TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências da Arquitetura Contemporânea e Como Devemos Pensar no Desenvolvimento Dessa Arquitetura

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

“Tendências da arquitetura contemporânea e como devemos pensar no desenvolvimento dessa arquitetura”

O estilo contemporâneo se iniciou no final dos anos 1980 e mantém-se até a atualidade. A arquitetura contemporânea não tem uma única linguagem, por isso é considerada pluralista, integrada por várias tendências, por exemplo, o modernismo e pós-modernismo. Preocupados com a degradação ambiental e o esgotamento de fontes energéticas, os arquitetos contemporâneos, pensando no futuro, agregam a sustentabilidade e economia. Esse estilo desenvolveu as torres verdes, arranha-céus e o novo vernacular. Embora os insumos utilizados sejam os industriais, os projetos priorizam a reutilização dos materiais, a funcionalidade, o conforto térmico e o design orgânico, pontos que abrangem como beneficio a economia verde.

Tendo o rejuvenescimento e a modernização como tendência, a arquitetura contemporânea desenvolve as torres verdes para melhorar o conforto ambiental, criando microclimas dentro das cidades para enfrentar as consequências de seu adensamento. Criam-se também paredes e telhados verdes, que hoje são tratados como elementos paisagísticos, pois criaram controvérsia em relação ao consumo excessivo de água e sua manutenção. Outro ponto é o avanço dos arranha-céus, edifícios altos com estruturas complexas, disputam entre si qual é o mais alto e colaboram com o adensamento das cidades. Também ressurgiu o novo vernacular, trazendo referencia as características do local em que as construções são implantadas, fazendo as casas e edifícios não serem objetos esculturais, mas sim da parte da paisagem.

A arquitetura contemporânea, como citou Giedion no livro “Espaço, Tempo e Arquitetura” (1941), foi o “desenvolvimento de uma nova tradição”, devemos pensar nesse estilo como um avanço da arquitetura moderna e pós-moderna, que pensa no coletivo acima do indivíduo e no futuro, tendo grande preocupação com a sustentabilidade e economia. Um estilo que tende a ganhar cada dia mais força, graças a todo o conjunto de tendências atuais, já que sustentabilidade e economia são, e ainda serão por muito tempo, pautas muito importantes no mundo em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com