TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que devemos pensar quando falamos sobre a conveniência de usar dispositivos móveis?

Seminário: O que devemos pensar quando falamos sobre a conveniência de usar dispositivos móveis?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Seminário  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

O que devemos pensar quando estamos falando de usabilidade para dispositivos móveis?

Tudo tem que ser repensado para criar um ambiente mais dinâmico para o usuário, o design precisa ser revisto, pois, ele será o contrário de uma versão desktop, as informações precisam ser remanejadas, diminuídas para que se adaptem em telas menores.

Metodologia:

O design para dispositivos móveis se diferencia de outras interfaces de várias maneiras e a maioria destas diferenças estão relacionadas ao fato do usuário levar o dispositivo para qualquer lugar onde vai.

O mercado de dispositivos moveis vem crescendo bastante, com isso gera uma concorrência cada dia maior para o mercado de aplicativos que estão melhorando cada dia mais. A chave desta melhoria está na experiência do usuário e a área que estudo o nivel de experiência do usuário é a Usabilidade. A usabilidade é uma característica daquilo que é utilizável, funcional.

A difusão dos smartphones atinge 14% da população, e esses proprietários de smartphones dependem cada vez mais de seus dispositivos”. A fonte aponta também que 40% usaram seus dispositivos todos os dias, nos últimos 7 dias e que 73% não saem de casa sem ele .

O conhecimento na área da Usabilidade para dispositivos moveis mostra a importância do planejamento utilizando as técnicas para melhorar a experiência dos usuários com os sistemas.

Um fator que influencia na usabilidade dessas interfaces é a quantidade de cliques. Há uma regra, muito disseminada na web e tida como requisito em projetos, que diz que todo o conteúdo de um site não deve precisar de mais de três cliques para ser acessado. Aparentemente faz sentido, porque, se os usuários não conseguem encontrar logo o que estão procurando, eles tendem a se frustrar e deixar o site (PORTER,2003).

Alguns aspectos importantes relacionados à usabilidade de interfaces web em dispositivos móveis que devem atender a todas as sub características, proporcionando facilidade de acesso ao usuário são, avaliar a real necessidade de uma versão móvel independente da versão web, criar urls curtas e fáceis de digitar, prever paginas leves, explicar os textos no título, com o mínimo de palavras, evitar imagens e anúncios que congestionam as telas dos aparelhos.

Um layout adequado permite o melhor uso de aplicação e aproveitamento do aparelho.

A usabilidade em dispositivos moveis é a facilidade com o que os usuários podem empregar uma ferramenta ou um objeto a fim de realizar uma tarefa especifica e importante.

Jakob Nielsen deu a definição de usabilidade para dispositivos moveis em 5 pontos , são eles: sistemas devem ser executados com maior eficiência possível, levando em conta as limitações do hardware, memoria menor, limitações de tamanho de tela e de uso com os dedos ou canetas de toque e é neste ponto que o design deve ser muito bem pensado , devem ter fácil aprendizado, e mais uma vez o design do sistemas deve estar organizado da melhor forma possível para que o usuário não seja obrigado a dedicar muito tempo em cada tarefa, devem garantir máxima satisfação do usuário bem mais rapidamente em um sistema mobile, devem ter sua forma de uso rapidamente recuperada da memoria do ususario, devem ocorrer o menor numero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com