TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade

Por:   •  7/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]...........................................................................................................................

BRUNNO DE OLIVEIRA VIANA – RA 525532018

Projeto integrador

...........................................................................................................................

Nova Andradina / MS

                                                           2021

ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

BRUNNO DE OLIVEIRA VIANA – RA 525532018

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade ENIAC para a disciplina Modelagem de sistemas / Projeto integrador.

Nova Andradina / MS

                                                           2021

[pic 3][pic 4]

Resumo

Modelagem de um sistema hidráulico, onde serão analisados através de cálculos integrais a capacidade de vazão de uma caixa d’água, esse projeto busca demostrar a eficiência do sistema de líquidos de uma residência, sendo possível dimensionar a distribuição do reservatório para esta necessidade.

Introdução

Segundo Barcellos (2005) entende-se modelagem com uma determinação do modelo matemático de um sistema, representando os seus aspectos essenciais de forma adequada para uma utilização particular (supervisão, diagnóstico, controle e otimização).

Para se obter os cálculos necessários neste projeto, será preciso medir o tempo de enchimento e vazão de escoamento do líquido sendo obtidos enchendo a caixa d água e esvazia-la por completo. Sendo assim possível dimensionar um sistema de forma econômica para cada etapa onde será necessário o armazenamento de líquidos para o abastecimento residencial.

Objetivo

Desenvolver um projeto de abastecimento de uma caixa d água com a utilização da transformada de Laplace, esse projeto busca demostrar a eficiência do sistema de líquidos de uma residência, sendo possível dimensionar a distribuição do reservatório para esta necessidade.

Desenvolvimento

Essa análise foi desenvolvida tendo como base uma caixa d água, onde o enchimento desta é realizado por uma bomba sendo a residência abastecia pelo sistema de distribuição da água.

A capacitância é definida como sendo a variação na quantidade de líquido armazenado necessária para causar uma variação unitária na altura do nível de líquido. OGATA (2008). sendo basicamente a capacitância (C) representa a área do tanque.

Capacitância (C):

[pic 5]

[pic 6]

Equação simplificada:

[pic 7]

[pic 8]

Considerações Finais

Conclui que empregando a função de transferência e os dados de entrada e saída, pude avaliar o funcionamento do sistema obtendo um resultado que me informa o tempo de enchimento de uma caixa d`água, usando uma bomba, fluxo de entrada e saída do sistema. Tive à conclusão que os cálculos são importantes para modelar e indicar um sistema apropriado para cada precisão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (615.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com