TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CONHECIMENTO TECNOLOGIA E CARREIRA

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

ADMINISTRAÇÃO

DANIELLY DO CARMO FERREIRA

CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E CARREIRA (AP2)

Competências do profissional

RIO DE JANEIRO – RJ

2021


Competências do profissional

Diante ao novo cenário que vivemos em que a competitividade é muito acirrada, obrigando as empresas a se apresentarem de forma eficiente e eficaz para poder vencer a os desafios do mercado, o administrador precisa estar pronto para responder as diversas situações imprevistas e saber lidar com as novas necessidades impostas pelo cenário. Para isso, ele precisa deter algumas competências individuais, que podem ser melhoradas ao longo do tempo através de treinamentos e desenvolvimento.

Existem 3 tipos de competências que são avaliadas pelos recrutadores:

  • Competências organizacionais: visão estratégica, trabalho em equipe, visão sistêmica, etc.

  • Competências técnicas: conhecimentos em informática, em ferramentas específicas, proficiência em inglês, etc.
  • Competências comportamentais: flexibilidade, criatividade, comprometimento, etc.

Para tomar as melhores decisões, os recrutadores e gestores devem saber equilibrar os 3 tipos de competências e avaliar corretamente os candidatos em um processo de seleção.


Analisando e pesquisando conclui-se que as principais competências de um profissional na área de administração são:

  1. Determinação

Determinação é a arte de ter foco e persistência para chegar alcançar um objetivo almejado. Para uma empresa, ter colaboradores determinados é muito importante. Além de auxiliar a organização a alcançar os seus objetivos, profissionais determinados também têm mais foco sobre o seu trabalho, evitando problemas como falta de produtividade ou ociosidade. A determinação é uma característica muito observada nos processos de seleção de talentos das organizações. Ela não é nem considerada um fator de diferenciação, mas sim um pré-requisito.

  1. Empatia

Empatia é a habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa. Ou seja, é se colocar no lugar de outra pessoa antes de qualquer atitude, para tentar entender o que ela está sentindo e o como você pode ajudá-la. Essa competência é fundamental para ser desenvolvida entre membros de equipe de trabalho, pois ajuda a melhorar o ambiente organizacional e a torná-lo mais colaborativo, afinal, a prática de colocar-se no lugar do outro faz com que haja uma simpatia maior.

  1. Criatividade

Criatividade é a competência de achar soluções para criar novos produtos e resolver problemas antigos. É característica de um profissional criativo a sensibilidade, atributo muito importante para construir um bom ambiente de trabalho, principalmente para desenvolver a empatia. Um profissional criativo sempre conseguirá contribuir com a empresa através de ideias.

  1. Autonomia

Autonomia é o tipo de competência sobre tomar iniciativas sem esperar por uma ordem ou pedido primeiro. Na prática, ter autonomia auxilia os colaboradores a tomarem decisões mais rápidas e não esperar um problema surgir para adotar medidas para evita-lo. Além disso, um profissional com autonomia contribui para agilizar os processos e, assim, o gestor deixa de ser um fator de impedimento para aprovação ou criação de novas tarefas


  1. Controle emocional

Controle emocional é a capacidade de equilibrar as emoções no ambiente de trabalho para conseguir executar sua função da melhor forma, balanceando sentimentos como: pressão, ansiedade, estresse e fadiga. Esse controle emocional é alcançado com mais facilidade por colaboradores que têm um nível de autoconhecimento grande, pois conhecem seus limites e competências.

  1. Ter uma boa comunicação

Uma das mais requisitadas em qualquer empresa é ter uma boa comunicação, pois falar em público é um dos maiores desafios que existem e a grande causa dos traumas de muitos profissionais. A arte de se comunicar bem pode levar a sua carreira a um patamar altíssimo, pois permite que você tenha facilidade em fechar bons contratos e ser compreendido de maneira efetiva.

  1. Solucionas possíveis conflitos

Lado a lado com as decisões difíceis, em muitos momentos você terá que gerenciar certos conflitos, seja dentro da empresa, seja fora dela. Um conflito mal resolvido pode gerar diversos fatores negativos, tais como a desmotivação, o péssimo clima organizacional, a queda nas vendas, entre outros aspectos. No ambiente interno, por exemplo, é preciso implantar a cultura do feedback para identificar o que está dando errado ou o que pode ser melhorado

Referencias:

Administradores.com; disponível em: https://administradores.com.br/noticias/cinco-competencias-fundamentais-de-administradores-de-sucesso

Fundação instituto de administração; disponível em: https://fia.com.br/blog/perfil-do-profissional-de-administracao/


Relatório teste de âncoras e análise swot pessoal

Teste de âncoras resultados:

 

A

B

C

D

E

F

G

H

 

1

 5

2

 1

3

 5

4

 6

5

 2

6

 6

7

8

 6

 

9

 5

10

 1

11

 6

12

 3

13

 1

14

 1

15

 6

16

 6

 

17

 6

18

 1

19

 4

20

 6

21

 6

22

 6

23

 6

24

 6

 

25

 3

26

 1

27

 1

28

 6

29

 1

30

 1

31

 4

32

 6

 

33

 6

34

 1

35

 3

36

 6

37

 1

38

 1

39

 1

40

 1

TOTAL

 25

 5

 19

 27

 11

 15

 23

 25

DIVIDIR POR 5

/5

/5

/5

/5

/5

/5

/5

/5

MÉDIA

 5

 1

 3,8

 5,4

 2,2

 3

 4,6

 5

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (515.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com