TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Laje: Laje Treliçada

Por:   •  3/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

ISABELLA AMANCIO ROIO PAIVA

Tipos de Laje: Laje Treliçada

UMUARAMA - PR

2020

O que é ?

Lajes são estruturas que realizam interfaces entre pisos de um edifício e podem suportar pisos opostos ou servir como tetos. Normalmente, eles repousam sobre vigas, que por sua vez repousam sobre pilares e distribuem a carga da construção de forma adequada. Seu projeto estrutural é uma placa em que duas dimensões (comprimento e largura) são muito maiores do que a terceira dimensão (ou seja, espessura) e são transversais a ela e suportam a flexão.

Os critérios do projeto são a resistência à tração e a própria espessura. Placas delgadas podem ser quebradas com segurança, mas devido a flechas grandes ou vibração excessiva, causam insegurança ao usuário. Quando não estão apoiados em vigas, mas apenas em pilares, ainda devem contar com o efeito de puncionamento. Para fazer isso, deve-se determinar o tamanho e aumentar o capital na interface pilar / laje.

Os principais tipos de lajes utilizados são a laje maciça, laje cogumelo, laje nervurada, laje treliçada e laje alveolar. Neste trabalho vamos falar sobre a laje treliçada.

Laje Treliçada

Inicialmente, os painéis treliçados surgiram no continente europeu, principalmente para atender às necessidades de redução de custos em comparação com outros sistemas. Foi submetido a modificações e melhorias de desempenho, sendo o sistema bastante desenvolvido e atualmente um dos sistemas mais utilizados no mundo.

A laje treliça é um sistema de laje pré-fabricada que consiste em vigas pré-fabricadas de concreto armado e barras de aço na forma de treliças (daí o nome), que são conectadas à fundação de concreto. Nas lacunas entre as estruturas de treliça, são usados ​​materiais de enchimento. Na montagem e lançamento de concreto, a laje treliça pode ser considerada um tipo de laje nervurada.

A laje treliça é um tipo de laje amplamente utilizada em todo o mundo devido principalmente à sua própria montagem. Também é bem conhecido que pode suportar grandes cargas, reduzir muito a mão de obra necessária para realizar o trabalho e reduzir os detritos no trabalho.

Ao projetar uma estrutura adequada, considerando a carga a ser aplicada na laje e relacionando-a com a espessura, uma laje em grade pode ser utilizada para superar um vão de até 12 metros. A figura a seguir mostra o layout da placa de rede montada:

Esquema de montagem de lajes treliçadas

As vigas pré-fabricadas, ou vigotas, de concreto armado têm a principal função estrutural no sistema e devem ser dimensionadas pelo engenheiro de forma a atender às especificações e a cada item, bem como às especificações e requisitos legais. Na parte inferior está o material de reforço do eletrodo positivo, fios de aço ou barras de aço são circundados por concreto e moldados em uma forma específica para esse fim. Em vez disso, coloque as nervuras negativas na placa de suporte perto do topo da placa.

A armadura transversal é sinusoidal, e sua função principal é apoiar a armadura principal. Em alguns casos, eles podem suportar forças de cisalhamento e promover melhor aderência e coesão entre o concreto da vigota e o concreto "local". Sob certas circunstâncias, o reforço auxiliar pode ser adicionado. A figura a seguir mostra os componentes da vigota treliçada:

Esquema de vigotas treliçadas

Quanto ao tamanho das vigas, geralmente são moldadas em forma de placa de metal em uma fábrica pré-fabricada, e a espessura do concreto varia entre 3 e 4 cm. A largura (parte inferior) pode variar de 12 a 14 cm, e o comprimento (L) é especificado de acordo com a necessidade de cada projeto. A distância entre as bases superior e inferior, ou seja, a altura (H), pode variar de 12 a 30 cm.

Após a montagem da laje e a colocação da vigota da treliça, o vão da laje deve ser preenchido antes da concretagem. Na maioria dos casos mostrados na figura abaixo, blocos de cerâmica (comumente chamados de ladrilhos ou EPS (espuma de poliestireno)) são usados ​​para enchimento. Em alguns casos, blocos de concreto porosos também podem ser usados.

Os blocos cerâmicos podem ser utilizados em qualquer tipo de estrutura e garantem menos deformações e menos fissuras. Por outro lado, o enchimento de EPS pode não só reduzir o peso total do edifício, mas também garantir um melhor isolamento acústico e térmico do edifício, reduzindo assim a carga sobre a fundação. Durante o

projeto, alternativas de envase de materiais devem ser analisadas e viabilizadas.

A laje treliça tem algumas vantagens sobre outros sistemas de construção, os pontos-chave são:

* É fácil de transportar, simplifica o processo de implantação e não requer mão de obra especial;

* Reduzir a demanda por materiais de apoio e formas de engenharia, reduzindo a geração de resíduos de construção;

* Reduz fortemente a carga imposta aos demais elementos estruturais, reduzindo assim sua seção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com