TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria História da Arquitetura

Por:   •  2/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Prova 02 – THAU IV

Observe a imagem 1: Casa da Rua Taguá de Ricardo Severo e a imagem 2: Casa do arquiteto de Gregori Warchavchik.

 

Escreva quais as teorias estilísticas envolvidas nas duas residências, as formas de construção dos dois arquitetos e as questões políticas de defesa de ambas as ideias.

[pic 1]             [pic 2]

Casa da Rua Taguá de Ricardo Severo                     Casa do arquiteto de Gregori Warchavchik

Ricardo Severo defendia uma estética denominada neocolonial e visava restabelecer uma suposta tradição interrompida. Ele buscava um estilo brasileiro utilizando traços da arquitetura colonial portugusa. Ricardo é contra o ecletismo, Eng. Português busca proporbases inovadoras para a arquitetura no brasil. Ricardo Severo tenta personificar e evidencia o complexo processo de renoção do panorama artistico no Brasil em um momento crucial para a constituição do modernismo. Ele é motivado por um conjunto de fatores ideologicos por ser muito tradicionalista, onde de um lado eciste o anseio da independencia cultural e autonomia politica, onde é identificado o ecletismo. E de outro, esta a busca pela valorização das tradições, heranças portuguesas, que estavam desprezadas. È neste momento que Ricardo estabelece relações entre a população e manifestações artisticas, buscando vinculos  da arquitetura brasileira com as de sua nacionalidade, fazendo com que  a arquitetura colonial portuguesa fosse um marco  em sua trajetória e configurando assim como um projeto politico e cultural brasileiro.

Suas obras fazem uma mescla entre tradição e modernidade, permitindo a valorização de elementos arquitetonicos com varandas, patios, telhados de barro, rotulas e balcoes.

A casa da Rua taguá  (1917-1924) construída em São Paulo/SP, possue caracteristicas que remeteria os solares portugueses, com telhado com várias água, paíneis azulejados, rotulas e balcões.

Fontes: CASA da Rua Taguá, São Paulo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4740/casa-da-rua-tagua-sao-paulo>. Acesso em: 09 de Nov. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2664/ricardo-severo - Acesso em: 09 de Nov. 2020

A casa do Arquiteto de Gregori Warchavchik é considerada um clássico da arquitetura modernista. Formada por volumes prismáticos brancos, pintura discreta e formato quadrado.

As principais características são alvenaria em tijolos, concreto armado, piso Taboado, fachada livre e janelas em fitas. Gregori foi um dos pioneiros da arquitetura modernista, para ele um novo padrão de arquitetura estava florescendo no Brasil.

Considerava os ornamentos “intuis e absurdos”, para ele a arquitetura clássica deveria servir apenas para dar ao arquiteto um sentimento de equilíbrio e proporção. Ele defendia uma arquitetura livre de legados do passado e que refletisse a modernidade. Era inovador e apostava em materialidades e técnicas construtivas inovadoras.  

Fontes: https://www.archdaily.com.br/br/764868/as-tres-casas-modernistas-de-warchavchik acessado em 09 de nov.2020

https://www.archdaily.com.br/br/01-17010/classicos-da-arquitetura-casa-modernista-da-rua-santa-cruz-gregori-warchavchik acessado em 09 de nov. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (458.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com