TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terraplanagem e Engenharia Civil

Por:   •  8/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

NOME DA INSTITUIÇÃO

NOME DA FACULDADE OU CURSO

[pic 1]

Nome do aluno

CIDADE-UF

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        3

2.        JUSTIFICATIVA        5

3.        OBJETIVOS        6

3.1        GERAL        6

3.2        ESPECÍFICOS        6

4.        REFERENCIAIS TEÓRICOS        7

5.        METODOLOGIA DA PESQUISA        9

6.        CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Na natureza, nem sempre se encontra a base ideal para a construção de estradas: o alicerce. Na maioria dos casos, o solo está solto e não tem capacidade de suporte suficiente. É por isso que o trabalho de terraplenagem é necessário no início de qualquer nova estrada. Uma vez que a rota da rota foi esclarecida e fixada, é necessário preparar o terreno sob a rota.

O método mais importante de movimentação de terras é a compactação. Sua função é reduzir o espaço dos poros preenchidos com ar e água em um piso. Dessa forma, o solo adquire a propriedade desejada: torna-se mais capaz de suportar a carga do tráfego e do clima, aumentando sua resistência e ao mesmo tempo reduzindo a inclinação ao desviar a água para os mananciais. Este último também torna o solo resistente à geada.

Este processo é diferente para cada solo. O especialista é capaz de distinguir entre solos coesos e não coesos. Em solos coesos como argila, lama ou lodo, as partículas do solo grudam umas nas outras. Ao contrário, em solos não coesos, como cascalho ou areia, essas partículas se soltam uma ao lado da outra. Quanto à compactabilidade, os tipos de solo podem ser classificados da seguinte forma: solo com teor de água, solo coeso de grão fino, solo não coeso de grão grosso, solo misto de grão fino e rocha. Na movimentação de terras, o método de compactação dinâmica com rolos vibratórios ou oscilantes, no qual o efeito de compactação é baseado na interação das vibrações do tambor e do peso do rolo, provou ser particularmente eficaz.

A importância da compactação do solo está no aumento da resistência e diminuição da capacidade de deformação obtida submetendo o solo a técnicas adequadas, que aumentam o peso específico seco, reduzindo seus vazios. A compactação é aplicada a todo aquele solo que requer aumento de sua capacidade de suporte para suportar os diferentes pesos e forças a que está sujeito. Os trabalhos de compactação também são realizados em um grande número de obras civis, como construção de muros de contenção, estabilização de terrenos, aterros para estradas, colocação de condutas de água, colocação de esgotos, etc.

 

No caso das rotas terrestres, existem características comportamentais que podem ser melhoradas na compactação de um solo: são três delas cuja melhoria se busca em praticamente todos os casos. São a deformabilidade, que implica na intenção de reduzir a compressibilidade dos solos e aumentar a sua estabilidade volumétrica, especialmente face à absorção ou perda de água; resistência, especialmente à tensão de cisalhamento, obviamente no sentido de obter os maiores valores possíveis e uma relação tensão-deformação adequada que garanta um equilíbrio adequado de comportamento.


  1. JUSTIFICATIVA

Muitos são os aspectos que devem ser levados em consideração para uma obra de terraplenagem. Inicialmente, as máquinas envolvidas no processo, que não só devem ser adequadas para a tarefa específica, mas também devem apresentar um bom estado mecânico para que sua produção não seja afetada, seja pela existência de tempos mortos utilizados. Para manutenção ou paradas. Mencionar que a máquina é adequada não é trivial; Em muitos casos, tenta-se utilizá-los em outras funções não adequadas, causando uma diminuição no seu desempenho e, por vezes, colocando em risco a saúde das pessoas associadas ao trabalho.

Outro aspecto fundamental é representado pelas condições e organização do trabalho, que estão relacionadas a um planejamento adequado da área de trabalho, do funcionamento das máquinas e do próprio ambiente. Deve-se ter em mente que mesmo com uma excelente organização e planejamento, não haverá um perfeito desempenho em nossas obras de terraplenagem. Se a isso somarmos problemas de planejamento, os rendimentos são reduzidos e, por fim, ameaçam uma correta execução da obra.

Por outro lado, é necessário estar ciente das condições do trabalho para tomar as devidas salvaguardas e adotar as ações que conduzam a um bom trabalho. Por exemplo, o tipo, a geologia e as propriedades geotécnicas do solo ou rocha com que se trabalha devem ser considerados. As condições topográficas e o clima são fatores que precisam ser pensados ​​e estudados para a tomada de decisões adequadas que levem a um correto movimento do solo. Por fim, e não menos importante, está a segurança associada não só ao funcionamento das máquinas mas também aos procedimentos da ação de movimentação de terras, que está diretamente relacionada com os operadores e trabalhadores, ou seja, o fator humano.


  1. OBJETIVOS

GERAL

  • Analisar as principais técnicas de compactação atuantes no mercado.
  1. ESPECÍFICOS

  • Entender a relação da terraplenagem e engenharia civil;
  • Analisar das principais técnicas de compactação atuantes no mercado;
  • Analisar o custo x benefício das técnicas mais usadas.


  1. REFERENCIAIS TEÓRICOS

O forte crescimento populacional exige maior demanda por obras de infraestrutura e edificações urbanas, levando ao aquecimento do mercado de construção civil. Considerando as enormes dimensões que as cidades assumem, é necessário expandir a infraestrutura urbana, com a utilização de métodos adequados que preparem o terreno para a execução das obras civis, melhorando a qualidade do empreendimento. Nessa perspectiva, o domínio tecnológico da terraplanagem visa mitigar erros, desde o projeto até o término da obra. (CORRÊA, 2021)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com