TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA HISTORIA DA ARQUITETURA

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Qual a função da edificação (residencial, comercial, institucional, misto, religioso)?

Equipamento Urbano (em sua concepção inicial).

  1. Quando foi projetada?

Eero Saarinen foi contratado para projetar o novo terminal do aeroporto Idlewild Airport (Hoje JFK em homenagem ao presidente assassinado em 1961). Seu projeto foi realizado antes de 1958, ano que as primeiras aeronaves a jato viáveis começaram a suplantar seus antepassados de propulsão a hélice.

  1. Quanto tempo demorou a construção?

Durou 4 anos, finalizada 28 de maio de 1962.  Saarinen faleceu em 1961, tendo visto somente a superestrutura do edifício terminada. Enquanto o terminal se estabeleceu como um símbolo da era da aviação, sempre foi ironicamente inadequado para servir aviões a jato;

  1. Houve problemas de execução?

O terminal era um símbolo tão poderoso para a companhia aérea que mesmo com seu orçamento aumentando de U$ 9 milhões para U$ 15 milhões, a TWA nunca impôs cortes no projeto.

  1. Quem foram os clientes?

A Trans World Airlines aproximou-se de Eero Saarinen para o projeto em 1955, decisão tomada pelo diretor artístico do departamento de relações públicas - um claro sinal do papel do terminal na publicidade da companhia aérea. Este mandato foi até oficializado na comissão de projetos da empresa, que pedia uma infraestrutura eficiente de operações terrestres e que "forneceria à TWA publicidade, publicidade e atenção".] Saarinen tomou a ênfase da companhia aérea na atenção do público desde o início, em um terreno no ápice da estrada de acesso principal do aeroporto.

  1. Existe alguma especificidade peculiar (algum pré-requisito específico do projeto)?

O cliente queria que esse prédio capturasse o "espírito de vôo" e, à medida que os visitantes corressem para o vôo, não haveria uma alternativa senão admirar as curvas de concreto que envolviam os passageiros na era do jato. Com as viagens aéreas em ascensão, o Port of New York Authority instituiu um plano para expandir o Aeroporto Idlewild (hoje John F. Kennedy) em 1954. O plano, que permitiria ao aeroporto lidar com o aumento do tráfego aéreo dentro e fora de Nova Iorque, pedia que cada companhia aérea principal projetasse, construísse e operasse seu próprio terminal independente, um esquema apelidado de "Terminal City." Este arranjo foi feito na incitação das próprias companhias aéreas, que o viam como uma oportunidade para forjar duradouras Identidades de marca para si mesmos nos novos terminais que iriam construir - independentemente da desordem espacial e estética que acabariam por fomentar.

  1. Onde se localiza?

John F. Kennedy International Airport (JFK), Queens, New York 11430, Terminal 5 Nova York Estados Unidos da América.[pic 1]

  1. Como é o entorno (fica em área urbana adensada?)

  1. Subúrbio menos denso? área rural? praia? campo?)?
  1. Que tipos de edifícios existem no entorno?
  1. Esse edifício expressa bem a trajetória do arquiteto ou é diferente do restante de sua obra?

Saarien foi ridicularizado pelos críticos por adaptar seu estilo arquitetônico ao trabalho, ao invés de adaptar o projeto ao seu estilo. O Terminal TWA, diferenciando-se muito de suas obras anteriores retilíneas e austeras, foi visto como um casamento profano dos dois maiores defeitos percebidos do arquiteto.

  1. O projeto alinha-se a alguma fase específica da carreira do arquiteto?

  1. Existem alguma curiosidade, história de bastidores, 'fofoca' interessante sobre a edificação?

Em consonância com o papel do edifício como a face arquitetônica da TWA, muitos têm notado sua semelhança com um pássaro ou um avião voando; a curva ascendente dinâmica da sua linha de cobertura certamente parece sugerir isso. Há, no entanto, uma história apócrifa que sugere que a verdadeira inspiração de Saarinen não foi encontrada na aviação, mas na casca vazia de uma toranja que ele pressionou no meio. Se a história é verdadeira ou não, Saarinen nunca alegou que seu projeto foi destinado a representar qualquer coisa física; Era, ele insistia, uma abstração da ideia do voo em si.

No entanto, enquanto o público em geral era bastante receptivo com o novo ícone arquitetônico da TWA, a natureza dogmática das práticas arquitetônicas de meados do século renderam críticas mordazes de alguns de seus pares. Sua concha de concreto, embora eminentemente expressiva, era estruturalmente ineficiente e requeria muitos suportes ocultos de aço; mais prejudicial, no entanto, foi a associação do arquiteto com corporações e instituições governamentais. Ele foi ridicularizado pelos críticos por adaptar seu estilo arquitetônico ao trabalho, em vez de adaptar o projeto ao seu estilo. O Terminal TWA, diferenciando-se muito de suas obras anteriores retilíneas e austeras, foi visto como um casamento profano dos dois maiores defeitos percebidos do arquiteto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (817.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com