TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Por:   •  1/12/2016  •  Resenha  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO
  1. Sobre o trabalho
  2. Características do computador

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. TOP 500
  1. Sobre o projeto
  2. Método de avaliação
  3. Benchmark LINPACK
  1. ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA
  2. HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

1 – Introdução

1.1 – Sobre o trabalho

Este trabalho tem como objetivo descrever as características do supercomputador Cray XC30, do governo estadunidense. Ocupando o décimo oitavo lugar na lista de junho do TOP500, projeto que busca listar os supercomputadores mais rápidos do mundo. Essa lista foi divulgada ao público na Conferência Internacional de Supercomputadores, no dia 13 de julho de 2015, em Frankfurt, na Alemanha. O Cray XC30 do governo estadunidense é um dentre os 233 computadores na lista que ficam nos Estados Unidos.

O computador estreou na lista do TOP500 em junho de 2014, na décima posição, e vem caindo desde então. Nota-se que o computador manteve os valores nas outras três avaliações desde sua entrada na lista, logo, é esperado esse comportamento.

Nosso trabalho está dividido em quatro partes: introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia. No desenvolvimento, haverá uma descrição da metodologia usada pelo TOP500 e como eles fazem a classificação dos computadores, seguidos por uma breve explicação do funcionamento do benchmark LINPACK, usado pelo projeto para a criação da lista. Em seguida, teremos uma discussão sobre a organização e arquitetura do sistema XC30, principalmente sobre processadores e barramentos utilizados. Depois falaremos um pouco sobre o histórico do computador no TOP500 e sobre a empresa desenvolvedora. Depois temos uma seção sobre o sistema operacional, linguagens e algumas ferramentas utilizadas no computador. E, por fim, os comentários finais na conclusão.

Algumas características do computador:

Localização

Estados Unidos

Família

Cray XC

Modelo

XC30

Vendedor

Cray Inc.

Ano de instalação

2014

Sistema operacional

Cray Linux Environment

Interconexão

Interconexão Aries

Processador

Intel Xeon E5-2697v2 12C 2.7GHz

2.1 TOP 500

        

2.1.1 Sobre o projeto

O projeto TOP500 foi iniciado em 1993 com o objetivo de oferecer uma base confiável para a busca e detecção de tendências no mundo da computação em alta performance. Duas vezes por ano, uma lista com os locais de funcionamento dos 500 computadores mais poderosos é montada e liberada. O ranking é montado com base no desempenho desses computadores no benchmark LINPACK, e a lista contém uma variedade de informações incluindo as especificações do sistema e suas maiores áreas de aplicação.

Todo ano, a primeira lista do TOP500 é liberada durante a ISC High Performance Conference, que geralmente ocorre durante o mês de junho.

Já a segunda lista é liberada a tempo da SC Conference, que ocorre em novembro, nos Estados Unidos. Enquanto o prazo máximo para inscrições para a lista de junho é no fim de maio, o da lista de novembro é no fim de outubro.

O objetivo principal da lista TOP500 é fornecer uma lista ordenada dos sistemas de propósito geral que são comumente utilizadas para aplicações de alto nível. Os autores do TOP500 se reservam o direito de verificar de forma independente os resultados LINPACK apresentados e excluir da lista os sistemas que não são válidos ou que não são de propósito geral por natureza. Por sistema de propósito geral, entende-se que o sistema de computador deve ser capaz de ser usado para resolver uma série de problemas científicos. Qualquer sistema projetado especificamente para resolver o problema do benchmark LINPACK ou que tenha como finalidade principal o objetivo de obter uma alta posição no ranking TOP500 é desclassificado.

Os sistemas na lista TOP500 deverão ser persistentes e disponíveis para utilização por um período prolongado de tempo. A lista TOP500 é compilada por Hans Meuer da Universidade de Mannheim, Alemanha; Erich Strohmaier e Horst Simon do NERSC/Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, Estados Unidos; e Jack Dongarra da Universidade do Tennessee, Estados Unidos.

Para as inscrições, são necessários os seguintes dados:

Fabricante

Fabricante ou fornecedor

Sistema informático

Tipo indicado pelo fabricante ou fornecedor

Local das instalações

Nome completo da empresa ou instituição

Local

Cidade e país

Ano

Ano de instalação/última grande atualização

Campo de Aplicação

Tipo de cliente (universidade, governo, indústria, etc.), bem como aplicações típicas

Processadores

Número de processadores (e os tipos)

Memória

Memória principal da configuração

Sobre o projeto, os criadores fazem questão de mostrar que o TOP500 não tem a intenção de dizer qual computador é melhor no geral. Usando o benchmark, a lista é criada apenas para dizer qual computador resolve sistemas de equações mais rápido, e que, portanto, não deve ser vista como uma ferramenta para selecionar um supercomputador para uma organização. Cada empresa deve rodar seus próprios testes, a fim de analisar se tal computador serve ou não para determinada aplicação que eles tenham em mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com