção da ponte os componentes da equipe fizeram     pesquisas para ter um auxílio de como construir a estrutura. Após as pesquisas foram colocados em práticas os conhecimentos aprendidos. Em base nas pesquisas dois palitos suportariam os membros da ponte, só que devido às deformidades e irregularidades dos palitos, foram dobradas as quantidades em cada membro para firmeza e segurança.

        A colagem de todos os membros foi individualmente e após a secagem

os membros foram unidos uns aos outros dando a forma da treliça.

        Depois da colagem das treliças foi colado o tabuleiro, o pavimento que suporta as cargas de circulação e as transmitem aos apoios laterais.

  1. Conclusão

        Projetar uma ponte de palito de picolé é aprender que a fase de execução é muito importante para que o projeto atinja os objetivos pretendidos, ou seja, é necessário executar um trabalho minucioso de medições e colagens para que as que a estrutura cumpra seu papel realizando o suporte e distribuição de solicitações calculadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com