TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Conhecimento e Saber

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE MÓDULO 1

1) O que é dado, informação, conhecimento e sabedoria?

Dado: é uma simples observação sobre o estado do mundo.

Informação: é o dado dentro de um contexto aplicável.

Conhecimento: é o processo de análise de uma informação e sua utilização para a tomada de decisão.

A experiência com a aplicação do conhecimento leva à sabedoria. A sabedoria surge quando se compreende os princípios fundamentais responsáveis pelos padrões de representação do conhecimento. Por outro lado, a sabedoria, até mais do que conhecimento, tende a criar seu próprio contexto. Assim:

Informação: refere-se à descrição, definição, ou perspectiva (o quê, quem, quando, onde).

Conhecimento: compreende a estratégia, prática, método ou abordagem (como).

Sabedoria: incorpora princípio, ética, valores e moral (porquê).


2) Cite os tipos de conhecimento e explique cada um de forma sintética (resumido em um parágrafo)

Conhecimento empírico, vulgar ou senso comum: baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o ser humano nasce e vive esse processo até o dia de sua morte. Esse tipo de conhecimento é passado de geração para geração. Conhecimento mítico: baseia-se na intuição e do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. Conhecimento teológico: fundamenta-se na fé. É dedutivo parte de uma realidade universal para representar e atribuir sentido e realidades particulares. Conhecimento filosófico: é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objetivo a busca da verdade. Ele é sistemático, mas não experimental. Conhecimento científico: também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade. Ele é sistemático, metódico e experimental. Conhecimento técnico: é especializado e específico e se esmera na aplicação de todos os outros conhecimentos que lhe podem ser úteis, levando-os às mais diversas atividades visando à produção técnica da vida. O conhecimento das artes: valoriza as experiências estéticas do humano, proporcionando-lhe o refinamento do espírito ao oferecer-lhe a relação com senso do gosto, do bonito e do grotesco.

3) Leia o texto da aula, assista o vídeo do filósofo e educador Mario Sérgio Cortella e explique ética, Moral e dilema ética. Dê um exemplo de dilema ético.

Ética: é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral: é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Dilema ético: É impossível falar em ética sem falar em liberdade. Da liberdade, vêm as três grandes questões éticas que orientam (mas também atormentam, instigam, provocam e desafiam) as nossas escolhas: Quero? Devo? Posso? Tem coisa que eu devo, mas não quero, tem coisa que eu quero, mas não posso, tem coisa que eu posso, mas não devo. Nessas questões, vivem os chamados dilemas éticos. Por exemplo, denunciar um ato antiético cometido por um amigo, usar informações confidenciais em beneficio próprio.


4) Explique: conhecimento virtual, EAD, MOOC, Aprendizagem por Conectivismo. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Conhecimento virtual implica em uma discussão da educação na atualidade contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania.

Educação a distância (EAD): é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

Massive Open Online Courses (MOOC): é em princípio um curso online (que pode utilizar diferentes plataformas), aberto (gratuito, sem pré-requisitos para participação e que utiliza recursos educacionais abertos) e massivo (oferecido para um grande número de alunos).

Aprendizagem por conectivismo: é uma ação sem aprendizado pessoal, utilizando informações fora do nosso conhecimento primário em que o conhecimento não é mais adquirido de maneira linear, a tecnologia realiza muitas das operações cognitivas anteriormente desempenhadas pelos aprendizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com