TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estruturas Metálicas

Por:   •  29/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda de forma direta e sucinta a estrutura metálica na Arquitetura, tendo como objetivo apresentar soluções para vencer grandes vãos de forma mais esbelta. Para isto, foi adotado um Projeto Arquitetônico de uma Igreja que se beneficiou de métodos em soluções metálicas para suprir suas necessidades.

Para que o leitor tenha o Maximo de informações necessárias para entender a estrutura do projeto, será explanado o tipo da estrutura, as ligações das barras e os perfis utilizados, tendo como pauta final, justificar a adoção dos mesmos.

PROJETO ADOTADO

O Centro comunitário da igreja Batista Missionário, Projeto adotado para este trabalho, está localizado no bairro Iguaçu, no Município de Ipatinga – MG. O mesmo Foi projetado para comportar 500 pessoas em um local amplo e agradável. Sua coberta, feita para vencer grandes vãos, é o destaque da estrutura, pois não precisa do uso de treliças ou qualquer outra forma de sustentação.

Por isso a escolha das telhas autoportantes, que tem como características uma obra limpa e de rápida montagem. As telhas atendem a NBR7008, que normatiza chapas e bobinas de aço revestido com zinco ou com liga zinco-ferro pelo processo contínuo de imersão a quente. O projeto é todo feito em aço tendo como alvenaria apenas as vedações. Veja as imagens da edificação nas figuras abaixo;

[pic 1] [pic 2]

TIPO DA ESTRUTURA

Para o projeto em questão, foi adotada a estrutura toda em aço, com exceção apenas da base de fundação, feita em bloco de concreto, que no momento da concretagem, recebe as barras roscadas de aço que receberão os pilares se unindo com porcas travantes de metal, como também dos fechamentos em concreto armado e alvenaria de tijolo cerâmico. O aço foi escolhido, pois possui estrutura leve e propicia aumento do espaço útil, como também maiores vãos livres, ganho de prazo, melhor assertividade no dimensionamento. A estrutura é de precisão milimétrica, mais resistente e sua execução é rápida. Ou seja, para este projeto em questão, esta foi a solução mais econômica a suprir todas as necessidades.

PERFIS UTILIZADOS

Na obra Arquitetônica foram utilizados alguns perfis metálicos como estrutura, cada um respectivamente cumprindo sua função. Os perfis em “H” laminados e soldados cumprem o papel de pilar, que são soldados em uma base feita chapa de aço, deitados sobre blocos de concreto, e travados com porcas metálicas, como já foi dito anteriormente. Os pilares recebem as vigas em perfil “U” Enrijecida de Chapa Dobrada, neste caso são colocados dois perfis que serão demonstrados mais a frente por figuras. Para melhor amarração da estrutura, foram utilizados também, alguns perfis “U” simples de chapa dobrada, tanto para amarração quanto para vedação de parte da Edificação.

LIGAÇÕES DAS BARRAS

Em todo o projeto estrutural as ligações das barras perfis e etc., foram solucionados através de soldas e roscas de aço, onde os pilares são roscados na base feita de concreto, e os perfis que cumprem papel de viga e amarração são soldados. A coberta é diferenciada e toda a sua metodologia será esplanada mais a frente deste trabalho.

Veja a seguir as figuras que demonstram de forma intuitiva a estrutura em questão;

[pic 3]

[pic 4] [pic 5]

 

TELHA METÁLICA AUTOPORTANTE

De 1950 a 1970 – período em que a falta de edificações ocasionadas pela devastação da guerra, houve a necessidade de se construir diversos edifícios, tanto habitacionais quanto escolares, hospitais e industriais. Os edifícios construídos nessa época eram compostos de elementos pré-fabricados, cujos componentes eram procedentes do mesmo fornecedor, constituindo o que se convencionou de chamar de ciclo fechado de produção.

A Telha Autoportante IMASA nasceu em 1972, da necessidade de trazer ao mercado da Construção inovação arquitetônica e estrutural em coberturas metálicas, através de um novo processo construtivo.

Leve e resistente, é ideal para construções rápidas.

É ideal para vãos livres de até 17 metros. Pode ser instalada em construções rápidas, dispensando o uso de estruturas intermediárias. Leve e resistente, proporciona montagem rápida de baixo custo. É aplicada com inclinação mínima de 2% e fabricada em aço galvanizado com acabamento natural, pós-pintado ou pré-pintado.

OUTRAS MATÉRIAS PRIMAS USADAS PARA TELHA

 Autoportantes:

Alumínio: Laminado de alumínio-manganês, de boa resistência à corrosão e boa formalidade, na liga 3104 com têmpera H-19 (encruado extraduro) e resistência mínima à tração de 260 Mpa.

Espessura mínima de 1,00 mm.

Aço Inoxidável: Laminado de liga ferro-cromo com teor mínimo de 12% de cromo, com excelente resistência à corrosão atmosférica.

Aço autêntico AISI-04 tipos ABNT 304 e 304L, com resistência à tração de 579 Mpa.

Assim observei sobre o aço utilizado nas telhas é constituído de uma chapa fina de aço, geralmente de baixo teor de carbono, revestida por uma camada de zinco no processo de imersão a quente (galvanização).

E assim o manual observa que, na zincagem, no processo contínuo de imersão a quente, garante ao aço da Telha Autoportante grande durabilidade contra a corrosão, mesmo nas condições mais severas, como atmosfera marinha e industrial.

Tabelas (IMAP-700 / IMAP-800)

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Assim, atendendo as necessidades do mercado, o aço galvanizado pode ser fornecido para cada aplicação específica, alguns exemplos dessas são:

Aço Zincado com cristais normais: Laminado revestido de puro zinco com cristais normais com aspecto de flores, utilizando em telhas, silos, equipamentos agrícolas e etc.

Aço Zincado com cristais minimizados: Apresenta superfície mais lisa e com aparência mais regular, adequada para aplicações que exijam pintura. Para telhas pré-pintadas as bobinas de aço zincado terão que ser minimizados.

Aço revestido com Alumínio / Zinco: Laminado revestido de uma liga pelo processo contínuo, mais um revestimento de pintura pelo sistema Coil-Coating com primer epóxi e acabamento poliéster, espessura de 15 micras na face interna e 20 micras na face externa.

Aço Zincado Pós-Pintado: Laminado revestido de zinco pelo processo contínuo, mais um revestimento de pintura eletrostática a pó-poliester em uma ou em ambas as faces da telha já conformada. Substitui a pintura líquida e a anodização, com espessura do filme de 50 a 60 micras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (654.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com